Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

segunda-feira, novembro 07, 2022

Facebook

Dona do Facebook fecha contas de grupos pró-russos de desinformação

A empresa tecnológica Meta afirmou que grupos pró-russos estão a orquestrar várias campanhas de desinformação em redes sociais com perfis falsos ou contas pirateadas para retratar a Ucrânia como um peão nas mãos do Ocidente.

A Meta encerrou as contas falsas e bloqueou a partilha de endereços de Internet com ligação a ‘sites’ que difundem informações falsas, disse, no domingo, o chefe da gestão de ameaças da ‘holding’, que detém todos os produtos e marcas associados ao Facebook, David Agranovich.

Estes grupos “gerem ‘websites’ fazendo-se passar por entidades noticiosas independentes e criam perfis falsos em plataformas de redes sociais, incluindo Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Telegram e também [redes russas] Odnoklassniki e VK”, disse a Meta, num texto divulgado num blogue, observando que tinha bloqueado um grande número de contas falsas filiadas ao Estado russo.

“Em alguns casos, utilizaram imagens de perfil que (…) foram provavelmente geradas usando técnicas de inteligência artificial”, acrescentou o grupo.

A pequena rede de contas falsas nas redes sociais Facebook e Instagram visava pessoas na Ucrânia e ajudou a divulgar informações falsas sobre os esforços do país para se defender contra a invasão russa.

A rede foi identificada pela Meta como estando ligada a indivíduos na Rússia e na Ucrânia, bem como às organizações de comunicação social NewsFront e SouthFront na Crimeia, a península ucraniana anexada por Moscovo em 2014.

Fonte: Sapo24, 28 de fevereiro de 2022

Foto: a talentosa web model Bellamonroe18.

O Facebook cumpre o seu papel, consentaneamente, trata os seus utilizadores como estúpidos. 

A primeira regra da guerra, antes até de pegar nas armas, é a abolição da Informação e a ativação da Propaganda. Temos acesso a Propaganda, não Informação. O que lemos ou vemos, de ambos os lados, é Propaganda, a Informação virá, depois, talvez.

Etiquetas: , , ,