Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

quarta-feira, setembro 07, 2022


 Visa e Mastercard bloqueiam várias operações financeiras na Rússia

Esta é mais uma acentuada consequência contra a guerra levada a cabo pela Rússia contra a Ucrânia, que se irá traduzir em mais um forte impacto no sistema financeiro russo. As empresas norte-americanas Visa e Mastercard cumpriram com as sanções impostas pelo seu país e bloquearam várias operações financeiras da sua rede a diversas instituições financeiras da Rússia.

A Visa afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que está a tomar medidas imediatas para garantir o cumprimento das sanções aplicadas, referindo ainda que vai doar 2 milhões de dólares para ajuda humanitária. Já a Mastercard prometeu contribuir também com 2 milhões de dólares e explica esta decisão dizendo que:

“Dada a emergência que se está a desenrolar, estamos também a trabalhar com os nossos parceiros para gerir o financiamento e a assistência humanitária onde possa ter maior impacto.”

De acordo com a Reuters, as sanções do governo norte-americano exigem que a Visa suspenda o acesso à sua rede para entidades listadas como Cidadãos Especialmente Designados. Os EUA adicionaram várias empresas financeiras russas à lista, onde estão incluídos o Banco Central da Rússia e o segundo maior credor, o VTB.

Estas informações acontecem depois de mais uma grande quantidade de ataques informáticos que aconteceram ontem nos serviços russos, de onde resultou a queda da página do Sberbank, o maior da Rússia e da Europa de Leste, assim como do Serviço Federal de Segurança, FSB, do país de Putin.

Fonte: pplware, 1 de março de 2022

Etiquetas: ,