Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

sábado, outubro 01, 2022

Médico disposto a largar tudo em Portugal para ir combater ao lado do seu povo

Igor Pidgirnyi foi hoje uma das vozes que se fez ouvir na manifestação promovida pelo Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) de apoio ao povo ucraniano e, em particular, a todos os profissionais de saúde daquele país invadido pela Rússia.

Nascido na antiga União Soviética, o médico chegou a fazer parte do exército daquele país que viria a desmembrar-se com o fim da guerra fria em 1991.

“Nasci lá, estive no exército União Soviética e para eles a vida de uma pessoa não é nada, as pessoas não existem e, portanto, como não há pessoas, não há problema. Por isso, tudo o que eles fazem é para matar”, disse com indignação.

Observou que, enquanto todos os países apostam no desenvolvimento de novos tratamentos para doenças como o cancro, “a Rússia é o único país na Europa que só fala em guerra”.

“É um país que não se preocupa com a vida das pessoas e isto tem que parar”, frisou o médico vestido com bata branca, em frente ao Hospital São José, em Lisboa, onde exerce.

Igor Pidgirnyi saudou o facto de “o mundo” ter despertado para esta situação: “Se não fosse a ajuda do mundo inteiro a Ucrânia se calhar seria uma nova colónia”, disse, deixando uma palavra de agradecimento a todos o que estão a apoiar o seu país.

“Espero que esta guerra acabe brevemente com a vitória, que não é só ucraniana, mas do mundo inteiro, contra um diabo”, salientou o médico, acompanhado de outros profissionais de saúde também ucranianos.

“Os ucranianos são um povo que gosta de verdade” com uma história de milhares de anos ligada a guerra: “Tivemos anos piores, anos melhores, mas o povo ucraniano nunca vai aceitar ser uma nova colónia”.

Por isso, garantiu, “todos vamos lutar até ao fim, até morrer”.

Fonte: Sapo24, 28 de fevereiro de 2022

Etiquetas: ,