Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

sábado, dezembro 16, 2023

“Lembrem-se do Maine!” A história mostra como as mentiras podem espoletar guerras

"Uma mentira pode viajar meio mundo enquanto a verdade ainda está a calçar os sapatos", diz um ditado frequentemente atribuído a Mark Twain, embora Jonathan Swift possa ser a sua inspiração original.

Na semana passada, no meio de receios de que uma guerra mais vasta pudesse eclodir no Médio Oriente, o presidente dos EUA, Joe Biden, aproveitou o momento para reforçar a verdade e travar a perigosa espiral de desinformação, que muitas vezes conduziu a guerras, como já vimos antes na história.

O bombardeamento do Hospital Al-Ahli em Gaza, a 17 de outubro, que matou centenas de civis, foi uma tragédia terrível. Imediatamente a seguir à explosão, muitos meios de comunicação social reciclaram declarações dúbias do grupo militante islâmico Hamas, culpando Israel. "Ataque israelita mata centenas de pessoas no hospital, dizem os palestinianos", dizia um dos primeiros títulos do sítio Web do The New York Times. Os líderes árabes apressaram-se a condenar Israel.

Numa nota dos editores, na segunda-feira, o Times admitiu que "as primeiras versões da cobertura - e o destaque que recebeu num título, alerta de notícias e canais de redes sociais - basearam-se demasiado em afirmações do Hamas e não deixaram claro que essas afirmações não podiam ser imediatamente verificadas. O relatório deixou os leitores com uma impressão incorreta sobre o que era conhecido e o quão credível era o relato".

Biden, o Conselho de Segurança Nacional dos EUA e a comunidade de inteligência americana expressaram confiança de que o ataque ao hospital foi o resultado de um rocket errante disparado pela Jihad Islâmica Palestina, um grupo militante afiliado ao Hamas que os EUA e Israel consideram uma organização terrorista.

Esta avaliação baseou-se em provas de fonte aberta e proprietárias de áudio, vídeo, satélite, radar e infravermelhos, em comunicações intercetadas do Hamas que admitiam que um míssil perdido estava fora da rota e em vídeos que mostravam militantes palestinianos a disparar uma barragem de rockets perto do hospital, que depois não atingiram e explodiram dentro de Gaza.

As Forças de Defesa de Israel negaram categoricamente qualquer envolvimento no ataque ao hospital, atribuindo-o a um "lançamento falhado de um rocket" pela Jihad Islâmica palestiniana. O grupo negou as acusações de Israel.

Uma análise da CNN sugeriu que um rocket lançado de dentro de Gaza se partiu no ar e que a explosão no hospital resultou da aterragem de parte do rocket no complexo hospitalar. Especialistas em armas e explosivos afirmaram que as provas disponíveis de danos no local não eram consistentes com um ataque aéreo israelita.

Israel não tinha qualquer incentivo para bombardear um hospital civil, muito menos na véspera da chegada de Biden, uma vez que os Estados Unidos tinham reaberto as conversações com o Egipto, a Arábia Saudita, a Jordânia e a Autoridade Palestiniana.

As acusações do Hamas pareciam refletir a sua aparente sabotagem das extensões do Acordo de Abraão, 10 dias antes. Biden especulou, numa declaração da semana passada, que o motivo do Hamas para a invasão de Israel e o massacre de civis era fazer descarrilar um acordo de paz entre a Arábia Saudita, Israel e os EUA. "Penso que uma das razões pelas quais [o Hamas] agiu como agiu... é que sabiam que eu estava prestes a sentar-me com os sauditas", observou. "Os sauditas queriam reconhecer Israel.… e estavam prestes a reconhecer Israel. E isso iria, de facto, unir o Médio Oriente".

No entanto, apesar destes factos, o Médio Oriente está agora ainda mais inflamado por protestos maciços e por um virulento sentimento antiamericano e antissionista.

Informações falsas têm repetidamente conduzido e inflamado guerras longo da história.

A invasão do Iraque pelos Estados Unidos em 2003, com o objetivo de eliminar as armas de destruição maciça de Saddam Hussein, baseou-se numa premissa falsa e em informações erróneas.

Lembrem-se do Maine!

O navio de guerra USS Maine explodiu no porto de Havana, Cuba, em 1898, matando mais de 260 marinheiros americanos. O presidente William McKinley acreditou inicialmente que o naufrágio tinha sido um acidente, mas os média inflamaram a opinião pública.

