Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

quinta-feira, fevereiro 23, 2023

EUA alargam sanções ao Nord Stream2 e aos seus gestores

A Casa Branca decidiu impor sanções e ao Nord Stream2 e aos seus gestores. Esta decisão junta-se ao pacote de sanções contra a Rússia anunciado na terça-feira pelos Estados Unidos, perante a escala de tensões geopolíticas na Ucrânia.

“Hoje [quarta-feira, 23 de fevereiro] orientei a minha administração a impor sanções ao Nord Stream 2 AG e aos seus gestores corporativos”, anunciou o presidente dos Estados Unidos, em comunicado divulgado esta quarta-feira. Estas medidas juntar-se-ão ao pacote de sanções anunciado pelo governo norte-americano. “Como deixei claro, não hesitaremos em tomar novas medidas se a Rússia continuar a escalar”, garante a administração de Joe Biden.

Esta decisão surge depois de o chanceler alemão ter anunciado na terça-feira que a Alemanha ia suspender a certificação do gasoduto Nord Stream2, que liga a Rússia à Alemanha, através do Báltico. O objetivo é “fornecer uma resposta forte e unificada”, aponta ainda o comunicado.

Na terça-feira, os Estados Unidos decidiram fechar a torneira de financiamento à Rússia, proibindo a emissão de nova dívida soberana russa e reforçar a presença de tropas norte-americanas para os países da NATO com fronteira com a Rússia e a Ucrânia. Além disso, a Casa Branca avançou também com sanções que incidem sobre o sistema financeiro, sendo que, neste âmbito, o banco russo VEB e um banco militar ficam sem acesso ao dólar.

Fonte: Eco, 23 de fevereiro de 2022

Foto: “Assault Bots”

Etiquetas: , , , ,