Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

sexta-feira, dezembro 23, 2011


De cassetete quadrado e lubrificado

Parte IV

A cornucópia, o corno da abundância, os cornos de Amalteia, a cabra que amamentou Zeus na infância, foi cambiada pelos chavelhos que enfeitam as testas dos simples bois e homens. Nas mãos de Pluto palitos de bois e homens não derramam leite, o leite contemporâneo, euros do Banco Central Europeu, para soteriológica salvação da Banca italiana, rica em títulos, mas pobre em ouro: “os novos ativos tóxicos são os títulos de dívida soberana, aos olhos do mercado”, Giovanni Sabatini, diretor da Associazione Bancaria Italiana [1].
Pluto (do grego Πλοῦτος = riqueza) – não o cão de Mickey, nem Plutão, nome romano de Hades – é o deus da riqueza, filho de Deméter e do semideus lasion, e irmão de Persófone [2], raptada por Hades, deus do mundo dos mortos. Pluto repousava nos braços de Tique (Τύχη = sorte), divindade responsável pela fortuna e prosperidade de uma cidade, ou de Irene (Εἰρήνη = paz) abençoando de Prosperidade os crentes da antiguidade clássica. Na modernidade moderna, “Johnny, la gente está muy loca! / What the fuck?![3], esta loucura das gentes prostram-nas diante de Krampus: “o companheiro negro do Pai Natal, o tradicional presenteador europeu, que recompensa os bons meninos todos os anos no dia 6 de dezembro. O bondoso velho Pai deixa a tarefa de punir os maus meninos, à sua contraparte, o Diabo Cornudo, saído do inferno, também conhecido como Krampus, e por muitos outros nomes no continente” [4]. Os maus alunos da União Europeia são castigados com visões do mercado de capitais por um canudo e os bons gratificados com palmadinhas nas costas depois de venderem os dedos dos países. E o povo, sem dedos nem anéis?: “Sexy and I’m Homeless[5].
A “crematística” (grego χρηματιστική), a acumulação ilimitada de riqueza, era condenada por Aristóteles, “o comércio troca dinheiro por mercadorias e a usura cria dinheiro do dinheiro. O comerciante não produz nada: ambos são repreensíveis de um ponto de vista da ética filosófica. Segundo Aristóteles, a ‘necessária’ economia crematística é lícita se a venda de mercadorias é feita diretamente entre o produtor e o comprador a preço justo” [6]. Esta doutrina económica vigora durante a Idade Média, ratificada pelo centro pensante desse período, a Igreja Católica. “São Tomás de Aquino aceitou essa acumulação de capital, se servisse para fins virtuosos, como a caridade”. O ouro e a prata eram a medida da riqueza, a sua acumulação, se uma parte fosse distribuída por Deus ou pelos pobres, não colidia com as normas da Igreja Católica. Por exemplo, boatos de rios de ouro para além do cabo Bojador engodaram o infante D. Henrique em ordenar aos seus navegadores a descida da costa africana [7].
Na Europa outras ideias formigavam com as reformas protestantes de Lutero e Calvino. Segundo Max Webber, o capitalismo, como uma organização racional e livre do trabalho, é uma consequência da ética protestante (o alicerce ideológico do capitalismo americano). Lutero liberta a noção de salvação da submissão à autoridade clerical, a doutrina da predestinação conduz a que cada um se empenhe no trabalho, e o sucesso é visto como um sinal de eleição, pelos favores de Deus. Nasce o capitalista. É uma obrigação religiosa o enriquecimento e a denúncia da ociosidade. E Calvino martela-lhe o último prego: legitima o empréstimo de dinheiro, não para acorrer a uma fatalidade, mas para permitir que, tanto aquele que pede como quem empresta, tirarem proveito dele [8]. E assim, Calvino legitima, não só a usura, como o empréstimo aos ricos. O capitalista dialoga diretamente com Deus, como não há a confissão, o padre, a autoridade eclesiástica base do catolicismo, que absolve as faltas, é substituído, no protestantismo, pela responsabilidade moral individual e um rígido sentido do certo e do errado [9].
As diferenças entre o norte da Europa, protestante, e o sul, católico, são uma das causas, psicológicas, para os rótulos de lixo, vadios, zeros [10], colados nos gastadores do sul. Para os nórdicos, os gajos do sul desprezam o valor do dinheiro e causarão um caos pior que o fim da Internet (“The IT Crowd”). Os gajos do sul penaram as três fases da vida (económica): o Banco, onde pediam emprestado quando ainda eram fiáveis; o prestamista quando, enrascados porque os Bancos já não emprestam, penhoram as pratas da família; o agiota, quando a corda aperta o gorgomilo, não se olham a taxas de juro [11]. Depois das três fases, magritos de austeridade, pesarão 50 g, o peso da Internet [12] e a dívida, apesar dos otimismos, de Vladimir Putin: “penso que a Europa precisa de 1.5 triliões de euros para resolver a crise. Não se pode deixar que a Itália caia na bancarrota seria uma catástrofe”, ou do nosso rapaz na Europa, o Durão Barroso: “Portugal vai ficar sob vigilância apertada da Comissão Europeia até meados da próxima década, altura em que se espera, em Bruxelas, que o país tenha pagado até 75% do seu empréstimo”, a calculadora do Economist desmente veleidades políticas com realidades económicas. A dívida portuguesa em 2020 estará nos 123,7 % do PIB.
Nesta telenovela europeia, os líderes mais fracos, de cognome, os bons alunos, são “shippers”, (pessoas que se envolvem emocionalmente nas relações entre personagens das séries de TV ou outras obras de ficção), dos casais mais fortes, ditos líderes de 1ª. Investem para que os amores dos seus eleitos se fortifiquem e frutifiquem em “cimeiras decisivas”, em que eles, os bons alunos, servem os cafés e as águas, e cumulam felicidade por uma palavra amiga, uma piscadela de olho, um sorriso terno deles, dos líderes de 1ª. Os bons alunos pátrios não perdem um episódio desta telenovela porque o país tem um plúmbeo serviço público de televisão [13].
-----------------------------------
[1] Os “dirigentes” lol europeus engoliram a pílula: “o mercado é supremo”, deixem-no cavalgar sem freio, que o resto será concedido. E repetem como mantra e manta da Europa: “o mercado é supremo”, “o mercado é supremo”, “ó meu Deus como o mercado é supremo”… Há uma outra lição vinda do frio: “deixem falir os Bancos”. Paul Krugman avisara sobre os benefícios da austeridade: “(uma) crise provocada pela desregulamentação, torna-se num motivo para uma viragem ainda mais à Direita; um tempo de desemprego em massa, em vez de estimular os esforços públicos para criar empregos, torna-se numa era de austeridade, na qual os gastos do Governo e os programas sociais são cortados … (Mas) salvar os Bancos enquanto se pune os trabalhadores não é, de facto, uma recita para a prosperidade”. E a Islândia confirmou: “após os seus três maiores Bancos – 85% do sistema financeiro do país – falirem na mesma semana, a Islândia fez duas coisas extraordinárias. Primeiro, permitiu que os Bancos fossem ao fundo: os financiadores estrangeiros, que tinham emprestado às instituições de Reiquiavique, por sua conta e risco, não receberam uma króna de volta. Segundo, as autoridades impuseram controlos de capital, tornando difícil aos mercadores do dinheiro fácil retirarem o seu bago para fora do país”. O país recebeu 2.1 mil milhões do programa assistido do FMI: “o Governo rapidamente colocou a sua própria marca no programa. As autoridades comprometeram-se na execução das medidas, mas queriam fazê-lo à sua maneira. Um dos principais objetivos do Governo era proteger o estado social islandês, e esse propósito foi realizado”. “A Islândia desafiou a sabedoria económica ortodoxa do nosso tempo: salvar Bancos e corte dos serviços públicos, e agora está no caminho da recuperação que o resto da Europa inveja”, o herói dessa recuperação foi o presidente Olafur Grimmson. A Islândia prevê um crescimento económico de 3% este ano, a rica Alemanha, esse motor, prevê crescer 0,6% em 2012.
