Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

sábado, outubro 01, 2022


 YouTube bloqueia acesso aos canais russos RT e Sputnik na Europa

O YouTube anunciou hoje o bloqueio dos canais russos RT e Sputnik em toda a Europa, uma decisão tomada na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.

A decisão foi confirmada pela plataforma num email enviado e citado pela agência France Presse (AFP), referindo que a mesma tem “efeito imediato”.

“Estamos a bloquear os canais RT e Sputnik do YouTube em toda a Europa, com efeito imediato”, refere a plataforma, acentuando que os seus sistemas “necessitam de algum tempo até ficarem completamente operacionais” e garantindo que as suas equipas estão “a monitorizar 24 horas por dia para atuar o mais rapidamente possível”.

A decisão do YouTube vem juntar-se à de outras plataformas digitais, como o Facebook e a Instagram.

A decisão da Meta, gestora de participações sociais que controla aquelas duas redes sociais, foi tomada na segunda-feira e segue-se ao seu anúncio, feito durante o fim de semana, de que iria banir publicidade daqueles meios estatais russos e já tinha removido uma rede de 40 contas falsas, páginas e grupos que publicavam argumentos pró-russos.

A rede usava pessoas fictícias que se apresentavam como jornalistas e peritos, mas ainda não tinha uma audiência relevante.

A RT e a Sputnik são parte da máquina de propaganda russa, que espalha perspetivas de apoio à invasão russa da Ucrânia, ao mesmo tempo que procura descredibilizar e criticar a resposta de outros Estados.

Fonte: Sapo24, 1 de março de 2022

Foto: Harriet Sugarcookie, 1,54 m, 52 kg, 81-58-84, sapatos 36, olhos castanhos, cabelos pretos, nascida a 19 de dezembro de 1995 em Hanói.

Uma justificação autoevidente. Numa guerra, as máquinas de propaganda dos lados em contenda têm a função de descredibilizar e criticar. Contudo, é uma justificação inserida na filosofia mercantil das redes sociais, de considerarem os utilizadores idiotas.

Etiquetas: , ,