Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

sábado, outubro 01, 2022

Roger Waters 

"Trocou uma caminhada de parte na guerra por um papel de liderança numa jaula? "

Uma carta aberta para a Sra. Olena Zelenska de Roger Waters

Domingo 4 de setembro de 2022

Querida Sra. Zelenska,

O meu coração sangra por ti e por todas as famílias ucranianas e russas, devastadas pela terrível guerra na Ucrânia. Estou em Kansas City, EUA. Acabei de ler um artigo em BBC.com aparentemente tirado de uma entrevista que já gravou para um programa chamado ‘Domingo com Laura Kuenssberg’ que vai ser transmitido na BBC hoje, 4 de setembro. BBC.com cita-o como dizendo que "Se o apoio à Ucrânia for forte, a crise será mais curta.” Hmmm? Acho que isso pode depender do que quer dizer com "apoio à Ucrânia"? Se por "apoio à Ucrânia" você quer dizer que o Ocidente continua a fornecer armas aos exércitos do governo de Kiev, receio que esteja tragicamente enganado. Jogar combustível, em forma de armamento, para um tiroteio, nunca funcionou para encurtar uma guerra no passado, e não vai funcionar agora, especialmente porque, neste caso, a maior parte do combustível está (a) a ser lançado no fogo de Washington DC, que está numa relativamente distância segura da conflagração, e (b) porque os "atiradores de combustível" já declararam interesse na guerra a decorrer o maior tempo possível. Receio que nós, e por nós, refiro-me a pessoas como tu e eu, que realmente querem paz na Ucrânia, que não querem que o resultado seja que tens de lutar até à última vida ucraniana, e possivelmente até, se o pior acontecer, até ao fim Vida humana. Se, em vez disso, quisermos alcançar um resultado diferente, podemos ter de procurar um caminho diferente e essa via pode estar nas boas intenções anteriormente declaradas pelo seu marido.

Sim, refiro-me à plataforma sobre a qual ele concorreu tão louvavelmente ao cargo de Presidente da Ucrânia, a plataforma sobre a qual ele conquistou a sua histórica vitória esmagadora nas eleições democráticas em 2019. Ele esteve na plataforma eleitoral das seguintes promessas.

1. Para acabar com a guerra civil no Oriente e trazer paz ao Donbas e autonomia parcial para Donetsk e Luhansk.

2. E ratificar e implementar o resto do corpo dos acordos de Minsk 2.

Só se pode assumir que as políticas eleitorais do seu marido não coadunaram bem com certas fações políticas em Kiev e que essas fações persuadiram o seu marido a mudar diametralmente o curso ignorando o mandato das pessoas. Infelizmente, o seu velho concordou com aqueles despedimentos totalitários e antidemocráticos da vontade do povo ucraniano, e as forças do nacionalismo extremo que se esconderam, malévolas, nas sombras, governam, desde então, a Ucrânia. Eles também, desde então, cruzaram um número de linhas vermelhas que foram definidas claramente ao longo de vários anos pelos seus vizinhos, a Federação Russa, e, consequentemente, eles, os nacionalistas extremos, colocaram o seu país no caminho para o é uma guerra desastrosa.

Eu não vou continuar.

Se eu estiver errado, por favor ajude-me a entender como?

Se não estou errado, por favor ajudem-me nos meus esforços honestos para persuadir os nossos líderes a parar a chacina, a chacina que serve apenas os interesses das classes dominantes e dos nacionalistas extremos tanto aqui no Ocidente, como no vosso belo país, às custas do resto de nós, pessoas comuns, tanto aqui no Ocidente, como na Ucrânia, e na verdade pessoas comuns em todo o mundo.

Não seria melhor exigir a implementação das promessas eleitorais do seu marido e pôr fim a esta guerra mortal?

Amor

Roger Waters

Etiquetas: , ,