Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

sábado, outubro 01, 2022

União Africana apela ao fim de discriminação “chocantemente racista” nas fronteiras

A União Africana classificou hoje como “chocantemente racista” que cidadãos africanos sejam impedidos de fugir do conflito na Ucrânia, apelando a todos os países que respeitem a lei internacional e apoiem quem foge da guerra, independentemente da sua raça.

“Relatos de que africanos estão a ser escolhidos para tratamento desigual inaceitável seria chocantemente racista e em violação da lei internacional”, dizem, em comunicado, o Presidente do Senegal e presidente em exercício da União Africana (UA), Macky Sall, e o presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat.

Os dois dirigentes apelam por isso “a todos os países que respeitem a lei internacional e mostrem a mesma empatia e apoio a todas as pessoas que fogem da guerra, independentemente da sua identidade racial”.

Sall e Faki dizem estar a seguir de perto os acontecimentos na Ucrânia, mostrando-se “particularmente perturbados” por relatos de que cidadãos africanos estão a ser impedidos de atravessar a fronteira da Ucrânia em busca de segurança.

Os dois líderes sublinham que “todas as pessoas têm o direito de atravessar fronteiras internacionais durante conflitos” e, por isso, devem poder fugir da guerra na Ucrânia, independentemente da sua “nacionalidade ou identidade racial”.

Fonte: RTP, 28 de fevereiro de 2022

A guerra no Leste desempenha duas funções importantes. Primeira, uma função terapêutica. Na sociedade moderna, onde tanto se fala de saúde mental, sobretudo depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a disputa é catártica, serve para o Ocidente extravasar o ódio, neste caso a Putin. Segunda, mais importante, uma função política. Impulsionar a implantação do fascismo global através da efervescente atividade em Kiev, mas compete ao Ocidente zelar para que seja um fascismo bom, e neste caso, instruir que não há razão para que o preto só passe depois do branco. 

Etiquetas: , ,