Jornais rivais, propriedade de William Randolph Hearst e Joseph Pulitzer, atribuíram o naufrágio a espanhóis hostis. "Remember the Maine!" ["Lembrem-se do Maine!"] tornou-se um grito de guerra contra Espanha. Em 1974, a Marinha dos Estados Unidos inverteu este ponto de vista, apresentando provas significativas de que a explosão se deveu a um incêndio a bordo de carvão.

O incidente do Golfo de Tonkin em 1964

Após um primeiro confronto entre as forças navais americanas e submarinos norte-vietnamitas em 2 de agosto de 1964, relatos de um segundo confronto na noite de 4 de agosto de 1964 levaram o Congresso dos EUA a aprovar a Resolução do Golfo de Tonkin três dias depois, autorizando o presidente Lyndon Johnson a enviar forças americanas para o Vietname e dando início à Guerra do Vietname.

Tanto o antigo secretário da Defesa dos EUA Robert McNamara como os principais líderes vietnamitas confirmaram, retrospetivamente, que os relatos de um ataque eram falsos, baseados em informações erradas e em deturpações de comunicações intercetadas.

A Guerra Mexicano-Americana em 1846

Quando o Congresso dos EUA estava a considerar declarar guerra depois de o México ter supostamente invadido território americano e matado soldados americanos, um então obscuro congressista do Illinois chamado Abraham Lincoln exigiu saber "o local específico do solo em que o sangue dos nossos cidadãos foi assim derramado".

Os soldados norte-americanos estavam a penetrar em território que, segundo os historiadores, era mexicano. Ainda assim, a inflamada opinião pública norte-americana levou o presidente James Polk a atuar e o Congresso a declarar guerra.

O incêndio do Reichstag e o Terceiro Reich em 1933

Quatro semanas após a tomada de posse de Adolf Hitler como chanceler da Alemanha, o Reichstag, sede do parlamento alemão em Berlim, foi incendiado.

Hitler condenou rapidamente os agitadores comunistas, utilizando o episódio como pretexto para suspender as liberdades civis, os partidos políticos rivais, uma imprensa independente e o assassínio de rivais. Hitler foi catapultado de um fraco chanceler suplente para um ditador com um poder sem precedentes que estabeleceu o Terceiro Reich.

Só depois da Segunda Guerra Mundial é que surgiram provas que sugeriam que os nazis tinham planeado e ordenado o incêndio e, em 2008, a Alemanha perdoou postumamente um bode expiatório falsamente acusado do fogo posto.

Estes exemplos históricos oferecem lições claras que são relevantes para o conflito atual. O discurso de Biden sobre Israel sublinhou o facto de se ter visado deliberadamente civis inocentes que foram violados, mutilados, torturados e massacrados, tendo os seus corpos sido queimados vivos.

E abordou também o sofrimento dos palestinianos em Gaza, exacerbado pelo aparente erro de disparo de um míssil de um grupo militante palestiniano que atingiu por engano um hospital de Gaza, e insistiu no acesso à assistência humanitária aos habitantes de Gaza, incluindo mais 100 milhões de dólares dos EUA para os palestinianos.

As conclusões mais profundas do discurso de Biden são a necessidade de o mundo parar, recuperar o fôlego, atribuir a culpa com exatidão e não vilipendiar ainda mais as vítimas ou permitir que os vilões apareçam como vítimas.

Fonte: CNN Portugal, 27 de outubro de 2023

Etiquetas: ,

8 Comments:

  • At 10:43 da manhã, Blogger São said…

    Concordo com o texto : cuidado com as informações pois podem ser erradas, deliberadamente ou não.


    No entanto, o Estado sionista de Israel está pura e simplesmente a culminar com um genocídio a ocupação da Palestina desde 19148 e a opressão de quem lá vive tanto em Gaza como na Cisjordânia.

    Eu estive recentemente em Israel e soube ao vivo o que é Esparta em versão actual.


    Bom Natal e estupendo 2024!

     
  • At 12:47 da tarde, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Estou convencido que os judeus pararão aos 30 mil mortos, o objetivo da guerra é esse: manter Gaza no limiar da catástrofe e ocupar mais terras na Cisjordânia. Só um tolo é que acredita que Netanyahu quer acabar com o Hamas. O Hamas é um movimento de resistência, os putos que agora estão a levar com as bombas, quando crescerem, continuarão a resistência.

