Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

sábado, outubro 01, 2022

Olena Zelenska: conheça a primeira-dama da Ucrânia

Uma mulher que não queria que o marido entrasse no mundo da política e que admite preferir ficar nos bastidores. E que ainda assim é vista como uma grande inspiração no seu país.

Os olhos do mundo estão colocados na Ucrânia, país que desde a madrugada de dia 24 enfrenta uma guerra devido à invasão das forças militares russas. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é o rosto da resistência e da luta pelo país, estando a conquistar elogios de todo o globo pela sua postura. Zelensky sabe que é um “alvo” principal, tal como descreveu numa transmissão em vídeo. Sabe também que, por ser quem é, tem a mulher e os dois filhos, de 17 e 9, anos em risco.

Mas quem é a mulher de Volodymyr Zelensky? Trata-se de Olena Zelenska

Com 44 anos, trabalhou como guionista antes de o marido assumir a presidência da Ucrânia. Sabe-se que chegou a opor-se à intenção de Zelensky de voltar-se para a vida política. Ainda assim, é um dos seus maiores apoios atualmente. Quando se tornou primeira-dama, em 2019, foi considerada a mulher mais influente do seu país. 

Olena é reconhecida pelo seu inglês perfeito, pelo discurso diplomático e pelo apoio a causas que lhe são queridas. Está ligada a iniciativas ligadas à igualdade de género, ajudou a reformular os sistemas nutritivos escolares, é uma voz ativa pela cultura e assumiu a missão de espalhar a língua ucraniana além-fronteiras. 

Origens

Olena Kiyashko (era este o seu nome de solteira) nasceu a 6 de fevereiro de 1978 em Kryvyi Rih. Estudou arquitetura, mas não chegou a exercer. Dedicou-se antes à escrita de textos para uma produtora, tornando-se escritora. 

Foi na universidade que conheceu aquele que viria a ser o seu marido. Na altura, Zelensky estudava direito enquanto tentava iniciar uma carreira de comediante. Olena acabou a trabalhar com o atual marido a escrever guiões para o seu grupo de comédia. 

Início da vida política

Segundo a imprensa ucraniana afirma, Olena “opôs-se firmemente” quando Zelensky começou a falar da intenção de se voltar para a vida política. Tudo porque temia que a vida de ambos se tornasse muito exposta. Apesar desta relutância inicial, quando chegou a altura de fazer campanha, esteve ao lado do marido em todos os momentos, demonstrando o seu apoio. 

Durante a campanha e já enquanto primeira-dama, Olena Zelenska foi sempre elogiada pelas escolhas de estilo que fazia. O facto de muitas vezes preferir estilistas ucranianos fazia com que fosse considerada uma diplomática até na hora de vestir

Numa entrevista para a Vogue ucraniana, disse: “Não sou uma pessoa que se queira expor ao público. Mas a minha nova realidade requer que quebre esta regra e estou a tentar cumprir com isso”. Na mesma conversa, admitiu preferir “ficar nos bastidores” enquanto marido “sempre foi um homem para estar no primeiro plano”. Sente-se mais confortável fora das atenções, diz que nunca foi a vida de uma festa e que não gosta de contar piadas. Na mesma entrevista, admitiu, ainda que o tornar-se uma figura pública com tanta relevância tem os seus pontos positivos. Através disso pode ser uma voz para questões que lhe são importantes. 

Em setembro de 2021, Olena Zelenska esteve nos EUA e deu um discurso em Washington DC que foi considerado inspirador por muitos. “Acredito que hoje nós [todos os países do mundo] temos muito em comum. Valores, ideias e problemas comuns”, disse, apelando a uma união e maior sentido de comunidade global. Apelava a uma maior cultura diplomática entre nações como forma de todos encontrarem estabilidade. 

Atualmente

Desde que a Ucrânia foi invadida pela Rússia que Olena Zelenska tem usado as redes sociais para se dirigir à população. No dia seguinte ao início da guerra, publicou a imagem da bandeira ucraniana e escreveu: “Meu querido povo, ucranianos! Hoje olho para todos vocês: para todos os que vejo na TV, nas ruas, na internet. Vejo as vossas publicações e vídeos. E sabem que mais? Vocês são incríveis. Tenho orgulho de viver convosco no mesmo país… Hoje não vou ter medo nem derramar lágrimas. Vou estar calma e confiante. As minhas crianças olham por mim. Vou estar ao lado deles e do meu marido e com todos vocês. Amo-vos. Amo a Ucrânia!”

Fonte: Caras, 28 de fevereiro de 2022

Etiquetas: ,