Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

terça-feira, setembro 06, 2022


 Russia Today deixou de transmitir no Reino Unido após sanções europeias

O canal televisivo russo de língua inglesa Russia Today (RT) deixou de transmitir no Reino Unido graças às sanções da União Europeia (UE), confirmou hoje o Governo britânico.

Nós, como políticos, não somos capazes de controlar a imprensa livre no Reino Unido, e isso é uma coisa boa, e todas as organizações e empresas que operam a infraestrutura e a rede que transmite o Russia Today estão sediadas na UE. Assim, a UE soube utilizar as suas sanções, com toda a razão, para encerrar aquela rede de empresas e o satélite utilizado, que estava sobre o Luxemburgo”, explicou a ministra da Cultura, Nadine Dorries.

Dorries tinha pedido que a licença de transmissão fosse reavaliada junto do regulador britânico do setor dos ‘media’ (Ofcom), que abriu 27 investigações por falta de imparcialidade da RT na cobertura da invasão russa da Ucrânia, mas recusou intervir diretamente em nome da “liberdade de expressão”. 

O deputado do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Chris Law, criticou o Governo de “inação” e de ter deixado a RT e a agência de notícias Sputnik continuar a “espalhar mentiras”.  

“Desde o momento em que Putin começou a invasão, fui muito clara que [o canal] não devia ser capaz de explorar a nossa comunicação social aberta e livre para espalhar propaganda tóxica nos lares britânicos”, vincou a ministra da Cultura.

A representante disse ter ficado “satisfeita” por ver que a estação estatal russa deixou de estar disponível nas plataformas de cabo e televisão digital Sky, Freeview e Freesat, além do YouTube, e referiu que “implorou” à Meta, proprietária das redes sociais Facebook e Instagram, e à TikTok para bloquearem a RT.

O Governo britânico tem sido criticado pela oposição pelo atraso em impor sanções em comparação com os aliados norte-americanos e europeus.

Fonte: Sapo24, 3 de março de 2022

Foto: María Riot, 1,63 m, olhos verdes, cabelos pretos, nascida a 12 de setembro de 1991 em Buenos Aires.

Etiquetas: , , , ,