     
  • At 12:45 da tarde, Blogger São said…

    "Bibi" nem quer acabar com o Hamas nem se importa sequer com os reféns.

    E, como bem dizes, as crianças e adolescentes que sobreviverem a este massacre, tornar-se-ão resistentes, sem dúvida.

    A História fará um julgamento colectivo do que está acontecendo na Palestina.

    Fica bem.

     
  • At 5:36 da tarde, Blogger Mariazita said…

    Ora então boa tarde!
    Para além de desejar um muito feliz 2024, quero agradecer a presença lá no meu cantito, que, confesso, me agradou muito.
    Há "amigos" que aparecem só de vez em quando, mas aparecem!!! E há os que desaparecem e nunca mais ninguém lhes põe a vista em cima... E diziam-se amigo(a)s do peito... 😥

    Eu vou-me recuperando. Com mais uns meses em cima fico... mais velha, mas sã como um pêro!
    Um abraço apertado e... Bom Ano!!!

    Bom Fim de Semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

     
  • At 1:04 da tarde, Blogger Táxi Pluvioso said…

    São
    Netanyahu tem agido bem. Matou 136 jornalistas, que se saiba, para conter a informação. Porque o importante é a perceção que as pessoas têm das causas e das intenções israelitas (que são as mesmas desde 1948 e até desde muito antes). Aparecem aqueles senhores e senhoras na TV a abrir e a fechar a boca, a fazer a “narrativa”. (Já foi uma palavra maldita, quando Passos Coelho caminhava na Terra). Dei-me ao trabalho de reescrever algo que tinha no Pratinho, para ficar mais moderno:

    https://feriadoauportugal.blogspot.com/2024/03/atentado-em-moscovo.html

    Netanyahu também está a despachar os trabalhadores humanitários. Já vão em 200. E não parará por aí. Faz parte do plano de manter Gaza no limite e ocupar terras na Cisjordânia, a Samaria e a Judeia, como lhe chamam. (Uma coisa curiosa, é, nestes últimos que foram visados de propósito, do World Central Kitchen, ninguém revelou quem ofereceu as bombas, se os americanos se os ingleses ou outra democracia qualquer).

    Agora, com o regresso dos coelhistas, vai haver divertimento todos os dias. Montenegro, não sei por que razão, encasquetou que é primeiro-ministro, sem ter tido votos para tal. Os votos que o PS perdeu não foram para ele. A votação é praticamente igual ao Rui Rio.

    Vai ter imensa piada ele a pedir que o deixem governar.

     
  • At 1:06 da tarde, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Mariazita
    O tempo passa demasiado depressa. Até para responder aqui. Adia-se e quando se dá nota lá se escoaram uns meses.

    Prezo em saber que a saúde vai bem.

    Portugal entrou no novo ciclo político, embora precise de um ciclomotor, e não de um ciclo, vamos nos divertir bastante.

     
  • At 1:26 da tarde, Blogger São said…

    A situação em Portugal é preocupante e Montenegro parece querer ser reedição do reformado de Boliqueime pelo que se ouve : "deixem-nos trabalhar" e "forças de bloqueio", por exemplo.


    Marcelo deve estar com sabor amargo na boca : não conseguiu que o PSD vencesse claramente e promoveu a subida do Chega, que agora quer uma comissão de inquérito sobre a confusão das gémeas.

    Bibi está para os palestinianos como Hitler está para os judeus .

    Biden vai perder muitos votos com a cumplicidade ao genocídio que estamos vendo em directo nas televisões , mas se Trump for eleito tudo piorará, pois um dos seus apoiantes defende o lançamento da bomba atómica sobre Gaza - tal como um dos ministros judeus.

    No entanto, convenhamos, já que o objectivo é o extermínio do povo palestino , seria muito mais caridoso do que estar a assassinar as pessoas da maneira como o estão fazendo!

    Fica bem .

     
  • At 6:13 da tarde, Blogger Mariazita said…

    Numa passagem mais ou menos breve, venho agradecer os parabéns dirigidos ao meu blog no seu Aniversário.
    Muito obrigada!
    Os próximos 16... tinha piada se continuássemos a "ver-nos" e parabenizarmo-nos. Quem sabe?
    Vamos esforçar-nos por isso 😅

    Desejo dias felizes e deixo um grato abraço.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

     

Enviar um comentário

<< Home