Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

quinta-feira, fevereiro 23, 2023

Twitter suspendeu perfis que partilhavam imagens da invasão russa da Ucrânia

Depois de suspender temporariamente perfis que partilhavam imagens da invasão russa da Ucrânia, o Twitter diz ter cometido erros em alguns casos. Investigadores suspeitam de uma campanha massiva de denúncias perpetrada pela Rússia.

Nos últimos dias, têm chegado às redes sociais diversos relatos sobre a invasão russa de territórios ucranianos. Imagens e vídeos dão-nos uma ideia do que se passa no país, numa altura em que o conflito armado parece iminente e inevitável.

À medida que o conflito intensifica, são cada vez mais os investigadores que se dedicam a reunir e a partilhar estes registos nas suas próprias contas. No Twitter, contudo, os conteúdos parecem estar vedados, uma vez que a resposta da rede social tem passado por suspender estes perfis.

Kyle Glen dá conta de ter tido a sua conta suspensa por 12 horas, no passado dia 22 de fevereiro, bem como Oliver Alexander - este último por duas vezes no espaço de apenas um dia. A plataforma francófona, Neurone Intelligence, a espanhola, Mundo en Conflicto, e a brasileira, Notícias e Guerras, também foram afetadas.

Uma thread compilada por Nick Waters, analista da Bellingcat, uma plataforma de inteligência baseada em conteúdos open-source (OSINT), lista mais uma dezena de outras contas suspensas.

De acordo com o que tem sido partilhado por alguns destes investigadores, o Twitter tem justificado as suspensões com alegadas “violações das suas regras de conduta”, embora não especifique quais dessas regras foram infringidas. Alguns dos envolvidos receiam que a decisão de desligar estas contas temporariamente esteja relacionada com uma campanha de denúncias para perturbar a atividade destas agências e investigadores.

Elizabeth Busby, porta-voz do Twitter, já comentou o caso. “Estamos a monitorizar, proativamente, a emergência de narrativas que violem as nossas regras de conduta e, neste caso, cometemos erros ao tomar medidas de fiscalização contra algumas contas”, explicou, acrescentando que a empresa já está a “rever estas situações”. Busby é peremptória em afirmar que as suspensões não foram o resultado de uma campanha de denúncias conduzida por bots, como foi sugerido.

Quando questionada pelo The Verge sobre que regras poderiam estar a ser violadas pela partilha deste conteúdo, Busby aludiu à política de conteúdos sintéticos e manipulados, sob a qual é proibida a partilha de imagens e vídeos “sintéticos, manipulados ou fora de contexto, que possam enganar ou confundir as pessoas e causar danos”. A diretriz visa impedir a disseminação de informação falsa, mas a porta-voz não clarificou como é que os perfis visados infringiram a mesma.

(…).

O caso levanta algumas suspeitas, uma vez que, no passado, a Rússia conduziu campanhas de desinformação junto de utilizadores ucranianos e foi por várias vezes acusada de utilizar as redes sociais como arma, provendo a disseminação de notícias falsas, especialmente durante o conflito que resultou na anexação da Crimeia, em 2014. Os apoiantes da Ucrânia estão preocupados que a suspensão de contas OSINT possa beneficiar os objetivos militares do Kremlin.

Fonte: Casa dos bits, 24 de fevereiro de 2022

Foto: Canela Skin, tcc Ivana Ramirez, 1,61 m, 49 kg, 86-58-84, sapatos 36, olhos castanhos, cabelos pretos, nascida a 6 de julho de 1991 em Cali, Colômbia.

Etiquetas: , ,