[2] Com Sovereign Syre, “uma mulher de virtude negociável”, “eu escrevo, produzo, faço de modelo e represento em variadas formas de erótica. (…) Disseram que, se a América tivesse um rei, eu seria a sua madame Pompadour…”. 1,73 m, 63 kg, 97-69-102, “a minha tarifa começa a 1000,00 dólares”.
[3] A canção “Loca People”, a primeira a subir ao número um do top inglês, depois do “Asereje” das Ketchup, em 2002: “o vídeo passa-se em Barcelona, especialmente nas Ramblas, Plaza Catalunya e no interior da discoteca Millennium. Nele, sob um ritmo cativante, parodia-se os turistas festeiros que visitam a capital catalã e preferem beber ou ir a discotecas, em vez de desfrutar da oferta cultural da cidade” (a casa Batlló, a Sagrada Família, o dildo gigante / a torre Agbar). Do DJ, produtor e empresário da noite catalão Sak Noel: “as imagens têm esse ar de BD, com legendas e diálogos, o que se deduz que se trata de uma paródia e não de uma apologia do turismo da borracheira”. Cantada pela holandesa Esthera Sarita. E a airosa turista no vídeo é Desirée Brihuega.
[4] “Em França, o Pai Natal tem um amigo chamado Père Fouettard, que maldosamente corta a garganta de três crianças, antes de fazer o guisado da quadra com elas. (Aliás, tem-se especulado que o Père Fouettard é o homem na capa de Led Zeppelin IV)”. Krampus é uma personagem do folclore alpino, comum na Áustria, Bavaria meridional, sul do Tirol e Hungria, provém da antiga palavra alemã “krampen” = “garra”. {A canção}. {Há a banda italiana de folk metal Krampus}. O Travel Channel não transmitiu a animação “A Krampus Carol”, do chef americano, Anthony Bourdain: “o mundo não estava ainda preparado para uma releitura, em stop motion, do ‘parceiro de chicote em punho’ do Pai Natal, que ‘chicoteia e lambe as crianças desobedientes’ com a sua língua de 30 cm e, em seguida, ‘carrega-as no seu saco’”. {Postais}. {Enfeites}.
[5] Nem casa terá para vender cachorros quentes de porta a porta: “Electro Puppet Porn”.
[6] O preço justo era fixado pelo vendedor. Impagáveis são “as 24 mais sexy da desova das estrelas rock de 2011”.
[7] Foi a cobiça, não qualquer demanda de conhecimento científico, que mareou o beatão infante na grande aventura dos portugueses. Na “Intercontinental Super Grind”.
[8] O capitalismo perfeito, só o Capital, sem o Trabalho, está para breve. A Foxconn Technology Group de Taiwan, que monta iPhones e iPads, vai despedir empregados e substituí-los por um milhão de robots. “A Foxconn tem atualmente 10 mil robots; no próximo ano, este número deve saltar para 300 mil e até um milhão nos próximos três anos”. A empresa foi assolada por uma praga de suicídios nas suas fábricas na China, que incomodou a HP, Apple, Sony e outros dos seus clientes e, além da inoportuna morte, há a questão do inoportuníssimo estipêndio: “os salários dos trabalhadores estão a aumentar tão rapidamente que algumas empresas não aguentam mais”, Dan Bin, gestor de fundos.
[9] Christine Lagarde, ainda ministra das Finanças francesa, explicava a peculiaridade moral dos alemães, quando se descobriu as tramóias que ocultaram a dívida grega: “penso que os alemães acharam que havia um contrato, que havia uma regra de co-propriedade e que cada um devia respeitá-la. Entre as regras de co-propriedade havia a impossibilidade de bailout, isto é, não podíamos criar um plano de resgate, e simultaneamente, não podia haver uma saída. Segundo, havia um Pacto de Estabilidade e Crescimento que devia ser respeitado. Em terceiro, havia trocas de informações estatísticas no Eurostat, na lógica alemã, devia ser difícil crer que as estatísticas eram falsas, que o pacto não seria respeitado e que seria necessário rever as regras da co-propriedade na cláusula de salvaguarda”. A própria Angela Merkel descobriu que não pode confiar na responsabilidade moral: “que possibilidade há hoje, na zona euro, de forçar um país a implementar o que consta e se espera do Pacto de Estabilidade e Crescimento? Vemos que mesmo num pacto melhorado, não há uma instância europeia capaz de tomar medidas fortes se um país não respeitar o Pacto. Por isso, digo que urge trabalhar em alterações ao Tratado que nos permitam, pelo menos, processar um país junto do tribunal europeu, para que os países abdiquem de parte das suas capacidades e soberania a fim de uma instituição europeia, poder declarar que quem não respeita os tratados, deve ser obrigado a fazê-lo”.
[10]We’re All No One”: “You do your best / You take the fall / You reminisce / About almost nearly having it all. / You see the stars / You try and catch one / Ooooh / You tried so hard / Chasing, nothing / Because, / We're all no one 'til someone thinks that we're someone / 'Til then we are no one”, NERVO, as irmãs gémeas australianas Miriam e Olivia Nervo.
[11] O Banco, o prestamista, o agiota são um uno, são as mesmas instituições financeiras, o espírito de emprestar é que é diferente. Como um concerto no Afeganistão é um concerto mas: “envolto em segredo e segurança para evitar ataques, o festival Sound Central apresentou bandas locais afegãs, ao lado de colegas músicos do Irão, Uzbequistão, Kazaquistão e até mesmo da Austrália, oferecendo uma bem-vinda distração a jovens famintos de música num país devastado pela violência”.
[12] Menos que o peso de Lindsey Lohan na Playboy. Ela queria um milhão Hefner, pagou quase, por mais uma repetição do “Marilyn Monroe on Red Velvet”, 1949, de Tom Kelley. Que ainda rende dólares: “a edição dupla janeiro fevereiro de Lindsey Lohan está a bater recordes de vendas” tuitou Hugh Hefner.
[13] Pinto Balsemão, um inteligente cita outro inteligente: “parece-me oportuno citar também António Barreto. António Barreto, numa conferência que eu assisti, proferida em Lisboa há pouco tempo em em, penso que em setembro deste ano, afirmou o seguinte: ‘eu sou pessoalmente favorável à existência de um serviço público de televisão. Não considero que a RTP, hoje em dia, com a totalidade dos seus serviços cumpre os meus critérios de serviço público. É que a RTP, como serviço público, não tem nada que fazer no futebol, por exemplo. Não tem nada que fazer nos concursos. Não tem nada que fazer no entertainment disparatado. Tem muito pouco que fazer na informação. Já se faz informação em Portugal suficiente e o serviço público não acrescenta nada, mas o serviço público acrescenta muito no debate, na discussão livre e no documentário, no estudo, na alta cultura. Porque é que os portugueses têm medo de dizer alta cultura. Há medo em Portugal porque é elitista, porque é burguês ou porque é fascista. Então a ópera, a música clássica, o Mozart e até o Cole Porter, o drama, o bailado, tudo isso é pra jogar fora em nome de quê? da cançãozinha que dura 15 dias? Fim de citação”. Um sábio português consume certas hortaliças culturais, a sua sabença surde da sua convicção de que elas também são boas para os outros.

cinema:

O quadro preto nos filmes porno: um material pedagógico primário na escola de sucesso do ministro Nuno Crato que na prefação da sua ministrice “boanovou” o país: “nós precisamos de melhorar o ensino e vamos melhorá-lo. Nós vamos ter mais horas para o português e para a matemática. Vamos ter maior concentração nas tarefas fundamentais no 2º e 3º ciclo. Eu julgo que tudo isto são boas novas para Portugal. Acho que os professores e as famílias, nós também, devemos estar contentes e vamos agora trabalhar”. Na Europa ventada pela “crise”, trabalho significa ser pago em amendoins, e o ministro ministrou na assembleia na República a reforma estrutural do prémio de mérito: “nós não acabámos com o prémio de mérito, nem acabámos, nem acabámos com a entrega de 500 euros por cada aluno premiado. O que fizemos foi o seguinte (…) o que nós dissemos foi simplesmente o seguinte: na altura da entrega do prémio, em vez de entregar dinheiro diretamente aos alunos, porque pensamos que o mérito deve ser recompensado, mas não deve ser recompensado distribuindo dinheiro, porque pensamos isso, nós instituímos um processo de utilização desse dinheiro que está perfeitamente claro, e que se, por indicação dos alunos premiados será afeto à aquisição de materiais ou projetos sociais existentes na escola. O que significa, o mérito não é equivalente a distribuir dinheiro, o prémio não é equivalente a distribuir dinheiro, o mérito é sobretudo recompensado através daquilo que fica e aquilo que fica é o registo do reconhecimento do mérito desse aluno”. O despacho do ministério transmuta o vil metal na boa moral: “contudo, tal atribuição constituirá uma nova prática especialmente vocacionada para o desenvolvimento dos necessários valores de partilha e de solidariedade”, pontapeando uma das “365 ideias para Passos Coelho governar”, no livro “Voltar a crescer”, coordenado por Pedro Reis: “melhorar a remuneração dos governantes – com vista ao recrutamento e retenção dos melhores quadros oriundos do setor privado e não apenas pessoas em final de carreira”. O ministro prioriza o fardo da “formação real” para prendar o país de bons dirigentes no amanhã: “conjuntamente com o ministério de Economia estamos a avaliar a rede de centros de Novas Oportunidades e recentrá-la pra formação real”. – “Filmes para crianças incrivelmente assustadores”: “The Never Ending Story / Die unendliche Geschichte” (1984), Tami Stronach, a “Imperatriz Criança”, tinha 11 anos e “perdeu ambos os dois dentes da frente, pouco antes das filmagens, fizeram-lhe dentes falsos que lhe causaram sigmatismo, até que aprendeu a compensá-los”; nasceu em Teerão a 31 de julho, 1972, filha de dois arqueólogos, o pai escocês, David Stronach, e mãe judia, Ruth Vaadia. “Noah Hathaway, ‘Atreyu’, é agora proprietário de um estúdio de tatuagens em Los Angeles, que opera com a mulher”. A banda sonora de Giorgio Moroder é um panfleto sobre a razão do fascínio pela música dos anos 80, nesta década, os grupos, na seguinte, os artistas a solo. Nos anos 80, os ótimos Kajagoogoo nos 90… Limahl (c/ Beth Anderson). – “Beware! Children at Play” (1989), “um dos títulos mais controversos da Troma devido ao seu macabro final, uma sequência de cinco minutos onde os habitantes da cidade brutalmente assassinam cada uma das crianças canibais, usando armas de fogo, forquilhas e outras armas sortidas. Segundo Lloyd Kaufman, quando o trailer do filme passou no festival de Cannes, antes da exibição de ‘Tromeo & Juliet’, quase metade da assistência abandonou a sala em protesto”.
Intervalo para publicidade: jbs underware: “os homens não querem ver outros homens nus”, as cuecas confecionadas por operárias qualificadas. {Fotos}. ● Dodge, o carro da Chrysler Group LLC.
música:

Saxofone – “foi patenteado em 1846 por Antoine-Joseph ‘Adolphe’ Sax, um fabricante de instrumentos belga, flautista e clarinetista a trabalhar em Paris. Enquanto ainda trabalhava na loja de instrumentos do seu pai, em Bruxelas, Sax começou a desenvolver um instrumento que tivesse a projeção de um instrumento de metal com a agilidade de um de sopro de madeira”. “Aos 25 anos foi morar em Paris, onde começou a trabalhar no projeto de novos instrumentos. Ao adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide, Sax teve a ideia de criar o saxofone. A data exata da criação do instrumento foi em 28 de junho de 1840. (…). O saxofone é um instrumento fabricado em metal, geralmente latão, com chaves, numa mecânica semelhante à do clarinete e à da flauta. É composto basicamente por um tubo cónico, com cerca de 26 orifícios que têm as aberturas controladas por cerca de 23 chaves vedadas com sapatilhas feitas de couro e uma boquilha que pode ser de metal ou de resina, na qual se acopla uma palheta de bambu ou de material sintético”.
Solos de sax da década de 80: por alguma razão os produtores musicais desta década adoravam o som do saxofone e enfiaram uns solos na maioria das canções: Haircut 100 – “Favorite Shirts (Boy Meets Girl)”, Phil Neville Smith, no sax, veio ajudar na gravação de umas fitas para as editoras, o resultado final agradou e ele foi convidado para tocar nos concertos ◙ Sheila E. – “The Glamorous Life”, filha do percussionista de Santana, Pete Escovedo ◙ Debbie Gibson – “Only in my Dreams”, para trapacear os adolescentes na compra de discos, o marketing discográfico, vendia-a como a eterna rival de Tiffany; em 2011 participaram juntas no filme “Mega Python vs. Gatoroid”; desde que completara 18 anos, a Playboy insistiu cinco vezes para que posasse nua, desnudou-se em 2005, para promover o seu single “Naked”, a frescura da carne fritara-se com os 35 anos de idade e o êxito do passado não bisou ◙ Glenn Medeiros – “Nothing Gonna Change My Love For You”, havaiano de ascendência portuguesa, em 1992 gravou “Standing Alone”, com Thomas Anders, a metade bonita da melhor banda alemã (duo), que achinelou Wagner, Beethoven, Mozart, Bach, Orff, Brahms, Strauss, Stockhausen… os Modern Talking; casou-se em 1996 com Tammy e tem dois filhos chamados Chord e Lyric. 
10 grandes canções quase destruídas pelo saxofone: instrumento principal, do som “plastic soul”, tocado pelo músico de jazz americano David Sanborn, na canção que foi a chave do mercado americano para David Bowie – “Young Americans” ◙ coletivo canadiano indie, de seis a dezanove membros, Broken Social Scene – “Almost Crimes” ◙ a secção de metais é a alegria no ska, Madness – “It Must Be Love”.
O instrumento noutras bocas:
Tokyo Ska Paradise Orchestra & Puffy AmiYumi – “Hazumu Rhythm” ◙ os catalãs The Pepper Pots – “Time To Live” ◙ Sisters of Mercy – “Dominion”, a baixista, “a pin-up gótica perfeita, com as suas altas sobrancelhas arqueadas, eyeliner preto, vermelho sangue nos lábios, provocante cabelo avolumado, longas unhas negras e guarda-roupa mistura de fetiche com renascimento”, Patricia Morrison, em 1994 editou o álbum “Reflect On This” – “Alone” ∆ “Reflection”: na adolescência viveu a cena punk de Los Angeles, fundou os Bags em 1976 e os Legal Weapon em 1981. É convidada para os Gun Club em 1982. Kid Combo Powers relata: “decidimos, ‘ok, os Gun Club estão a separar-se’. Então, estávamos todos em Londres, e eu e a Patricia decidimos ter uma banda” os Fur Bible. Amiga de Andrew Eldritch, substitui o desavindo Craig Adams nos Sisters of Mercy, em 1985, saiu no início de 90, reclamando de Eldritch dinheiro não pago. Em 1996 foi convidada a juntar-se aos Damned depois de o baixista, Paul Gray, ter sido ferido por uma garrafa, atirada por um fã, num concerto no The Forum, Kentish Town, Londres. Em 1998, casou com o vocalista dos Damned, Dave Vanian, em Las Vegas. Depois de dar à luz Emily Vanian, em 2004, retirou-se dos Damned” – “Love Song” ∆ “Eloise”.
O sax punk:
Lora Logic, nascida Susan Whitby: “por volta do outono de 76, vi um anúncio no Melody Maker procurando músicos punk. Eu nem sabia o que era o punk, simplesmente apareci. O manager para os X-Ray Spex gostou da ideia de ter outra mulher na banda com a Poly, por isso entrei. Nós demo-nos tão bem, realmente descolou e ensaiávamos muito. Era como um sonho”. Ela ainda tocou no marco punkOh Bondage! Up Yours!”. “Poly viu que eu estava a ficar um pouco demais na ribalta e fui substituída sem qualquer aviso um ano depois. Eles até usaram todas as partes de sax que eu trabalhei para o álbum (Germ Free Adolescence) com um novo músico”, o saxofonista Rudi Thomson. “Tornei-me cínica acerca do negócio da música e fui para a escola de arte estudar fotografia por um tempo”. “Um tipo que encontrei na escola (Jeff Mann) sabia dos Spex, tinha um estúdio e chateava-me sobre isso. Finalmente decidi fazer algo e comecei a trabalhar numa banda por um ano antes de tocarmos ao vivo”, agrupa em 1978 os Essential Logic – “Aerosol Burns” ∆ “Wake Up”. “Ficámos juntos três anos, mas eu estava demasiado envolvida no processo e fui-me divertindo com as drogas um pouco demais, a viver o estilo de vida rock, e teve o seu preço”. Por volta de 1980 alistou-se nos Hare Krishnas e foi viver para o norte de Londres, na Letchmore Heath, (rebatizada Bhaktivedanta Manor), a mansão doada por George Harrison aos Krishnas. “Bem, a Poly juntou-se aos Krishnas e encontrámo-nos pela primeira vez em anos. Ela própria tinha passado por muito e eu compreendi”. Jah Wobble, amigo de Johnny Rotten e baixista dos Pil, descrevia Poly Styrene como “uma rapariga esquisita muitas vezes a falar de alucinações. Ela apavorava John”. “Em 1978, após um concerto em Doncaster, ela teve uma visão de uma luz cor-de-rosa no céu e sentia os objetos estalarem quando lhes tocava. Julgando que ela alucinava, a mãe levou-a ao hospital onde Poly foi erradamente diagnosticada com esquizofrenia, internada compulsivamente, e disseram-lhe que nunca mais trabalharia”. Diagnosticaram-lhe distúrbio bipolar em 1991. Poly Styrene, nascida Marianne Joan Elliott-Said (3 de julho, 1957  – 25 de abril, 2011), “enquanto adolescente, Marianne era uma ‘hippie descalça’. Aos 15 anos, fugiu de casa com 3 libras no bolso, andava à boleia de um festival de música para outro, acoitando em poisos para dormir hippies. Ela via isto como um desafio para sobreviver. A aventura terminou quando pisou um prego enferrujado enquanto tomava banho num regato e teve que ser tratada por septicemia”. A sua filha, Celeste Bell-Dos Santos, é vocalista do grupo, sedeado em Madrid, Debutant Disco – “Young Blood” ∆ “With no Brain”.
Hazel O’ Connor: “fugi da minha casa, em Coventry, quando tinha 16 anos… fiz e vendi roupas em Amesterdão, apanhei uvas em França, juntei-me a um grupo de dança que foi para Tóquio e depois para Beirute (escapando ao início da guerra civil por um mês), viajei pela África ocidental, atravessei o Sahara, cantei com um trio terrível para as tropas americanas na Alemanha e regressei a casa para ‘assentar’. Através de toda esta experiência de vida e do mundo, compreendi que cantar sempre me animou. Decidi ser cantora. Nas estranhas curvas do destino acabei num filme chamado “Breaking Glass” (1980) e também acabei escrevendo todas as músicas para o filme” – c/ os Stranglers ∆ versão de Hazel, de “Love and a Molotov Cocktail”, do grupo do seu irmão Neil, os punks The Flys.
Oil Tasters: Richard LaValliere, baixista e vocalista, Caleb Alexander, saxofonista, e Guy Hoffman, baterista, trio de Milwaukee, Wiscosin do início dos anos 80, enfiado dentro do pacote punk por dificuldades de classificação de uma música que pairava pelo jazz, rock, James Brown e a literatura surrealista – “Emma” ∆ “That’s When The Brick Goes Through The Window”. A coroa do massacre punk do sax herdou-o a cantora e saxofonista Jessie Evans – “Blood & Silver” ∆ “Is It Fire?” ∆ “Scientist of Love” ∆ “Niños del Espacio” ∆ entrevista na banheira; a sua música “situa-se nalgum lugar entre uma banda sonora de filme B mexicano dos anos 60, o disco e um calipso gótico”. Comenta ela as suas farpelas: “Sempre vesti hot pants, roupa de majorette, jalecas de soldado, com o velho vestuário de vaudeville, fatos de banho e coisas de marinheiro. Eu cresci no oceano, numa escuna, e estava numa charanga quando era criança. Acho que apenas me identifico com estas imagens. Também gosto de vestir uniformes, por que não gosto de me preocupar muito em pensar no que vou vestir. No dia a dia, uso as mesmas roupas todos os dias durante semanas ou mesmo meses. No palco só quero cintilar e abanar as minhas pernas e braços à volta como uma demente”. “Jessie torrou quase uma década na cena punk e death rock californiana a amolar a sua onda cantando e carpindo o estilo James Chance no seu fiel saxofone, em bandas como The Vanishing e as agora lendárias Subtonix. As Vanishing mudaram-se de S. Francisco para Berlim em 2004, mas separaram-se pouco depois, libertando Jessie para novas aventuras. Autonervous, inicialmente um projeto a solo, floresceu numa colaboração entre Evans e Bettina Köster (da banda alemã dos anos 80 Malaria!)”.
Os Fear – “New York's Alright If You Like Saxophones”: “New York's alright if you wanna be pushed in front of the subway! / New York's alright if you like tuberculosis! / New York's alright if you like art and jazz! / New York's alright if you're a homosexual!”. Os verdadeiros padrinhos do punk, o mais padrinho de todos: Sun Ra. Alguns saxofonistas de jazz no MySpace: Albert AylerSidney BechetEarl BosticDon ByasBenny CarterOrnette ColemanJoe HendersonRahsaan Roland KirkHank MobleyDavid MurrayCharlie ParkerSonny RollinsLester Young.
Notas soltas no instrumento:
O saxofonista etíope Gétatchèw Mekurya c/ a banda avant-garde / punk holandesa EX. “Instruído em instrumentos tradicionais, clarinete e saxofone, Merkurya iniciou-se em 1949, a tocar na Municipality Band, em Adis Abeba”. Em meados dos anos 60, juntou-se à influente Police Orchestra” ◙ Junior Walker & the All Stars – “Shotgun” ∆ “What It Takes” ◙ Candy Dulfer, holandesa do jazz suave, “começou por tocar bateria aos cinco anos. Aos seis começou a tocar saxofone soprano. Aos sete muda para o saxofone alto”, aos catorze forma a sua banda Funky Stuff – com Dave Stewart ∆ com Sheila E. ∆ com Maceo Parker ∆ “Can't Make You Love Me” ◙ 808 State – “Pacific State” ◙ The Motels – “Only The Lonely” ◙ John Zorn – “Concert at the Kitchen” ◙ Marillion c/ vocais de Steve Hogarth – “Berlin” ◙ Dream Theater c/ Jay Beckenstein sax soprano – “Another Day” ◙ “Yakety Sax”, escrita por James Q. "Spider" Rich e popularizada por Boots Randolph ◙ Blurt – “The Fish Needs a Bike” ◙ Morphine – “You Speak My Language” / “Honey White” ◙ Tihuya Cats – “Cheveza, Chicas y Rockabilly” ◙ Borbetomagus – “Friendly Fire” ◙ banda sonora de John Barry para “Goldfinger” (1964) – “Pussy Galore's Flying Circus” ∆ “Into Miami” ◙ cena de “Footloose” pelos Flight of the Conchords ◙ Alexandra Stan – “Mr Saxobeat”.
Em Portugal, nas décadas de 60/70, quando a Direcção dos Serviços de Censura travava as revistas estrangeiras escandalosas na fronteira e mulheres nuas eram um luxo só para homens legitimamente casados, as capas dos discos do saxofonista italiano Fausto Papetti insinuavam nos escaparates das discotecas o que mais tarde se aprofundava no casamento ou… nas meninas. Anciana nobre tradição nacional: o 1º conde de Linhares, D. António de Noronha, (1464-1551), o “narizes”, porque o seu apêndice nasal perdera, arrancado por uma fera numa caçada em Ceuta, escrivão da Puridade de D. Manuel I, era dono do alcouce de Lisboa. Certo dia, ao ser ignorado na rua pelo cidadão Marcos Mendes, eriça-se de sua fidalguia e grita-lhe: não sabeis que eu sou? E resume-lhe o currículo o Mendes: “sei perfeitamente. Sois D. António, escrivão da Puridade d’el rei, trineto do santo Condestável e dono da casa das meninas”. O escudeiro do 2º conde, D. Francisco de Noronha, o marido de Violante de Andrade que 13 filhos lhe pariu, Luís Vaz de Camões, também, segundo Eugénio de Andrade, molharia o pincel: “não sabemos também quem o poeta tenha amado, para lá das anónimas ‘ninfas de água doce’ do Malcozinhado e outros bordéis de Lisboa”. Essas “ninfas de água doce”, não eram umas perdidas (“The Fallen” - Crematory), serão as almofadas das esposas aparando as arrostadas mais violentas dos maridos, Apolodoro de Atenas: “temos raparigas para o prazer. Amantes para o refrigério dos nossos corpos. Mas esposas para nos darem filhos legítimos e olharem pela casa”; e fabricadoras de património cultural bandarra: a Severa (1820-1846) “era uma puta alta e graciosa, que cantava o fado (especialmente na taberna da Rosária dos ‘Óculos’, que ficava ao cimo da Rua do Capelão). Teve vários amantes conhecidos, entre eles o Conde de Vimioso (D. Francisco de Paula Portugal e Castro) que, segundo a lenda, era enfeitiçado pela forma como cantava e tocava guitarra, levando-a frequentemente à tourada”, o cume da vida cultural portuguesa, mais tarde, na era do audiovisual, completado com o Festival da Canção e o Natal dos Hospitais. O decreto-lei 44579 de 19 de Setembro de 1962 proíbe a prostituição, no papel, para serenar o cardeal Cerejeira, as autoridades civis não suaram para fechar os lupanares de Lisboa e por mais algum tempo os ouvidos dos fregueses bendirão as palmas da madame e a melodiosa frase: “meninas à sala”. No Bairro Alto, zona de petróleo, os serralhos apinhavam-se antes de as “ninfas de água doce” serem despejadas no trottoir: na Rua do Diário de Notícias nº 142, na Rua da Barroca nº 5, na Travessa da Água da Flor nº 8, na Rua do Mundo nº 100, dois andares, para dois poderes de compra, 25 paus no primeiro, 100 escudos no segundo. A Madame Calado, no primeiro andar de um prédio situado numa rampa junto da estação do Rossio, para ministros e funcionários públicos de 1ª categoria. A Madame Blanche, na rua da Glória nº 63, 1º andar, com os três pratos no menu. Na rua Luciano Cordeiro para funcionários públicos de 2ª categoria. E no Intendente para a maralha. 
E, o sol da escala, o maior saxofonista de todos os tempos, soprava e gostava de ser assoprado: Bill Clinton.

43 Comments:

  • At 11:02 da tarde, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Como estamos em fase de vida nova, e segundo a previsão Maia, com “i”, o “y”, só prevê por chamada de valor acrescentado, Portugal será expulso do euro em 2012, então espero que este será o último post deste tamanho. Já estabeleci quotas no modelo das leiteiras da EU, por cada linha a mais, vou-me penalizar com a leitura de um livro do Sousa Tavares ou uma crítica da Patrícia Cabral, a feroz filha do Pulido Valente, se é que ela ainda escreve.

    Fiquei com dúvidas sobre o número de filhos da Violante, 13, parece-me muitos, pois o marido era muito mais velho do que ela e o Camões não comungou, pelo menos não cantou. Mas isto para um homem velho ter filhos basta que a mulher seja nova e fértil, que eles aparecem, milagrosamente, por obra e graça de Deus.

    Manuel se ainda não estiveres de rastos por causa destas festividades, eis uns links: “eletro puppet porn”, “quadro preto”, fico espantando com a sabedoria do gajo em versar sobre todos os temas escritos nos quadros que aparecem nos filmes porno, e o filme “Beware! Children at Play”, isto já é antigo, é da Troma.

    FELIZ NATAL A TODOS

     
  • At 12:01 da tarde, Blogger José said…

    Na minha passagem por aqui, fiquei sabendo muita coisa, que nunca saberia se por aqui não tivesse passado, embora tivesse lido os posts aos bochechos, ficou muita coisa gravado numa parte do meu cérebro, que já ia criando teias de aranha.
    Aqui na minha casa, a mulher costuma armar a árvore de natal todos os anos, mas este ano nem ligou as luzes por causa da crise, mas assim que soube que os Chineses tinham comprado a edep, foi logo ligar as luzes, é preço da China. Eles quando compraram a dívida, devem ter exigido qualquer coisa em troca.
    Pois é, apanhamos com cada chevelhada.
    Levamos não sei quantos mil anos a desejar bom natal uns aos outros, e
    cada vez à menos comida na mesa do Natal.

    Bom Natal todos os dias.

     
  • At 12:02 da tarde, Blogger Unknown said…

    AFINAL ESTAMOS OU NÃO NA ÉPOCA NATALICIA?
    Fiquei deveras intrigado com as primeiras linhas da apresentação, com que então todos nós temos um problema de ornamentações...
    Esta de juntar no mesmo saco os homens e os bois foi forte, será que temos de comprar um espelho a trez dimensões...
    Anda por aí muito filho de boas "mães" enfeitado sem saber!
    Já agora como é natal que tal presentear estes tipos que habitam S. Bento de à uns meses a esta parte, não ficariam bem vestidos de VIKINGS creio que não seria mau, afinal eles estão a faser-nos a vida negra.
    (umas boas festas e boas viagens taxista)

     
  • At 1:20 da tarde, Blogger atascadotijoao said…

    Boas festas e um ano de 2012 pelo menos equivalente ao que acabamos de passar :)

     
  • At 3:54 da tarde, Blogger Paulo said…

    Bem pensado... todos temos o nosso fado, o fado de cada um.

    FELIZ NATAL!!!

    Paulo

     
  • At 6:23 da tarde, Blogger Ana Casanova said…

    Táxi, hoje passo mesmo de corrida para te deixar um beijinho muito especial. Aliás deixo muitos porque nos beijos não preciso de fazer poupança. :)))
    Um Natal com muita Paz para ti, familia e amigos. Ana

     
  • At 10:43 da tarde, Anonymous oquemevierarealgana said…

    Ah ganda Bill... Aquilo équeletocava!

    Bom Natal, pessoal!

     
  • At 4:11 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Epá, tu acreditas que eu tenho um cd (cd mesmo, material) do Earl Bostic?

     
  • At 9:29 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    José: só é pena que a luz ainda venha pela EDP, se a comprássemos nas lojas dos chineses seria muito mais barata. Tenhamos fé que o Passos de coelho já prometeu muitas caçadas para o ano, será chumbadas até caírem todos.

     
  • At 9:30 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Campista selvagem: desde que inventaram os testes de paternidade rápidos que tem sido um descalabro, os filhos ficaram sem saber a quem chamar pai. Isto só vai, se voltarem os cintos de castidade. Se as damas casadas não se apaixonarem pelo ferreiro, claro.

    De S. Bento ainda estão para vir as broas. Estes anos seguintes, até às eleições de 2015, será “broar” com todas as armas da ortodoxia económica e da patetice política.

     
  • At 9:30 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    atascadotijoao: é bem verdade. Vamos ter muitas saudades deste ano. Se calhar ainda vamos ter saudades do tempo em que havia uma sardinha para quatro.

     
  • At 9:31 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Paulo Sempre: e o fado é nosso e é do mundo. O Rangel deverá ter a ideia de criar uma agência para exportar fado.

     
  • At 9:32 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Ana Casanova: vamos ter que poupar em tudo. Com a expulsão de Portugal do euro ou o fim da União Europeia, até levantar um braço custará dinheiro. Li que o IMI vai duplicar, é pena que não contratem as agências de rating para avaliarem os prédios, elas é que sabem o valor de Portugal e dos portugueses.

     
  • At 9:32 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    oquemevierarealgana: que será feito da Mónica, foi uma das figuras mais importantes do mundo, que devia ter estátuas nas capitais do mundo livre, e nada, desapareceu. O mesmo deve acontecer ao Duarte Lima por razões diferentes.

     
  • At 9:36 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    scopitone: deves ser o único na península europeia.

    Reparaste que não meti esse portento do sax: o Kenny G. Tem a Candy Dulfer que é mais animada. Ou o Fausto Papetti que acho que não foi estudado em Portugal e deveria ser. A sua influência vai para além da música. Não faço ideia, mas tenho a certeza de que a censura proibiu muitas capas dele. Eu comprava o Ciné Revue e sempre que o poster era de uma impudente atriz ao léu, adeus poster. Aquela malta tinha respeito pela economia. Como proibir a revista significava prejuízo, retiravam apenas o que não era para os nossos inocentes olhos. Claro que víamos nas primas ou nas amigas de família, mas não era a mesma coisa, faltava-lhe produção artística.

     
  • At 2:17 da tarde, Blogger lampâda mervelha said…

    Empanzinado, é como estou.

    Boas Festas, Pluvioso de Praça.

     
  • At 10:29 da tarde, Blogger {anita} said…

    ufa, consegui encontrar a caixa de comentários (este blog parece a minha cabeça, caramba, tudo está ligado a tudo... é o paraíso do hipertexto,o Roland Barthes bate palminhas no caixão.)

    venho agradecer "pessoalmente" o video das meninas-russas-que-dançam-sem-tocar-no-chão. das coisas mais bonitas que já vi :)

     
  • At 11:57 da tarde, Blogger P.A. Lerma said…

    mensagem de natal a 25 no 1º e a 100 mél réis no 2º

    fica quase tão mal como a/o cruz ir atrás do menino jasus

     
  • At 3:24 da tarde, Blogger São said…

    Desculpa a ignirânicia, mas nunca ouvira falar nessa Patrícia Cabral!!

    Um bom 2012 para ti.

     
  • At 4:07 da tarde, Blogger Blog Dri Viaro said…

    Feliz natal ;)

    beijos

     
  • At 1:17 da manhã, Blogger Brontops Baruq said…

    Oi Táxi...

    Ando meio sumido. E vou precisar dar um tempo no blog também... snif, snif. Mas é por uma boa causa, vamos ver o que vai dar. Se é que vai dar alguma coisa. rs

    Adorei o "Beware! Children at play"

    Feliz Natal (atrasado, mas fazer o quê? Sou sul-americano) e um ótimo 2012 (apesar do fim do mundo).

    Não sei se conhece o "Cinismo Ilustrado". Pelo jeitão, acho que é um blog mexicano. Mas muito engraçado. Lá vai esta "pérola de fim de ano".:

    http://www.cinismoilustrado.com/2011/12/calendario-de-propositos.html

    Abs

     
  • At 11:56 da manhã, Blogger Mariazita said…

    A quem possa interessar... :)
    (haverá por aí alguém???)

    VOTOS PARA O ANO NOVO

    Venho desejar BOA PASSAGEM DE ANO.
    Queria te trazer algo super especial para o Ano Novo, mas tive um problema:
    - Como vou embrulhar toda a minha amizade e ainda um doce beijo?
    Perante tal dificuldade, decidi oferecer-te uma frase do nosso imortal LUÍS DE CAMÕES:
    “Jamais haverá Ano Novo se continuarmos a copiar os erros dos anos velhos”.

    FELIZ ANO NOVO!

    Beijinhos

     
  • At 12:53 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Esse Fausto Papetti é do caraças. Este vídeo então é belíssimo:

    http://www.youtube.com/watch?v=43k8YlIMOuU&feature=related

    Táxi! A ver se entras em 2012 sóbrio e austero, vai ser um ano duro de roer a não ser que se cumpra o calendário Azteca.

    Bem...Boas entradas, capilares e não só, té pró ano Táxi!

     
  • At 8:03 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    lampâda mervelha: eu também eu também. E não há Alka-Seltzer que cure.

     
  • At 8:03 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    {anita}: pois é. Só por pura sorte se encontra a caixa de comentários nesta intertextualidade toda e ainda nem li o S/Z, ou a coisa seria pior. Batem palmas, o Roland Barthes e o nosso Roland Barthes português, o Eduardo Prado Coelho, estão na moda os coelhos.

     
  • At 8:04 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    P.A. Lerma: mensagens de Natal ficam bem em qualquer dia como Nossa Senhora no Toys ‘r’ Us. Ou o Marcelo Rebelo de Sousa no oceanário.

     
  • At 8:04 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    São: é uma venosa cobra, pior que o pai, nasceu para arrasar. Escreve no Diário de Notícias, ou escrevia, não sei, nunca mais comprei um jornal.

     
  • At 8:04 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Dri Viaro: no Brasil é que se está bem. Praia no Natal…

     
  • At 8:05 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Brontops Baruq: não conhecia o blog. É um blog para a sociedade moderna, só imagens, sem palavras, quem me dera saber fazer a mesma coisa.

    Espero que os planos dêem certo e você arraste o blog mais uns tempos.

     
  • At 8:05 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Mariazita: este Camões sabia-a toda. Homem só com um olho vê melhor já diz o ditado MultiÓpticas.

     
  • At 8:08 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    scopitone: o Fausto deveria ter estátuas em Portugal e ser herói nacional, mas de um povo cujo cúmulo cultural é a tourada, só podemos esperar amores pela amante do cambista da rua Augusta (ou era o filho dele, era um Espírito Santo qualquer, futuros banqueiros do Estado).

    Já vais de férias? Não admira que a troika nos puxe pelos feriados, até os deputados estão de férias a recuperar pelo esforço despendido no verão.

     
  • At 10:59 da manhã, Blogger São said…

    Pior?!


    Aristóteles? Mas tu crês que alguém sabe quem é , da classe alta? Para a cultura dessas criaturas, sobra uma folha A4...

    No meu abraço enorme te deixo votos de um 2012 com saúde e paz...e algum dinheiro para além do estritamente necessário.

     
  • At 4:04 da tarde, Blogger Serginho Tavares said…

    feliz ano novo querido
    muito amor, saúde e paz

     
  • At 5:18 da tarde, Blogger José said…

    Talvez não tenha lido tudo, é possível que se me tenha escapado algumas linhas, mas o consegui ler ajudou-me a compreender um pouco melhor, o que é complicado compreender.
    A Patrícia Cabral, também não conhece mas conhece o pai quando o via estava quase sempre com os copos.
    Mas conhece a Felícia Cabrita, que é uma moça aqui da minha terra, que investiga casos perdidos.

    Um ano novo cheio de inspiração,
    bom ano.
    José.

     
  • At 6:22 da tarde, Blogger Luís Maia said…

    Amigo Taxi

    As minha previsões Maia, são do piorio, sob a liderança de Angelo Correia os adjuntos RELVAS E COELHO, têm as portas abertas dos democratas chineses ( O Chavez era ditador diziam eles) a belos negócios para as suas empresas.
    Chineses gozam connosco, compraram barato dizem-no abertamente, logo no dia em que rubricaram o negócio.

    Uma coisa eu sei 2012 vai continuar a contar com a qualidade aqui deste cantinho, por maiores que sejam os linguados, pelo menos são estes os meus votos.

    Teremos que aturar o presidente ZERO e os ladrões do governo, por mais quanto tempo ?

    Um abraço

     
  • At 4:42 da tarde, Anonymous oquemevierarealgana said…

    De bancos eu gosto...muito mesmo, mas dos verdadeiros: daqueles em k nos sentamos... prefiro-os às cadeiras:) Táxi, um excelente 2012 para ti e família!

     
  • At 4:04 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    São: pior, no sentido de dizer mal de tudo. Por ser uma destruidora. O contrário de mim que sou um louvador, louvo, digo bem de todos. Passos, o melhor. Sócrates, também. Gaspar, ótimo…

     
  • At 4:05 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Serginho Tavares: estou em crer que em Portugal vamos ter isso e muito mais.

     
  • At 4:05 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    José: nunca vi essa gente. Lembro só de ter visto o Baptista-Bastos e o Abelaira.

     
  • At 4:05 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Luís Maia: com o chuto para fora do euro bem que vamos precisar dos bons líderes que sempre tivemos.

     
  • At 4:05 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    oquemevierarealgana: ao menos são úteis esses banco. Para esperar sentado o fim da crise.

     
  • At 4:06 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Dri Viaro: em Portugal todos os anos são bons. Isto com fado vai lá, ou não… :))))

     
  • At 11:54 da manhã, Blogger Brontops Baruq said…

    Oi Táxi,

    Segue um artigo sobre a "solução" de Godard para a Grécia:

    http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2012/11/3031-vamos-salvar-grecia-15112012.html

    Abs

     

Enviar um comentário

<< Home