Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

segunda-feira, novembro 07, 2022

Soldados digitais

Hackers do mundo, uni-vos! Governo da Ucrânia recruta soldados digitais para ajudar na ciberguerra

Mykailho Fedorov, vice-primeiro ministro e ministro da Transformação Digital da Ucrânia, pediu no Twitter apoio para formar um exército digital. O grupo de hackers Anonymous já reivindicou a responsabilidade de vários ciberataques dirigidos a vários sites governamentais russos

Enquanto os confrontos se intensificam no terreno, com combates nas principais cidades da Ucrânia, há uma nova frente de batalha a decorrer na internet e na darkweb. Trata-se da ciberguerra, uma luta que pode ajudar a enfraquecer o inimigo e mobilizar as populações.

Ontem ao final do dia, Mykailho Fedorov, Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Transformação Digital da Ucrânia, colocou um apelo no Twitter a recrutar todos os que se queiram juntar a este exército digital.

“Estamos a criar um exército de TI. Precisamos de talentos digitais. Todas as tarefas operacionais serão dadas aqui:https://t.me/itarmyofuraine. Haverá tarefas para todos. Continuamos a lutar na frente cibernética. A primeira tarefa está no canal para especialistas cibernéticos”, lê-se no tweet publicado ontem.

O exército armado da Ucrânia, assim é apelidado, utiliza o Telegram, um serviço alternativo de mensagens instantâneas, para partilhar informação. O canal já tem mais de 21 mil subscritores.

A ideia é estes voluntários do submundo hacker combaterem com armas digitais nesta guerra cibernética. O objetivo é criar uma unidade defensiva para proteger a infraestrutura ucraniana, como usinas de energia e sistemas de água. Além disso, esta unidade de voluntários vem também ajudar as forças militares ucranianas a realizar operações de espionagem digital contra as forças invasoras russas

Além do recrutamento de hackers, o governo ucraniano tem vindo a conduzir uma guerra de memes nas redes sociais, com caricaturas políticas e piadas sobre Putin e a Rússia. Segundo o New York Post, há também outro tipo de arma: a sedução digital. Os soldados russos estão a comunicar com mulheres ucranianas no Tinder, abrindo a possibilidade de inteligência militar criar perfis falsos e descobrir locais e movimentos de tropas.

Os danos causados por este tipo de guerra podem ser assinaláveis. Um conflito a este nível pode ter um forte impacto nos dois países, que embora protegidos, têm sempre vulnerabilidades nos seus sistemas.

Fonte: Visão, 27 de fevereiro de 2022

Foto: Asia Carrera, tcc Jessica Bennett / Asia / Asia Carera / Asian Carrera, 1,75 m, 50 kg, 91-66-91, sapatos 42, olhos castanhos, cabelos pretos, nascida Jessica Andrea Steinhauser a 6 de agosto de 1973 em Nova Iorque.

Etiquetas: , , ,