Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

quinta-feira, fevereiro 23, 2023

O eixo fascista Estados Unidos – Ucrânia (3)

Aprender com quem sabe

O RAM surgiu pela primeira vez sob os holofotes durante as celebrações da vitória eleitoral de Donald Trump em Huntington Beach, em março de 2017. Cerca de cem ativistas da extrema-direita marcharam ao longo da praia ostentando bonés vermelhos onde se lia “Make America Great Again” e agitando bandeiras alusivas ao novo presidente.

Um pequeno grupo de manifestantes antirracistas mascarados apareceu no local e, durante a confusão que se gerou, os membros do RAM agrediram os contramanifestantes, em menor número, e um jornalista local. Em seguida, a polícia do condado de Orange prendeu vários antirracistas, mas o gang supremacista ficou à solta.

O RAM define-se como uma organização de autodefesa que protege a liberdade de expressão dos norte-americanos brancos contra as investidas do “marxismo cultural”, expressão muito usada por grupos antissemitas. Um dos seus cofundadores, Robert Dundo é proprietário de uma empresa que comercializa roupas online promovendo a “fraternidade europeia” e outras consignas fascistas e nacionalistas. O visual fashion que comercializam contrasta com a imagem estereotipada dos skinheads.

Durante o motim de Huntigton Beach, um dos participantes foi visto com uma alusão à tese supremacista da existência de uma conspiração judaica para dominar o mundo. Rundo costuma proclamar a sua crença no lema das 14 palavras difundido pelo terrorista da “causa branca” David Lane e que se transformou num grito de guerra para os fascistas em todo o mundo: “Queremos garantir a existência do nosso povo e um futuro para as crianças brancas”.

Em outubro de 2017, o jornal online de investigação Propublica divulgou um vídeo expondo as identidades dos principais membros do RAM e chamando a atenção para o facto de, até então, ainda nenhum ter sido investigado pela polícia em relação aos seus comportamentos violentos.

Fonte: CDU Soure, 28 de novembro de 2018

Etiquetas: