Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

sábado, maio 11, 2013


Balbúrdia no poente

1982. Jacinto Nunes, governador do Banco de Portugal: “os portugueses estão a fumar charutos Davidoff! Não pode ser. Nem podem mudar de fato três vezes por ano” [1]. A riqueza é não é um valor absoluto, é uma grandeza, é mensurável, contam-se milhões nuns comparando a trocos noutros, encurtando o fosso entre ricos e pobres, não se enriquecem os pobres, empobrecem-se os ricos; comparativamente, estes têm menos dinheiro. Assanhava-se contra reis ou desigualdades o anarquista italiano Giovanni Passannante: “a maioria que se demite é culpada. A minoria tem o direito de a lembrar” [2], repõe a revolta no carril o rolhista Américo Amorim (2013): “atacar quem tem dinheiro e sucesso é uma cachorrice”. Logo, atacar quem o não tem é um reajustamento. Entretanto, Rita Lee: “já fui rica mas bebi e snifei tudo”.
Sexta-feira, 1 de outubro, [3] Jacinto Nunes, na apresentação do Relatório do Banco de Portugal sobre a Economia Nacional em 1981, recomenda ao Governo para, “sem ditadura”, aplicar medidas de austeridade, uma “chicotada para acordar a opinião pública”. Derivado a: “não podemos estar a endividar-nos continuamente e a resolver os nossos problemas à custa dos créditos externos”. E chutou para a história: “por nós, temos obrigação de fazer as recomendações e fá-las-emos. Se o Governo as aplica ou não isso não é da nossa responsabilidade. Os documentos ficam arquivados e a história fará a justiça” [4]. Em 1982 “a dívida externa portuguesa está já a ultrapassar (e irá além até ao fim do ano) os mil milhões de contos sendo necessário ao Estado português, só para pagar os juros, a média anual de mil milhões de dólares em divisas. (…). Este é o único marco histórico que o Governo Balsemão, seguramente, vai atingir porque os outros anunciados para a economia estão todos por cumprir. Os salários reais estagnaram; aumentou o desemprego; diminui, brusca e violentamente o ritmo do crescimento do produto nacional; a balança de pagamentos conhece um défice jamais alcançado; e a taxa de atividade foi a mais baixa dos últimos cinco anos”. Alguém faltou a esta cerimónia económico-religiosa. “O diretor do Gabinete de Estudos do Banco de Portugal, departamento responsável pela recolha, controlo e tratamento de dados para a elaboração do relatório, é o prof. Cavaco Silva [5]. Este ex-ministro das Finanças de Sá Carneiro é apontado por muitos como um dos pais do caos atual, pelo eleitoralismo da sua política em 1979 que conseguiu levar a AD ao poder, mas aniquilou o movimento de recuperação sentido em domínios sensíveis como o do comércio externo. Ele não se sentou ao lado do prof. Jacinto Nunes, delegando no seu adjunto prof. António José Girão. (…). O governador do Banco disse ter o prof. Cavaco Silva pedido uma certa distanciação em relação ao relatório de 1981, dado que inevitáveis confrontos resultariam com a sua política de 1980”.
Quarta-feira, 13, “o vice-governador do Banco de Portugal, dr. Rui Vilar, anunciou esta manhã no Algarve, durante o seminário para banqueiros estrangeiros, a decorrer em Vilamoura, que a dívida externa portuguesa atingiu, em fins de junho último, 11,6 mil milhões de dólares, o que, ao câmbio do dia, corresponde exatamente a 1,32 mil milhões de contos. (…). Um terço daquela monstruosa dívida externa tem de ser amortizado em curto prazo e neste momento as divisas estrangeiras disponíveis no Banco de Portugal dão apenas para cobrir dois meses de importações. (…). No entanto, Portugal continua a gozar de facilidades de crédito internacional, porque tem cumprido pontualmente os seus pagamentos e mantém elevadas as suas reservas de ouro” [6].
Quinta-feira, 14, “o presidente da República chega ao fim da tarde ao Porto, no avião TAP Madeira, no termo de uma visita de quatro dias à Áustria. Na capital nortenha Eanes discursa na sessão inaugural do I Congresso dos Empresários do Norte e espera-se que foque, sem rodeios, a grave crise económica que o país atravessa. De resto, direta ou indiretamente, a situação económica portuguesa nunca deixou de estar presente enquanto Eanes ‘passeou’ pela pátria de Mozart. Ainda esta manhã correram rumores entre a comitiva presidencial sobre uma provável vinda a Portugal de responsáveis do FMI com uma novidade na bagagem: este Governo não conseguirá mais empréstimos sem o aval do presidente da República”. O porta-voz Joaquim Letria não confirmou, era-lhe “assunto desconhecido”. Os povos do norte impressionaram a embaixada do sul [7]. “Eanes, respondendo a um jornalista que se mostrava especialmente impressionado com a eficácia, a disciplina, a ordem encontrada em todos os aspetos da vida austríaca (falou das ruas limpas, horários sempre cumpridos, casas antigas perfeitamente conservadas, tudo previsto, tudo programada) comentou: ‘tudo isso é verdade. Mas apesar disso prefiro a nossa desordem à ordem austríaca’”. Na comitiva, o ministro dos Negócios Estrangeiros Vasco Futscher Pereira “dizia-se espantado com o facto de a Ópera de Viena, que se mantém em funcionamento ininterrupto durante dez meses no ano, ter um orçamento superior ao do próprio ministério dos Negócios Estrangeiros austríaco, e comentava: “claro que isto seria impensável em Portugal. Gastar dinheiro com a cultura? O que não diriam logo os jornais”.
No I Congresso dos Empresários do Norte, “começando por considerar que talvez ainda não tenhamos a noção exata da profundidade das dificuldades económicas em que vivemos, Ramalho Eanes acentuaria que ‘a persistência dessas dificuldades económicas é o sinal claro, ou pelo menos, uma indicação suficiente de que o debate, de índole político, que se tem desenvolvido a este propósito, não é o mais eficaz, nem o mais esclarecedor. Não é o mais eficaz, como se comprova pela ausência de soluções satisfatórias e de resultados positivos. Não é o mais esclarecedor, pois nem produz as condições de consenso político e social que são necessárias para que haja uma resposta nacional organizada e orientada’. Eanes recordou, depois, a recuperação que se fez em 1978 e 1979, após a celebração do acordo com o FMI, disse que Portugal chegou a ser ‘um exemplo de uma política de estabilização económica bem sucedida’, mas que hoje corre riscos de ser exemplo negativo. Deixemos, pois, acrescentou, ‘os artifícios verbais, as promessas sem realismo e as soluções formais que esquecem realidades da economia portuguesa e dos comportamentos económicos seja dos empresários, dos trabalhadores, dos investidores ou dos consumidores’. (…). Considerando que o êxito político não estará em optar por um dos segmentos sociais contra os outros, Ramalho Eanes sublinhou também que ‘o fracasso dessas escolhas desiguais ou é o fracasso dessas medidas ou é o caminho para o autoritarismo’. E, em sua opinião, ‘a revolta, violenta ou passiva, é a resposta natural à concessão de privilégios a uns e à distribuição de sacrifícios a muitos outros”.
Sexta-feira, 15, de manhã, Freitas do Amaral recebe no 8.º andar do edifício da Gomes Teixeira, Frank Carlucci, secretário adjunto da Defesa, “que se encontra de visita particular ao nosso país, mas tem previstos diversos contactos ao mais alto nível com responsáveis portugueses. Carlucci, antigo embaixador norte-americano em Lisboa e ex-subdiretor da CIA, avistou-se ainda durante a manhã com o primeiro-ministro Pinto Balsemão. [À saída o sorridente Carlucci disse apenas ter debatido questões “gerais e defesa”]. De tarde o dirigente dos EUA tinha na sua carregada agenda contactos com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Futscher Pereira, com o CEMGFA, general Melo Egídio, e com o presidente da República Ramalho Eanes. No final de todas estas audiências, Carlucci será obsequiado pelo MNE com um jantar no Palácio das Necessidades”. “Carlucci, que diria ter vindo a Lisboa também para matar saudades e rever amigos, tem aproveitado os intervalos das audiências para conversas particulares [8]. (…). De qualquer modo, parece líquido que o responsável norte-americano debateu com as autoridades que o receberam questões ligadas ao reequipamento militar das Forças Armadas e um eventual papel, político-militar, do Estado português na questão namibiana” [9].
___________________
[1] Os economistas do passado, presente e futuro sempre exageraram, o povo esfumaçava Definitivos.
[2] Giovanni Passannante, cozinheiro e anarquista, trocou um casaco velho por uma faca de oito centímetros, “boa apenas para fatiar maçãs”, disse o dono da loja. No dia 17 de novembro de 1878, Umberto I, a mulher Margherita de Savoia e o primeiro-ministro Benedetto Cairoli, num cortejo real, atravessavam o Largo della Carriera Grande em Nápoles, Passannante “aproximou-se da carruagem do monarca, fingindo uma súplica, saltou para o degrau, de repente puxa de uma faca e atacou-o gritando: ‘viva Orsini! Viva a República Universal!’. Umberto I conseguiu desviar a arma, recebendo uma ferida ligeira no braço. A rainha Margherita atirou-lhe um ramo de flores à cara e gritou: ‘Cairoli, salva o rei!’ Cairoli segurou-o pelos cabelos mas foi ferido numa perna. Passannante foi atingido na cabeça com um sabre por Stefano De Giovanni, capitão dos couraceiros e foi preso. (…). Durante o julgamento, realizado em 6 e 7 de março de 1879, Passannante, que agiu sozinho, reclamou que as ideias do Risorgimento [a unificação da Itália] foram traídas, o Governo não se importava com o povo, que se tornava cada vez mais pobre por causa dos aumentos do imposto sobre a farinha. Passannante foi condenado à morte em 29 de março de 1879, embora a pena capital se aplicasse apenas em caso de regicídio, assim a sentença foi comutada para prisão perpétua”. E Passannante foi trancado em Portoferraio, na ilha de Elba, numa cela de 1,40 m, sem luz nem latrina, acorrentado, viveu 10 anos no meio dos excrementos até que, enlouquecido, o transferem para o manicómio de Montelupo Fiorentino. “Passannante permaneceu enterrado vivo, na mais completa escuridão, numa cela fétida situada abaixo do nível da água, e lá, sob a ação combinada da humidade e da escuridão, o seu corpo perdeu todos os pêlos, descolorou e inchou… o carcereiro que o vigiava tinha ordem categórica de nunca responder aos seus pedidos, ainda que fossem os mais indispensáveis e urgentes. O Sr. Bertani... podia ver este homem, esquelético, reduzido a ossos e pele, inchado, descolorido como a argila, forçado a ficar imóvel numa cama imunda, que emitia suspiros e levantava com as mãos uma grossa corrente de 18 quilos, que não podia mais sustentar por causa da extrema fraqueza dos seus rins. O infeliz emitia de vez em quando um grito lancinante que os marinheiros da ilha ouviam e ficavam horrorizados”, Salvatore Merlino, “L’Italia così com’ è”, 1891 em “Al caffè”, de Errico Malatesta, 1922. Depois do atentado “alguns jornais dirigiram acusações infundadas contra Passannante: O L’Arena de Verona e o Corriere della Sera de Milão retrataram-no como um malfeitor que matara uma mulher no passado, enquanto que numa litografia publicada em Turim relatava-se que o seu pai era um camorrista. (…). A família de Passannante foi presa, apenas o seu irmão conseguiu escapar. Giovanni Parrella, presidente da Câmara Municipal de Salvia di Lucania, foi a Nápoles para se desculpar e pedir um perdão de Umberto I. Num sinal de absolvição, por ordem dos conselheiros do soberano, a cidade natal de Passannante foi obrigada a mudar o seu nome para Savoia di Lucania, por decreto real de 3 de julho de 1879”. Passannante na música: “testamento de giovanni passannante, anarchico italiano” (2011), de inòrsominòre. (cover: “quando lo vedi anche”, inòrsominòre., - com um ponto no final e em minúsculas, é um projeto iniciado em 2005 por kappa, vocalista, guitarrista, compositor da finada banda, 1999-2004, de Verona Lecrevisse). E no cinema: “Passannante” (2011).
[3] Nesse mesmo dia na Lapa. “O fadista António Mello Correia, de 38 anos, proprietário do restaurante O Senhor Vinho, foi assassinado à facada e à catanada no quarto de cama da sua casa, na rua das Trinas, 36, 1.º à Lapa, por dois jovens, um dos quais (António Joaquim Viena, de 26 anos, operário fabril) acabou por ser detido cerca das 9 horas desta manhã, quando se preparava para abandonar o local num táxi. (…). A detenção de António Viena foi executada pelo ardina José Salvador que suspeitou dos ‘movimentos e das caras de dois indivíduos desconhecidos na zona’, quando se encontrava à porta do Clube dos Vendedores de jornais, localizado mesmo em frente da casa habitada pela vítima. ‘Como estava desconfiado fui sorrateiramente até ao pé de um deles e consegui deitar-lhe a mão. Só foi pena não ter alguém, o taxista teve medo, que me ajudasse para apanhar o outro’. (…). No momento em que foi imobilizado, António Viena, que tinha a catana e a faca escondidas debaixo do blusão, confessou logo o crime dizendo que se tratava de um problema de sexo. Versão que acabou por repetir mais tarde aos agentes da Judiciária, acrescentando que ele e o companheiro tinham conhecido António Mello no cais do Sodré, indo depois dali para casa do fadista onde tiveram ‘relações sexuais toda a noite’. (…). A catana e a faca faziam parte de uma coleção pertencente a António Mello, que habitava com a mãe, a qual de acordo com a vizinhança, mesmo que tivesse ouvido algum barulho suspeito, não se admiraria pois era hábito do Senhor Vinhas, como o fadista era conhecido no meio, ‘levar amigos lá para casa altas horas da noite, pois gostava muito de farra’”.
[4] “1. Os salários reais não aumentaram: só cresceu o desemprego, de 7,7 % em 1980 para 8,2 em 1981. 2. Inflação atingiu os 25%. 3. Registou-se a mais baixa taxa de atividade dos últimos quatro anos. 4. A indústria portuguesa perdeu competitividade internacional. 5. O investimento de capital fixo baixou de 9% em 1980 para 5% em 1981. 6. O PIB cresceu apenas 1,8 contra 4,9 no ano anterior. 7. As importações aumentaram 6,2% em volume. 8. As exportações diminuíram 1,8%. 9. O défice da balança comercial foi de 293 milhões de contos. 10. A dívida externa atingiu os 10 mil milhões de dólares. No primeiro semestre deste ano ultrapassou os 11 mil milhões e nesta altura já está a rasar os 12 mil milhões de dólares. 11. O Estado português paga de juros médios anuais ao estrangeiro mil milhões de dólares, ou seja, uns 80 milhões de contos”.
[5] A fazer fosquinhas merovíngias nas imediações do grande zigomático nos 100 anos do Instituto Superior de Economia e Gestão em 2011, Cavaco Silva: “qual o papel que devem ter os economistas na sociedade portuguesa de hoje? Esta interrogação recordudo recordou-me uma lição de sapiência que proferi em fevereiro de 1982, precisamente sobre esse tema, e que se encontra publicada na revista Economia. Antecipava-se, então, a segunda vinda do Fundo Monetário Internacional a Portugal, no contexto do acordo de ajustamento que acabou por vir a ser assinado em 1983. E curiosamente, ao reler o que então escrevi, conclui que muitas das interrogações e das expetativas da altura não perderam a sua atualidade. Vivia-se uma grave crise económica, marcada pelo desemprego, sobretudo entre os jovens. Havia uma grande desigualdade na distribuição da riqueza. Era baixa a produtividade da economia. E visível tendência para défices externos insustentáveis”.  
[6] Em 82, havia vida para além da bancarrota: hoje há “Death”, das Babymetal. São elas SU-METAL (Nakamoto Suzuka), MOAMETAL (Kikuchi Moa), e YUIMETAL (Mizuno Yui) ▬ “Headbangeeeeerrrrr!!!!!” ♫ “Doki Doki Morning” ♫ “Uki Uki Midnight” ♫ “Ijime, Dame, Zettai” ♫ “My First Heavy Metal". As Babymetal floriram do Sakura Gakuin. Sakura Gakuin, (trad. “academia da flor de laranjeira”), é um grupo adolescente feminino formado em abril de 2010 pela agência de talentos Amuse. “Como o grupo é concebido como sendo integrado de raparigas da escola secundária, quando um membro termina o liceu, também recebe o ‘diploma’ da Sakura Gakuin, isso é, abandona o grupo” ▬ single de estreia “Yume ni Mukatte / Hello! Ivy”, (12 de dezembro de 2010). As cachopas diplomadas da Sakura Gakuin são transferidas para outras bandas. A primeira foi Twinklestars ▬ primeiro single “Dear Mr. Socrates”, (28 de novembro de 2010). A segunda é Babymetal. A terceira Mini-Patissier. A quarta SCOOPERS ▬ “Brand New Day”. A quinta sleepiece ▬ “Medaka no Kyoudai”. A sexta “Pastel Wind. A sétima Kagaku Kyumei Kiko Logica? (Departamento Mecânico de Investigação Científica) ▬ “Science Girl Silence Boy”.
[7] Mais a sul impressionam mais: Suély Pedroso, 1,77 m, 98-62-95, sapato 37, nascida dia 3 de janeiro de 1992 em Joinville, Santa Catarina, Brasil: “estou solteira, e nunca namorei. Para me conquistar basta agir naturalmente, ser gentil, nada de ficar forçando situações, ou inventando histórias para tentar me impressionar. E claro, é fundamental ser bem-humorado”. {Bella da Semana c/ Michelle Poligamia e Vanessa Coelho}. Em 2012, participou no concurso da revista Playboy pelo rabo mais bonito do Brasil. P: “qual a mulher com o bumbum mais bonito do Brasil, além de você?” R: “Nicole Bahls” – 1,70 m, 64 kg, 90-60-105, uma panicat, (assistente de palco do programa Pânico na Band), que detonou Luana Piovani na net: “sou bem direta e verdadeira e falam nas costas. Para mim é covardia. Então, estou aqui para falar. Há muito tempo venho acompanhando as declarações nojentas e maldosas da boca da atriz Luana Piovani indiretamente. Estou cansada dos seus comentários podres, hipócritas e maldosos, Luana Piovani. Você já deveria ter maturidade até pela sua idade e passado negro. Cala a boca sua nojenta, falsa moralista, seu passado te condena. Essa foto pode te ajudar a lembrar”.
[8] Humanos como nós os políticos. David Cameron confessou à Tesco Magazine (2012) a sua primeira paixão por uma celebridade: “temo, como toda a gente, acho que tinha aquele cartaz da Cheryl Tiegs na parede”. (Cameron teria 11 anos). P: “será que também teve o famoso poster da Athena, da rapariga a jogar ténis?*”. R: “provavelmente tive”. Cheryl Tiegs reagiu: “ó meu Deus! Eu tenho um fraco por ele, acho-o tão inteligente e sedutor. Eu adoro um bom sotaque britânico. É algo que me derrete o coração. Isto apanhou-me de surpresa. Cameron e eu deveríamos definitivamente encontrar-nos um dia, só para dizer ‘olá’”. No outro lado do mar, na América, o “presidente Obama teve boa fortuna quando se trata de encontro com amores da adolescência. Depois de ele ter feito uma pose super nabo com Nichelle Nichols (a tenente Uhura em ‘Star Trek’), Nichols entusiasmada tuitou: ‘meses atrás pres Obama foi citado como dizendo que tinha uma paixoneta por mim quando era mais novo. Perguntei-lhe sobre isso & ele orgulhosamente confirmou-o!”. – Cheryl Tiegs ainda circula na net como regra 5: ou seja, “toda a gente gosta de uma rapariga bonita” (e elas multiplicam as visualizações dos posts): kickin’ it old school with Cheryl Tiegs!: “Barack Obama provou mais uma vez que é realmente um orgulhoso marxista (como Yuri Maltsev, ex-assessor de Mikhail Gorbachev, o chama) quando ele defendeu que os empreendedores americanos de sucesso ‘não construíram’ os seus negócios sozinhos. Os burocratas do Governo foram responsáveis pelo seu sucesso, o marxista na Casa Branca afirmou, citando escolas públicas, estradas, etc.”. – * Tennis girl “a fotografia foi tirada por Martin Elliott em setembro de 1976, e apresenta Fiona Butler (agora Walker), de 18 anos, a sua namorada na época. A foto foi tirada na universidade de Birmingham, usando um vestido emprestado, raquete e bolas. O poster foi publicado pela primeira vez, como parte de um calendário para o jubileu de prata da Athena, em 1977. (…). Butler disse que não estava envergonhada por posar nem amargurada por não ter recebido royalties da foto”. “A sra. Walker não era uma entusiasta jogadora de ténis e pediu emprestado um vestido a uma ‘amiga de uma amiga’, as sapatilhas do pai e usou as bolas de ténis do cão para a foto”.
[9] “Durante o início da década de 70, Donald Rumsfeld tornou-se protegido do sr. Carlucci enquanto o sr. Carlucci lhe mostrava o ringue. Carlucci foi subsecretário de Saúde, Educação e Segurança Social quando Caspar Weinberger era secretário durante a administração de Nixon. Carlucci tornou-se embaixador de Portugal, e serviu nesse posto de 1974 até 1977. Ele ainda é lembrado com muito carinho entre os vencedores do coup d’état de 25 de novembro”.

na sala de cinema

V Madonna: daisenso” (1985) ou “Go For Broke!”, de Genji Nakamura, os “Sete samurais” (1954) de Akira Kurosawa defendem os fracos no espírito da década de 80: “no total são cinco (e não sete) as guerreiras de rua recrutadas para ajudar um grupo de rapazes (da Hope Hill High School) que vivem encurralados pelos subornos e a violência constante, que um grupo de motociclistas (os Yagyu), liderados por uma dominadora que mantém um romance com uma das raparigas do grupo rival, exerce com mão dura num sítio localizado nos arredores de Tóquio”. “Pauline à la plage” (1983) de Éric Rohmer, estreado sexta-feira, 22 de março de 1985 no Estúdio 444 e no Quinteto, a Comissão de Qualidade não lhe concedeu a menção “filme de qualidade”. “Marion (Arielle Dombasle), estilista em Paris, e Pauline (Amanda Langlet), a sua jovem prima, passam as férias numa estância balnear na Normandia. Encontram Pierre (Pascal Greggory), apaixonado por Marion, Henri (Féodor Atkine), um etnólogo divorciado e atraente, assim como Sylvain (Simon de la Brosse), um adolescente à procura de uma moça da sua idade”. “Seguindo a influência do grande Jacques Tati em ‘Les vacances de Monsieur Hulot’ (1953), talvez o seu filme mais emocionante, Rohmer desliza a câmara silenciosa, aproximando-se o suficiente dos protagonistas. Nas conversas que estes mantêm, parece como se o realizador estivera participando, deleitando-se com o que escuta”. – Finalizados os Seis contos morais [1], Pauline, “um enorme sucesso no seu lançamento americano (em parte graças, sem dúvida, a um cartaz retratando a sexy Arielle Dombasle em primeiro plano num biquíni)”, é o terceiro dos seis filmes do novo ciclo de Rohmer, Comédias e provérbios: “La femme de l’aviateur” (1981) ou “Nós não poderíamos pensar em nada”, antítese da obra de Alfred de Musset “Nós não poderíamos pensar em tudo”; “Le beau mariage” (1982) ou “Que mente não divaga? Quem não constrói castelos em Espanha?”, de La Fontaine; “Pauline à la plage” ou “Quem fala muito, prejudica-se”, de Chrétien de Troyes; “Les nuits de la pleine lune” (1984) ou “Quem tem duas mulheres perde a sua alma, quem tem duas casas perde o juízo”, provérbio da província de Champagne; “Le rayon vert” (1986) ou “Que venha a hora onde os corações se apaixonam”, verso do poema “Chanson de la plus haute tour” de Arthur Rimbaud; “L’ami de mon amie” (1987) ou “Os amigos dos meus amigos meus amigos são”, provérbio.
___________________
[1] Os Seis contos morais são: “La boulangère de Monceau” (1963), “La carrière de Suzanne” (1963), “La collectionneuse” (1967), “Ma nuit chez Maud” (1969), “Le genou de Clair” (1970), “L’amour l’après-midi” (1972).

no aparelho de televisão

Fisga”, estreia sábado, 17 de outubro de 1987, na RTP1, pelas 17:30: “novo espaço televisivo da autoria de Zita Rocha e Piedade Maio em que se explora o grande manancial de potencialidades e espontaneidade dos jovens”; no sábado 5 de dezembro desse ano é suspenso, por terem sido “gravemente desrespeitados valores culturais e nacionais que os portugueses prezam e a RTP defende”, justificava o comunicado da Direção de Programas da RTP. O tema desse episódio fora a nacionalidade e “um dos intervenientes não obedeceu ao sentimento e ao respeito pelo tema em questão”. O ator João Grosso cantara o hino nacional batendo com os pés no chão a acompanhar o ritmo. “João Grosso protagonizou nas várias edições do programa Fisga uma série de sketches [textos de Eduardo Rodil] que tiveram o propósito didático de pôr os jovens a pensar sobre determinadas questões, incentivando-lhes o espírito criativo e interventor com a irreverência própria da juventude. Já no final do programa, o vocalista do grupo Ocaso Épico cantava uma estrofe de última hora sobre a censura na RTP. Os telespetadores souberam da suspensão após o Jornal de Sábado com a leitura do comunicado da Direção de Programas. Segundo fonte da RTP, algumas dezenas de pessoas telefonaram para as suas instalações dando o seu apoio à decisão”. Em 2012, João Grosso relembrava: “cantei o hino com energia roqueira, com o pessoal todo que estava no estúdio, portanto os jovens que assistiam ao vivo, a marcar o ritmo com os pés e foi uma ofensa aos símbolos nacionais, e tive um processo aberto na secção da Polícia Judiciária de Combate ao Terrorismo e ao Banditismo”. No dia 7 de novembro, nesse programa, gravado ao vivo no teatro Europa, estreavam-se na televisão os Mão Morta. – Os dirigentes da Ação Católica Rural das dioceses de Braga, Guarda, Lamego, Viseu e Vila Real também protestavam contra a RTP. A dirigente Maria Margarida Soares de Moura afirmou que a sua organização “repudiava vivamente certas iniciativas e até reclames publicitários”, principalmente a presença da deputada italiana Cicciolina, no dia 26 de novembro, no programa das quintas-feiras “Já está”, de Joaquim Letria, na RTP2. “O comportamento de Cicciolina – disse a militante católica – é um atentado contra a dignidade do ser humano e muito diretamente da mulher”. “Chuva na areia”, segunda-feira, 7 de janeiro de 1985 / sexta-feira, 3 de maio de 1985, do romance “Agarra o verão Guida, agarra o verão”, de Luís de Sttau Monteiro: “as aventuras são passadas numa vila piscatória dos anos 1960, Vila Nova da Galé, construída em Tróia com a arte e engenho do arquiteto Conde Reis. A Vila Nova da Galé é invadida por turistas prontos a gozar as suas belezas naturais. Esses turistas são os alemães Adolf Schmidt (António Rama) e Hans Neuber (Carlos Wallenstein), e com a ajuda de Vilela (Henrique Viana) e do banqueiro Vítor Costa (Baptista Fernandes), querem modernizar a cidade com construções de hotéis e piscinas. A população sente-se agitada pelas alterações aos hábitos que essa afluência implica. (…). Toda a história se centra no Caniço (Nuno Melo), pela sua fama de ladrão de praias, [e prostituto de camones, falecido por capadura], e na Guida (Natália Luísa), principalmente, pois esta quer Agarrar o verão, e só consegue isso em setembro com a chegada da Chuva na areia[1]. No primeiro episódio: “Nunes (José Viana), Antunes (Carlos César), Esteves (Armando Cortez) e Gomes (António Montez) jogam à bisca e conversam enquanto Mimoso (Rogério Paulo) os observa. Chega à pensão o Silva (Rui Pedro), o caixeiro-viajante. Desenrola-se um pequeno diálogo agressivo entre Antunes e Nunes. No interior da igreja, o padre Correia (António Lopes Ribeiro) encontra Maganão (Manuel Cavaco) que terminada a reza, conversa sobre os desembarques de contrabando em que ele anda envolvido. Vilela continua no café a conversar com Neuber. O tenente Ferreira (Rui Mendes) observa-os sentado noutra mesa. Entretanto, chega D. Odete (Alina Vaz), a mulher do tenente, que se senta à mesa do marido”, frustrada por viver numa pacata vila a que chama “esta merda desta terra”. – As telenovelas brasileiras foram o saca-rolhas de Portugal da Idade Média. Universidades no lar, elas ensinaram às mulheres imaginação no vestir e aos homens cultura geral. “Na segunda-feira, 16 de maio de 1977, a estreia de Gabriela marcou uma outra revolução entre nós. Com a apresentação da primeira novela, houve um reencontro de todos, com a vivência da democracia conquistada. O romance de Jorge Amado transfigurado em televisão estimulou o convívio nas famílias, acordou uma nova consciência social. Os políticos suspendiam os trabalhos da Assembleia Constituinte, em frente da televisão. Os ministros faziam uma pausa de hora marcada e até o dr. Álvaro Cunhal chegou uma vez atrasado ao programa Mosaico, na RTP, por ver Gabriela” [2]. “O astro”, segunda-feira, 16 de outubro de 1978 / quinta-feira, 5 de julho de 1979. Na quarta-feira, 21 de março de 1979 “drama na Brandoa: um soldado da Guarda Nacional Republicana matou a própria mulher a tiro porque ela se recusara a fazer-lhe o jantar. O disparo não foi ouvido pela vizinhança pois, àquela hora, estava toda a gente com a televisão ligada, a ver O astro. D. Alice, testemunha ocular, conta que a vítima, ao era atingida na cabeça, ergueu as mãos e gritou ‘ai os meus ricos filhos’. E caiu morta. Chamava-se Ana Maria Rosa e tinha 28 anos. O homicida, agora viúvo, é o soldado Fernando Martins Canelas, que aparenta 30 anos e que, após a consumação do crime, foi-se entregar ao posto da corporação a que pertence, na Brandoa. [D. Alice, vizinha do casal] conta que não tem televisor e por isso costumava ver O astro na casa da vítima. Marido e mulher andavam amuados há vários dias (estavam na fase de se tratarem por você) e, (…) ao almoço, ele tinha recusado a comida que ela lhe preparara. Preferiu cozinhar o seu próprio almoço. (…). Quando estavam todos em casa (o casal e os filhos, além de D. Alice e um filho desta) o marido ordenou à esposa que lhe fosse fazer o jantar. A reação da vítima não se fez esperar, ‘se você fez o almoço, agora faça o jantar…’. A partir daqui, o ‘cabeça de casal’ passa a agredir a mulher com vários murros na cabeça e chega a pegar numa cadeira como arma de arremesso, mas desiste, tem uma ideia melhor: dirige-se ao quarto e aparece com uma Walther. Ana Maria Rosa é atingida com um tiro na cabeça. (…). No momento do tiro, conta D. Alice, ‘estava o Alan a conversar com a Amanda’. Ela, Alice, correu então a chamar outra vizinha, a D. Isilda, que ficou espantada com a coincidência: a outra a chamá-la, ‘ó dona Isilda’, e no pequeno ecrã a ‘tia’ também a chamar, ‘ó Márcio, ó Márcio…’. [O GNR] era um homem grosseiro que se irritava facilmente e, prova disso, as nódoas negras que a mulher trazia sempre pelo corpo. Aliás, outro vizinho conta que, meia hora antes, Ana Rosa tinha lá estado em casa e às tantas dissera, na reinação, ‘vou-me já embora, se não o meu marido parte-me os cornos”. Noutra notícia, uma miúda de 10 anos, ao ser proibida pelos pais de ver O astro durante uns dias, fugiu de casa para o Porto com 360 contos em jóias e dinheiro. Uma espetadora de Camarate escrevia para a revista O astro: “sempre que vejo o Tony Ramos na televisão, sinto-me apaixonada por ele. Vejam se eu também posso entrar na telenovela”. Terminado O astro houve uma pausa nas telenovelas brasileiras. A abstinência foi terrível, os portugueses ressacavam. Até que segunda-feira 15 de outubro de 1979, na primeira página do Diário de Lisboa, a boa nova: “a partir desta noite, 70 horas de telenovela com Dancin’ days. Finalmente a partir das 20:30 de hoje, a quinta telenovela brasileira virá animar os serões dos portugueses, de muitos milhares de portugueses”. Entretanto, a RTP2 transmitira, fraco paliativo para as dores da privação, de quarta-feira, 11 de julho de 1979 a quarta-feira, 15 de agosto, a telenovela venezuelana “Dona Bárbara” [3].
___________________
[1] Um tele-romance e não uma telenovela, distingue Luís de Sttau Monteiro: “a telenovela tem uma técnica própria que assenta, essencialmente, ou na narração televisiva de uma pequena história em cada episódio ou, como é mais frequente, na narração de duas pequenas histórias por episódio: uma que termina, outra que começa. A terminar a ação da que começa (e que vai acabar no episódio seguinte) uma cena de suspense, mais ou menos elaborada, que tem por objetivo ‘prender’ o espetador e levá-lo a querer ver o desfecho da cena. Trata-se, apesar de tudo, de um processo um pouco rudimentar que se adivinha destinado a agradar às audiências que, embora vastas, não terão um grau de exigência muito elevado. Chuva na areia não assenta, assim, num doseamento mais ou menos habilidoso de incidentes artificiais em relação à vida nem pretende fornecer aos espetadores pequenas doses diárias de suspense. Antes pelo contrário: proporciona-lhe a possibilidade de rever, criticamente, um período que ele viveu e de entender melhor muita gente que ele conhece e com quem se dá no seu dia-a-dia. Todos os acontecimentos são verosímeis. E a técnica utilizada para os narrar andará próxima do folhetim, que, tendo marcado épocas e gerações, pode retomar o gosto pela vida na sequência desta experiência”.
[2] As putas do Bataclan: “durante a exibição da novela Gabriela compareci a uma festa em Ilhéus e lá encontrei as senhoras da sociedade todas elas fantasiadas de putas do Bataclan. Uma delas debruçou-se sobre mim, sussurrou-me ao ouvido: ‘sou Clarinda, rapariga de Augusto Juvenal e teu xodó, te lembras?’ De Clarinda me lembrava, nunca a esquecerei, mulata caboverde, rosto oriental, riso de malícia, olhos de quebranto, boca de, peço perdão, não digo de quê a boca, seria falta de respeito para com a brancarrona cor de leite, quarentona grã-fina e licenciosa a querer passar por puta inocente, saí de baixo”, Jorge Amado, no livro de memórias, “Navegação de cabotagem” (1992).
[3] O remakeDoña Bárbara, La Devoradora de Hombres” (2008-09): “Bárbara é uma mulher atraente, criada principalmente nos rios da Venezuela pelo seu pai, capitão de barco. Sua mãe era uma índia que morreu ao dar à luz. Ela estava loucamente apaixonada pelo jovem Asdrúbal até que a tragédia esmagou tudo. Alguns homens que trabalhavam para o seu pai roubam-lhes o barco e matam-lhe o pai. Os patifes então violam-na e matam-lhe o namorado. Isto faz com que odeie os homens, mas ao mesmo tempo dorme com eles para conseguir o que quer. Ela envolve-se com Lorenzo Barquero, proprietário de uma fazenda de gado, de quem fica grávida e tem uma filha chamada Marisela”. Marisela é interpretada por Génesis Rodríguez, 1,65 m, 52 kg, 86-60-81, sapato 40, olhos castanhos, cabelo castanho, nascida em Miami, dia 29 de julho de 1987. Citação: “Génesis como uma fonte. Como no princípio da vida, do mundo. O meu pai tinha acabado de se separar da sua primeira mulher, quando ele conheceu a minha mãe, Carolina. Alguns meses depois cheguei eu – surpresa! Eles pensaram que era um augúrio de sorte para toda a vida”. Génesis: “Deus, a minha família e os meus amigos conhecem-me e são os únicos cujas críticas me podem afetar”. Ela foi dançarina no “El club de los tigritos”, e é atriz de telenovelas: “La prisionera” (2004), “Dame chocolate” (2007) e filmes: “Identity Thief” (2013), “Hours” (2013). – Na Prisionera contracenou com o ator mexicano Mauricio Islas, 31 anos. No dia 28 de junho de 2004, a Telemundo ofereceu ao elenco uma festa no hotel Mandarín, de Miami. Depois da meia-noite, Islas e Génesis, a um mês dos 17 anos, “aparentemente tinham bebido e logo subiram a um quarto onde tiveram relações sexuais. Dias depois, durante a gravação de uma cena, Génesis sofreu um desmaio, fracturou um calcanhar e foi de imediato levada para um centro médico. Fontes próximas do caso dizem que foi nesse momento, quando, ao lado do pai, o médico lhe fez uma pergunta de rotina sobre se podia esta grávida, devido ao risco de exposição aos raios x, à qual ela respondeu que tinha as suas dúvidas e foi aí que a bomba estalou”. Sobre o seu descruzar de pernas: “segundo declarações de Génesis, ‘foi fácil de manipular’ e se sentiu presa naquela situação. Finalmente, a polémica terminou quando um juiz determinou um acordo entre a família da jovem e o ator mexicano. Diz-se que o acordo incluiu vários milhões de dólares e cem horas de trabalho comunitário, além de algumas desculpas públicas, evitando dessa forma a pena máxima que ascendia a 15 anos de prisão”. Islas foi retirado da telenovela e substituído por Gabriel Porras.

na aparelhagem stereo

O decano dos povos periféricos está na posição de rabo de pato – “Companhia! / braços estendidos / punhos fechados / dedos para cima / ombros encolhidos / cabeça para trás / rabo de pato”, “Chu Chuá” (2011), Panda Vai à Escola; braços estendidos, confere, punhos fechados, confere, dedos para cima, confere, ombros encolhidos, confere, cabeça para trás, confere, rabo de pato, confirmadíssimo, e nesta posição seus jovens esgotam os produtos, sólidos ou espirituais, alistados e apreçados no catálogo internacional de luxe. Um candeeiro design, um input económico, um trend cinematográfico, um buzz musical, vendem-se às rebatinhas. É uma geração com poder estético, nos subúrbios da Europa: “acho que esta nova geração é uma geração masculina que tem, que tem mais cuidado com a sua aparência, a sua forma física, tem algum cuidado com o que diz respeito também ao vestir”, Sérgio Rosado, uma asa dos Anjos. Aformoseados eles querem casar, elas guardam seu celofane original para eles: “Arranjei uma miúda / Que ainda tem os três vinténs / Fechados a sete chaves / Que os não dá a ninguém”, “Esta miúda (dá-me cabo da cabeça)” (1995), Nel Monteiro.
Os casamentos, significantes, hissopam-se em terreno consagrado, na arena do arrabalde, no concerto do artista devotado. Tony Carreira é a suma teológica arredor, ele é Bono, Springsteen, Dylan, Bieber, uma direção (One Direction). Certo apaixonado par, mal findaram as núpcias, nem as fatiotas da cerimónia despiram, e já bem-fadavam sua felícia num espetáculo do Tony Carreira; esclarecia o recém-esposado: “já tínhamos planeado casar neste dia 13 de maio e foi precisamente coincidir com um concerto dele… tínhamos os bilhetes comprados para o concerto dele”; a feliz consorte, Iva Alves, interpreta as inscrições nas suas preciosas alianças: “o nome da música. A minha tem ‘Não desisto de ti’. A dele tem o nome da música ‘Viver sem ti não é viver’”. “Gosto muito do Tony Carreira e o meu marido também”. No toque de género, errou o major Valentim Loureiro a sua avaliação do supremo dos cantores: “é o artista, enfim, põe todas as mulheres com os corações, enfim, um bocadinho, um bocadinho abalados”.
Iguais cenas da vida no campo. Concerto dos U2 no Estádio Municipal de Coimbra, 2/3 de outubro de 2010, uma pechincha, preços de 32 a 260 euros. Havia três controlos de bilhetes e adeptos: 1º o bilhete é conferido a olho nu, 2º toda a gente é revistada, 3º controlo eletrónico do bilhete através do código de barras. Foi um festival de fãs. Vítor Machado: “eu pra mim basta ‘tar a ouvir o Bono que começo a chorar. ‘Tá tudo dito. Já oiço U2 desde praticamente pra’í há 20 anos e o Bono a mim diz-me muito”. Sérgio Cardoso, o primeiro na entrada, chegou ao estádio: “uma, uma e meia da tarde, quinta-feira” (concertos no sábado e domingo). “Porque, porque queria ser o primeiro mesmo, porque já oiço U2 há 15 anos e ‘tou passado por eles” (repórter: ‘tás apaixonado por eles?) “exato”. O casal José Besteiro e Ana Rosa likes montes matrimoniar-se no estádio. Besteiro: “sabemos que podemos pôr música, podemos forrar a nossa mesa onde nos vamos casar com a bandeira dos U2”, Ana: “podemos decorar a tenda”, Besteiro: “podemos pôr música e já agora… (repórter: qual é a música?), Besteiro: “‘All I Want Is You’ é o mote do casamento, é a música da minha vida e da dela”. Desilusão e esperança perante a impossibilidade material do nó num terreno sagrado. Besteiro: “ao princípio sim, ficamos um bocadinho revoltados, porque não percebemos imediatamente o porquê, é que esquecemos sempre da parte legal. Um casamento, o casamento é um acto solene, é um acto civil, em que pode aparecer alguém que diga: eu impeço este casamento por isto ou por aquilo”. Com a ajuda da produção esperam que o vocalista lhes dê a bênção e ajude no casamento. Besteiro: “passou um passarinho no Twitter”, Ana: “e disse. Foi”, Besteiro: “mandou-me um tweet a dizer que o Bono já sabia da nossa história e que nos ia chamar ao palco”. Outro fã trocava os vouchers por bilhetes para a zona mais cara, a Red Zone: “bem, os nossos bilhetes, cada um custou 250 euros há um ano atrás”. “Vale, sem dúvida que sim, é uma oportunidade única de ver os U2 em Portugal. O meu filho acompanhou-me, desta vez, também é um fã dos U2, e ter um grande prazer também investir neste pequeno prémio pra ele pra assistir comigo e com a minha esposa, também, a ver os U2”.
“A organização dos concertos dos U2, em Coimbra, confronta-se com casos invulgares como o de um casal que se separou após adquirir os ingressos e acabou em tribunal a discutir a titularidade das entradas. ‘O homem defende que os bilhetes lhe pertencem. Alega que foi ele que esteve na fila para os comprar’, disse hoje à agência Lusa uma fonte da produtora Ritmos & Blues. Outro caso envolve também um casal, igualmente desavindo depois da compra dos bilhetes com lugar marcado e que recusam agora sentar-se ao lado um do outro no estádio. ‘Compraram bilhetes juntos, entretanto a relação acabou e não querem ficar ao pé um do outro’, sublinhou a fonte. Em declarações aos jornalistas, Álvaro Ramos, responsável da Ritmos & Blues, aludiu também a casos de fãs dos U2, atualmente grávidas, preocupadas com os acessos ao estádio. ‘Temos histórias giríssimas de pessoas que compraram o bilhete [há um ano] e agora estão grávidas, ligam-nos a dizer que fizeram mal o planeamento familiar e estão muito preocupadas como é que vêm [aos concertos]’, frisou. Outros admiradores da banda irlandesa, adiantou, ‘compraram [acessos] de deficientes e já não são. Outros não eram e passaram a ser’”. Caindo num caldeirão destes, poção de vida mágica, não há outra alternativa senão afundar-se na bebida e na droga: “Keep Control Plus” (2009), Sono, banda de Hamburgo.
O Papa Bento XVI prevenia em 2000, talvez com o seu espírito em Fátima, contra o rock: “é a expressão de paixões básicas que nos festivais de música ganha um carácter de culto oposto à adoração cristã”.
Pelos caminhos de Portugal:
Mário Mata nasceu em Luanda dia 2 de setembro de 1960. Em agosto de 1974 retorna a Portugal. “Passou a sua juventude no Algarve, e mais tarde assentou arraiais com a família em Penela, Coimbra. Em 30 anos de carreira, gravou apenas 5 discos: 3 na década de 80 (quando foi descoberto), um na de 90, e outro já neste novo milénio. É muito pouco para tantos anos dedicados à música, por paixão. Mas continuou sempre, e teimosamente, de viola às costas, cantando em bares e pequenos espaços, com pouco mais que apenas ele e a sua música, e sempre que possível com o seu amigo e companheiro de palco João Ma” ▬ “Não há nada p'ra ninguém” (1980) ♫ “Rolling na Reboleira” (2012). Conjunto Mundo Novo “foi fundado em 29 de agosto de 1990. Preparavam-se para no dia 31 de dezembro dar o seu primeiro espetáculo no lugar Catraia de Assequins em Águeda. Inicialmente era constituído por seis elementos: dois acordeonistas, um guitarrista, um percussionista, duas vozes femininas e muita vontade de levar a música portuguesa aos ouvidos das pessoas. Os instrumentos tocados eram o acordeão eletrónico e acústico, viola ritmo e os instrumentos de precursão tradicionais como o bombo, a pandeireta e os ferrinhos acompanhados pela caixa ritmo” ▬ “Mexe, mexe mexilhão” (1994) ♫ “Grilinho sai da toca” (2001) ♫ “Ruz truz truz / A picada do ouriço” (2009/2010). – O grilinho é um bicho escuro muito na boca do povo. Em Padim da Graça, Braga, “Alzira e um cantor pimba vivem na mesma rua. Ele fez uma canção sobre o grilo da Zirinha. Ela não gostou, ‘deu-lhe duas chapadas’ e ele levou o caso a tribunal. A mulher foi admoestada pelo juiz, mas agora corre outro processo na Justiça, com Alzira a pedir uma indemnização. João Miguel Costa, 39 anos, cantor e compositor, é vizinho de Alzira Reis Gomes, 52 anos, operária têxtil, casada, mãe de três filhos e descendente de uma das famílias mais conhecidas de Padim da Graça. Alzira é conhecida na freguesia de Braga por ‘Zirinha’”: “Cacei o grilo à Zirinha” (2013). Miguel Costa explicou-se: “a senhora é que tocou na campainha de minha casa, alguém lhe disse que o Miguel fez um CD muito bonito e q’a música era pra ela. Ela foi influenciada por alguém, não pelo Miguel, foi alguém que a influenciou” (repórter: foi lá a casa ouvir o CD?) “exatamente” (repórter: ouviu a música?) “ouviu essa música, ouviu todas elas, porque o meu CD começa desde ‘O meu querido pai’ à última faixa” (repórter: ela disse alguma coisa em relação a essa música?) “ela disse, gostou muito”. “Essa senhora, então, julgando que a música q’é pra ela, só aparece uma vez por ano às comissões de festas, chega lá, intimidou a comissão de festas, porque a mãe é empresária, e então intimidou a comissão de festas, à partida, que se puserem o meu CD a tocar que automaticamente não há, essa verba não lhes é atribuída”. Agora Zirinha exige 6 mil euros alegando ser vítima de chacota popular por causa  do “Cacei o grilo”. O compositor não desiste, insiste noutro hit: “O peixinho da Maria, é outro, isso é outro tema que vai ser integrado num outro CD que eu vou lançar, vamos ver se tudo nos corre bem, pronto. Eu ‘tou a trabalhar com força nisso (…) espero que nenhuma Maria se vá zangar comigo, por amor de Deus, que isto já, porque o tribunal já me está aqui até à palinha do cabelo” [1].
___________________
[1] A gravação foi inventada para gravar música portuguesa. Fonoautógrafo, sistema de gravação inventado em 1857 por Édouard-Léon Scott de Martinville, 20 anos antes do fonógrafo de Thomas Edison. Martinville foi o primeiro a gravar som, Edison o primeiro a reproduzi-lo. “Por mais de um século, desde que ele capturou as palavras ‘Mary had a little lamb’ numa folha de alumínio, Thomas Edison tem sido considerado o pai da gravação sonora. Mas investigadores afirmam ter descoberto uma gravação da voz humana feita por um francês pouco conhecido, que precede em cerca de duas décadas a invenção de Edison do fonógrafo”. O historiador de áudio Patrick Feaster: “Édouard-Léon Scott de Martinville foi o inventor da ideia de gravar sons do ar através de uma membrana. Assim, a ideia básica é que isso abrande todos os microfones, todos os dispositivos de gravação de som que temos hoje”. Em 2008, cientistas do Lawrence Berkeley National Laboratory, Califórnia, extraíram o som de um fonoautograma de 1860, do que julgaram ser a voz de uma criança cantando “Au clair de la lune”. Cientistas do “first sounds” alcançaram outra conclusão, o historiador de áudio David Giovannoni: “neste momento, esta gravação de ‘Au clair de la lune’ ainda é de 9 de abril de 1860. Isso não mudou. O que muda é a nossa interpretação. Em vez de uma janela abrindo-se para o passado, onde esta jovem está tentando chegar até nós, cantando ‘Au clair’, em vez disso, agora entendemos que os sons vindos através dessa janela são do próprio inventor a fazer uma experiência”. Patrick Feaster: “decidimos que, em vez de reproduzir a voz de uma jovem, provavelmente a filha do inventor, estamos realmente a ouvir a voz do próprio inventor. Nós reproduzíamos na velocidade errada. Mas, além dessa gravação, tropeçamos numa arca de material novo num arquivo em França datando de três anos antes, portanto, um lote de gravações de 1857”. – Atualmente, a Vulcan Cylinder Record Company, Sheffield, Inglaterra, ainda comercializa cilindros de cera: “He’s In The Jailhouse Now”. “Na década de 1890, cilindros de cera (para o fonógrafo) e discos de goma-laca (para o gramofone) eram tecnologias competindo no mundo da gravação de sons. Os ouvintes podiam ouvir as vozes de Thomas Edison, inventor do fonógrafo e Emil Berliner, criador do disco” ▬ fotos na inspiradora lua, “Au clair de la lune”: Georges Méliès ♫ Colette Renard ♫ looolPathétiqueMc Solaar.

65 Comments:

  • At 1:02 da manhã, Blogger Tétisq said…

    Não conhecia esse Jacinto Nunes mas, não gostei.
    Agora queremos cultura, a comunicação social gosta de investimentos em cultura mas, o governo continua a não investir na cultura. Não temos ministros com sensibilidade para a ópera de Viena só temos o Vitor Gaspar com a sua sensibilidade estética para documentos de estrategia 'bonitos'

    Entretanto acho que esta semana o sr que canta 'o Grilo da Zirinha' foi absolvido.
    Bom fim-de-semana*

     
  • At 1:25 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    7.º post sobre 1982, e ainda faltam mais dois para chegar aos loucos anos 83 / 84 / 85 em que havia racionamento, que a massa em divisas não dava para comprar cereais e petróleo. Neste post começo a contar a história da remoção de Umberto I, o primeiro anarquista que tentou esfaqueá-lo falhou, Passannante foi condenado a ser acorrentado numa cela sem luz, o segundo terá o mesmo fim, até que um terceiro consegue melhorar, pela seleção natural, a nobreza italiana. E o único móbil dos ataques era a nobreza viver no fausto e o povo na miséria. Às vezes é necessário dar uma lição à classe dominante. Por exemplo, atualmente, a Europa esqueceu que o Estado Social não surgiu do bom coração do capitalista, mas de uma necessidade de travar o espetro do comunismo, sem essas introduções de Bismarck, depois da Rússia caía a Alemanha, que era por onde deveria ter começado a revolução do proletariado, segundo a teoria marxista.

    O governador do Banco de Portugal da altura recomenda, claro, medidas de austeridade, a economia vivia acima das suas possibilidades, através de empréstimos. Uma austeridade que continuará até choverem os subsídios da CEE. Mas quem fazia o relatório era Cavaco Silva, que devia estar nas sete quintas, vingativo como é, ao ver Balsemão estrebuchar sem conseguir bons resultados económicos. Nessa altura andava Eanes pela Áustria, e os povos do norte embasbacavam os do sul pela sua limpeza, ordem e organização. Nesse final de ano, Carlucci também visita Lisboa, o homem da CIA que ajudou o PS na senda da vitória. Também há a colorida história do Senhor Vinhais, e de uma realidade da sociedade portuguesa que se faz por esquecer, que a vida gay não era fácil, a malta vinha dos subúrbios para os roubar.

    A talho de foice tive que meter as Babymetal, só os japoneses é que podiam fazer estas misturas, e com ramificações para outros grupos. E também a Suély Pedroso, como prova de que a Europa não é competitiva. David Cameron mostra o seu lado juvenil de quando tinha na parede os posters da moda do final dos anos 70, a Cheryl Tiegs e a rapariga da Athena. Passei ao de leve pelo ciclo de Eric Rohmer dos anos 80 “Comédias e provérbios”. O programa Fisga que foi suspenso quando o João Grosso cantou o Hino batendo com os pés no chão. E os católicos a protestarem pela Cicciolina ter ido ao programa do Joaquim Letria.

    As telenovelas brasileiras foram a verdadeira universidade do país, ensinaram mais do que qualquer faculdade ou instituto, o país parava para ver e aprender. Citei algumas belas histórias, como aquela do GNR da Brandoa que matou a mulher durante a transmissão do “Astro”. A “Chuva na areia” foi uma telenovela intelectual portuguesa, acho que agora todas as da TVI o são.

    A música começa por um povo na posição de rabo de pato, a preferida nacional, e de como os lugares onde estão os ídolos são sagrados. Tony Carreira e o Tony Carreira irlandês, os U2, na lírica semelhantes, no coração dos fãs, iguais. Tony era um cantor para mulheres mas agora os homens adoram. Os Mundo Novo são dos anos 90, tive que metê-los por causa do grilo, que é um bicho escuro e peludo que anda na boca do povo. Fiz um pouco de história da gravação de Martinville a Edison, e claro a melhor versão de “Au clair de la lune” é de Méliès, é… silenciosa.

     
  • At 1:32 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Tétisq: estava eu a fazer o resumo quando apareceu o comentário. Nem sei se jacinto Nunes ainda está vivo, era o governador do Banco de Portugal na altura, de um Portugal falido, mas felizmente independente e conseguiu sair da falência, agora será muito difícil, impossível até e vai lançar muita gente na miséria, eu sei, porque sou um deles.

    É verdade ele foi absolvido, não acrescentei no post, que já estava escrito há bastante tempo, para não aumentar mais. Quando se perdeu tempo e dinheiro nestes “processos” quando as coisas se resolviam à estalada, a justiça será sempre lenta.

     
  • At 2:33 da tarde, Blogger Pedro said…

    Há ali uma parte no post e um parágrafo na nota explicativa que servem apenas para me foder o juízo, não é? ahaha

    http://obscureport.blogspot.pt/2011/01/best-frontman-roman-catholic-church.html

     
  • At 3:23 da tarde, Blogger Tétisq said…

    Pensava que estava aacabado, não me lembrei dos teus resumos e 'atravessei-me' desculpa.

    Pois a autonomia portuguesa agora não é muita!

    Pobre Méliès que viu quase toda a sua obra ser consumida pelo fogo...

     
  • At 8:09 da tarde, Blogger José said…

    Eu sempre que venho aqui fico a saber um pouco mais, nem sempre leio o post todo, mas o comentário que fazes aqui, esse leio sempre todo, e desta encontrei aqui isto, é o que eu sempre tenho pensado.
    "Estado Social não surgiu do bom coração do capitalista, mas de uma necessidade de travar o espetro do comunismo".
    Fui uma vez com a minha mulher a Fátima, ela foi pagar uma promessa, não sei se foi por ter casado comigo, e enquanto ela andou entretida a comprar e queimar as valas, eu andei vendo o pedaço do muro de Berlim, e as pessoas andarem engalfinhadas, a meter notas de vinte e de cinquenta nas ranhuras da N. Senhora, e também vi a bala que entrou na ranhura do Papa. Com isto quero dizer que os papas e cardeais deram uma ajuda boa aos capitalistas,porque são da mesma família. E as coisas a partir daí tomaram este rume que a gente ainda vai seguindo.
    Um abraço,
    José.

     
  • At 8:21 da tarde, Blogger São said…

    A Humanidade emaranhou-se de tal ordem em circuitos fechados que anda a repetir o mesmo enredo há séculos.

    Portugal, então, encalhou numa curva estreira do tempo e dali não sai, dali ninguém o tira!

    Boa semana.

     
  • At 11:21 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Inspirei-me na Dona Bárbara para um post sobre telenovela venezuelana.

     
  • At 8:58 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Panurgo: ah, claro, foi tiro direto, (e terminou com um vídeo de gajas na coca e a vomitar, pura coincidência, os fãs são adoráveis). Mas não te preocupes, tenho também bom material sobre os luso-fãs da Madonna, que são mais estrogénicos, se é que a palavra existe, têm níveis altos de estrogénio.

    Vaca sagrada! Mais uma razão para Bono ir para o esquecimento, homem que ajoelha, é homem sem Pride em nome da cruz, a indústria da religião bem precisa deles. Tenho que meter o link no post.

     
  • At 8:59 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Tétisq: a autonomia portuguesa é nenhuma, o Governo é só para folclore, e basta ler os jornais para ver como todos endoidaram e fazem grandes filmes de uma mão cheia de nada. Ter um Governo que defenda os interesses do país era importante, Portugal nestes 39 anos não teve, seria um milagre se ele surgisse agora, em que não existe opções, é capitalismo norte da Europa e mais nada. Lá se foi o comunismo, que muitos erradamente dizem que foi Thatcher e Reagan que o deitaram abaixo. Ele caiu porque não é um regime para seres humanos, é um regime político para anjos e santos, não para humanos.

    Não sabia que tinha ardido a barraca do Méliès.

     
  • At 8:59 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    José: acho que o turismo religioso é aquele que não dinheiro move, mais do que o turismo de lazer, o cultural, o desportivo, etc. Se tivéssemos mais duas ou três Fátimas a economia melhorava, e havia mais putos a ver Nossas Senhoras mas escolheram a Lúcia.

    E este rumo será contra a parede. Não há políticos visionários, que tenham noção de futuro, ninguém vive fora do tempo, por isso este Governo vai fazendo o que lhe mandam sem medir as consequências, dentro de 20 anos, duvido que exista Portugal. Um país tem que ter duas coisas fundamentais. Tem que ser detentor de meios próprios de financiamento, que não apenas os impostos e empréstimos, deve ter participação nas indústrias fundamentais, energia, telecomunicações, etc. vender tudo ao desbarato é um erro. E tem que ser auto-suficiente na alimentação, não em todos os produtos, mas nos básicos. Sem isto, o que existe é uma triste figura de Portas de mão estendida fingindo que não está.

     
  • At 9:00 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    São: acossar as pessoas, metê-las na miséria, porque há lucros maiores que se levantam, veremos se é boa ideia. Até agora o que se viu, foi: durante cinco minutos falou-se de um reformado que se suicidou na rua em Atenas, e, numa opção mais racional, um tipo que disparou quando o Governo italiano tomava posse. Talvez atacar os velhos seja a solução, causarão menos problemas por causa do reumático. O modelo de capitalismo que a troika Borges Passos Gaspar pretendem é boa, e existe nos EUA, porque felizmente existe o direito constitucional ao porte de armas, isto é, o cidadão tem direito de defesa. Se assim não fosse, aquilo seria um caos e os Governos fariam o que lhes desse na gana, como têm a vida em risco têm que andar na linha, claro que sucede anomalias, como massacres, mas isso é porque a sociedade está a segregar e a reação é violenta.

    Este corte nas pensões que fica “no plano facultativo” é de morrer a rir. Qualquer aprendiz de governante sabe que não é possível governar sem dividir as pessoas. É a lei básica da governação: dividir para reinar. As reformas do setor público? pode-se atacar aquilo, são só regalias, quando toda a gente sabe, que no privado havia outras regalias, como, por exemplo, não pagar impostos, coisa que os funcionários públicos não podiam fazer. Se ganham 600 podem muito bem receber só 500, não há consequências nisso, aguentam aguentam, disse-lhes Ulrich. Da cachorrada que nos governou nestes 39 anos passamos para o fim da linha, já não há leis, normas, tudo é permitido. E claro, o Constitucional vai chumbar algumas medidas, - que alguns papagaios da tv já acham uma chatice, os juízes a embirrarem com um Governo na salvação nacional, como se estes papagaios soubessem quais as consequências disto em 20 ou 50 anos -, e depois do chumbo vem mais medidas (elas viriam na mesma, mas ter desculpa engana tolos), talvez aquela que estava “no plano facultativo” tenha que entrar (entrava na mesma). Não consigo parar de rir com esta descoberta teórica do “plano facultativo”.

     
  • At 9:05 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Il castello del sogno: tenho que ver isso, elas foram muito depreciadas, o mercado foi dominado pelo Brasil, e depois, dobradas em brasileiro, ficavam estranhas, como agora ficam quando são dobradas em português. Há num canal qualquer uma juvenil e fico sempre parvo a ouvir aquilo. Eles a mexerem a boca fora dos sons articulados. Tens que ver o link da “lua”, está na penúltima linha, ou perto, são fotos sobre a lua.

     
  • At 4:33 da tarde, Blogger Tétisq said…

    A barraca (teatro) do méliès não ardeu foi demolida mas os filmes desapareceram quase todos parte acho que desapareceu porque as fitas antigamente ardiam muito facilmente o que o destruiu foi o progresso e o inicio do 'capitalismo'. Nalguns aspectos e sectores o inicio do seculo XX é muito semelhante ao inicio do seculo XXI. O cinema que destruiu o cinematografo está agora ameaçado...é o progresso

     
  • At 7:00 da tarde, Blogger São said…

    Espera, deixa-me cair em mim, que ainda não ouvi nada acerca desse"plano facultativo": que disparate é esse agora?!

    Sabes que mais ? Esta gentalha que criou a guerra económica em que estamos, ainda não entendeu que há o sério risco de um conflito armado!

    A Europa é autofágica: ninguém a ataca e nem é necessário, ela própria se encarrega de se flagelar com guerras e destruições.

    Aliás, acho que a Alemanha nasceu só para ese fim e eu, que detesto ardentemente a Dama de Ferro , sou obrigada a dar-lhe razão na sua oposição à reunificação da Alemanha!

    Fica bem

     
  • At 10:27 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Tétisq: as formas de consumir cinema é que mudaram. Estava agora a ler que até ao mês passado, as salas perderam 1 milhão de espetadores, como todos os movimentos no país, muitas ou todas vão fechar. Também vimos os empregados dos videoclubes, qualquer pessoa nova nem sabe o que isso é, (é coisa dos anos 80, inícios de 90), mas eles andaram a protestar contra a pirataria que lhes roubava o emprego, como se isso fosse verdade. O cinema está de boa saúde, o americano, pelo menos, migrou para a China, e tem um mercado que lhe dará muito lucro. Até deixaram-se de críticas ao regime chinês e mudaram argumentos para não ferir o seu maior cliente (além de que o Governo dá facilidades fiscais nas co-produções).

    No mundo livre, o consumo de cinema mudou, agora é consumido ou na net, ou através das boxes de TV.

     
  • At 10:28 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    São: é a TSU dos velhos, um corte em todas as pensões, privado e público, que fica no documento mas “só entra se for mesmo necessário, se o Governo não encontrar alternativa”. É coisa diferente dos cortes na Caixa de Aposentações, que esses são para seguir. Ou seja, haverá cortes na Caixa e depois haverá mais os cortes que tinham ficado “no plano facultativo”. É admirável que o jornalismo, que quanto a mim é uma secção da indústria do entretenimento, por isso não me espanta, faça notícias e notícias como se as declarações do PSD/CDS fossem algo consistente, e nenhum publique artigos sobre o nível de vida na Grécia, para nós por cá sabermos como será.

    Num processo de empobrecimento é preciso criar as condições para empobrecer. Não é só tirar dinheiro e desenrasquem-se. Como, por exemplo, o regresso das barracas que existiam à volta das cidades. Sempre achei um disparate acabar com elas, é que não eram só zinco e madeira, o barracal era uma forma de subsistência e comunidades organizadas. Outra medida que tem de ser tomada é baixar a idade da prostituição, é um bens transacionáveis que pode interessar ao turismo. Um gajo com 16 anos, se tiver material adequado, não faz sentido estar à espera dos 18, além de que a prática neste acto humano é a mãe da perfeição, e as mulheres até podem começar mais cedo ainda. Eu é que não me estou para me chatear, ou dar-me-ia ao trabalho de fazer uma lista com propostas no estilo e mandava ao Cavaco e ao Passos, pode parecer brincadeira mas é uma coisa muito séria. E a vida não são novas oportunidades como pensa o Passos.

    Dentro de 20 anos teremos um país curioso, estão a nascer menos mil crianças por mês, o que é natural pois os casais novos emigraram, ou seja, dentro de 20 anos não haverá quem trabalhe, não haverá quem desconte e o Governo continuará a apresentar medidas de cortes, perdão, poupanças.

    Há uma luz, a ONU vem dizer que comer insetos será um futuro da alimentação, pois sempre achei que se devia processar o corpo dos mortos humanos para se fazer comida, e até já há nome, porque já foi feito um filme com Charlton Heston.

     
  • At 11:06 da manhã, Blogger São said…

    Depois e estar a falar acontigo acabei por ouvir o Telejornal e o monocórdico Gaspar e acabei por saber que me vão roubar mais dez por cento, no mínimo.

    Acho que, realmente, valeu a pena tirar duas licenciaturas, esforçar-me e tudo o mais,descontar sempre e pagar todos os impostos, valeu pois!

    Daqui a vinte anos não há Portugal, pura e simplesmente, porque com a protecção dada á família juntamente com a emigração e o resto, o país desaparece.

    Canibalismo? É só passar do simbólico actual para o concreto.

    Até já.

     
  • At 2:09 da tarde, Blogger Pedro said…

    O Bono português é este,

    http://www.youtube.com/watch?v=gPs5nCaLp30

     
  • At 11:24 da tarde, Blogger xistosa, josé torres said…

    Esperei... esperei pelo 13 de Maio na esperança de mais um milagre como o de 1917, quando a senhora de Fátima descobriu três putos esfomeados, ladrões de bolotas, escondidos atrás da azinheira.
    Até o Estilha, digo Cavaco descobriu há poucos dias as formidáveis vantagens dos milagres, quando arrotou mais umas larachas sobre o bando de salteadores que em conluio com a tropa fandanga europeia, nos vão chupar até ao cotão da carteira. Será que o local da estadia de Passannante na ilha de Elba ainda estará vago?
    Conheço dois ou três cabecilhas que mereciam umas largas férias.
    Mas eu... fico bem e até lambuzei o plasma (que é uma caixote dos antigos, com 53 kg), ao beijar o Gaspar depois dele dizer que os cem mil euros, ou será os "sem" mil euros?, continuam em boas mãos e garantidos...
    (Juro que me arrepiei. Quando se ouve falar no que está escondido, ele aparecerá mais tarde ou mais cedo.)
    Não vou ser roubado !!! mas espero que não apareça algum 'mexia-executivo' a mexer nos "cobres" e auto-bonificar-se com uma percentagem daquilo que não tenho lá.
    O que "mexe" a vidas destas pessoas para se locupletarem com três milhões do "dito cujo", por ano.
    Chipilé com os chulos!!!

     
  • At 10:14 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    São: uma medida que só entra se for necessário, ainda acho genial, deve ter sido inventada pela malta da publicidade política que fez eleger o Obama. Já se está mesmo a ver o que vai suceder, o Constitucional chumba algumas medidas de salvação nacional, e logo há desculpa para dizer Estão a ver? nós não queríamos, mas os srs. juízes não deixam governar e termos que aplicar a medida. Mas como a medida tinha que entrar na mesma, lá vem ela com mais agravantes, e por aí fora cantando e rindo. O Medina Carreira agora vem com a conversa que não temos dinheiro para a constituição que temos, tem razão, mas não é só a constituição que deve ser rasgada, são todos os outros códigos, civil e penal, também não temos dinheiro para eles.

    Os jornalistas, como o tema tem que rolar para intoxicarem a opinião pública, debitam peças informativas sobre pensionistas, agora num jornal dizem que é a peste grisalha os que mais poupam, segundo dados do Banco de Portugal, para dar a entender que eles aguentam aguentam. Com os números é possível fazer tudo, provar tudo, até no último relatório da bófia, os dados apresentavam menos criminalidade, alegria para o Governo, quando toda a gente sabe que ela aumentou e não deve ter sido pouco. O tratamento dos números é tudo uma questão de critério, escolhe-se o critério consoante o resultado que se pretende obter.

    Vermos se a União Europeia desaparece antes de Portugal, saíram os dados económicos da França, e lá está o libertador de Timbuctu em recessão. Eu devia ter desconfiado que uma união europeia, sendo ideia francesa, seria um grande disparate, como a linha Maginot não impediu a invasão alemã, criaram a União Europeia a ver se os continham.

     
  • At 10:15 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Panurgo: raios! Parece irmão gémeo, nas roupas, nos óculos, na criatividade, e o gajo, segundo os comentários foi (ou ainda é) professor, uma boa oportunidade para os desempregados do próximo ano letivo.

     
  • At 10:15 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Jose Torres: mas parece que o milagre do 13 de maio sucedeu, foi a conclusão da 7.ª da troika, segundo disse o Cavaco. Tenho que ligar a tv para ver melhor as declarações, ontem perdi as palavras de incentivo do chefe da nação valente no desembolsar. Outra notícia curiosa, a ser verdade, que isto de jornalistas é pior que cigano na feira, mas dizia a notícia que no mesmo avião de Paris vinha Sócrates em executiva, e Passos pobre ministro de país pobre vinha na geral, junto dos mexicanos com as galinhas e os putos ranhosos. É sinal dos tempos.

     
  • At 11:20 da manhã, Blogger São said…

    Medina Carreira se fizesse o favor de meter férias, faria muito bem: já cansa!!

    A "peste grisalha" é o alvo a abater tal como o funcionalismo público activo ou reformado.

    Jornalistas? Mas já não há jornalistas assim como mão existem trabalhadores: agora são, respectivamente, "fazedores de conteúdos" e "colaboradores".Ah, e também não há cortes, mas sim poupanças!

    Quando vi começarem a entrarem os países de Leste sem que ninguém cuidasse do aspecto político, achei logo que a união Europeia cabaria por se destruir, pois era uma manta de retalos mal alinhavada pela moeda única!

    E ontem ri perdidamente, pois Merkel e o seu inefável ministro das Finanças ( aquele da cadeira de rodas), acusam de incompetência e do uso excessivo de austeridade, adivinha quem ? O nosso super inteligente cherne podrido, o iluminado Durão Barroso.

    Um bom fim de semana

     
  • At 11:19 da tarde, Blogger xistosa, josé torres said…

    Estou em falta, mas ando a faltar muito. Ainda bem que sou eu que falto e não outra coisa...
    Só vim desejar um bom finde semana, quero dizer, a esta hora, um bom domingo.
    Se gostar de espanhóis, (as espanholas ficam para outras farras), dê uma vistas de olhos AQUI

     
  • At 3:53 da tarde, Blogger Rafeiro Perfumado said…

    Raios, logo eu que tirando o Monte Cristo não conheço marcas de charutos. Isso faz de mim um pobretanas ou um burro de primeira apanha?

     
  • At 12:15 da manhã, Blogger xistosa, josé torres said…

    Parece que é mesmo verdade. O José Sócrates não quer misturas e aqueles fatinhos merecem o melhor. Era uma cortina a separá-los... (segundo dozem), será que o Láparo pediu conselhos?
    Se o avião era da TAP, membro do governo não paga viagens... ou já não é assim?.
    Estes aviões da TAP são mesmo seguros... não cai nenhum...
    Uma boa semana

     
  • At 2:28 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    (não removi aquele post em que puseste aquele gajo lácteo, tá lá pró meio; uma reacção que não está lá: "isto é pior que os 15 minutos que vi do filme "terror no texas"

     
  • At 11:25 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    São: o Medina já não está no seu tempo, em que andava com o Silva Lopes, atrás do Carlucci, para ele abonar uns dólares americanos, pois as massas lusas nunca tiveram quem as soubesse gerir, exceto Salazar que desenhou o horizonte português para todos os séculos; agora chamam-lhe pós-troika, ou seja, pobres mas honestos, na linguagem de Salazar, pobretes mas alegretes, na linguagem atual. É pena o PCP não ter um economista conhecedor das teorias económicas, e não alguém que leu só a propaganda, pois a única forma de sobrevivência será num modelo comunitário para defesa contra os ataques do Estado. Em Espanha já há comunidades que estão a optar por velhas ideias de associação dos tempos de Fourrier, claro que isto será possível nos campos, as populações urbanas estão tramadas. Todos os dias aparecem nos jornais notícias de cortes na função pública e reformados, e essa será a música de quem sempre viveu de barriga cheia, chegou ao governo, leu uns livros que impressionaram, e tenta modelos giros no papel, e como defesa do país, defesa do povo, patriotismo são sentimentos do passado, mortos pela globalização, o futuro só poderá ser uma cápsula para defender os importantes da nação (suponho que foi isso que Cavaco fez no conselho de Estado, a lista de quem vão salvar quando o barco afundar).

    Claro que os maiores responsáveis pela crise é Durão Barroso e a nulidade do Olli Rehn, porque não souberam que fazer, e não se demitiram, a atração de um carro topo de gama com motorista é muito grande, até se vê pelos nossos ministeriáveis, jovens com brilhante percurso que se batem pelo carrito com motorista. Mas não foi a Merkel nem o entravado que criticaram Barroso, nem têm razão para isso, ele é um bom cãozinho amestrado, a notícia saiu no Publico, e não citava ninguém, deve ser mais algum conteúdo produzido para vender papel (ingloriamente, pois o Público está falido, e alguém achar que será possível voltar ao tempo em que se compravam jornais, então devem andar a ouvir muito Tony de Matos).

     
  • At 11:26 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    José Torres: Gaspar é mais um caso de estudo, de como um incompetente, ganha fama de competente, até pelo povo, e depois retrocede um país 50 anos, refazer o que foi destruído levará séculos, e pelos dois menus que temos em escolha: capitalismo neo-americano ou capitalismo norte europeu, não iremos a lado nenhum. Ou então é o próprio Gaspar que escreveu este livro com o pseudónimo de António Ribeiro.

    Também vi essa notícia, não sei se é verdadeira, e se é, que as mandou para o jornal. Passos nem devia andar de avião, com o Estado falido, e com o esforço que ele fez para que a falência fosse certa, Passos deveria andar às cavalitas de algum ministro, para isso é que os escolheu.

     
  • At 11:26 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Rafeiro Perfumado: o povo naquela altura fumava Provisórios ou Definitivos ou quando houve falta vieram os Coronas espanhóis, charutos caros fumavam os membros do governo, por isso é que os economistas se enganam, olham apenas para aqueles que lhes estão perto, e não veem o povo. Ou o povo é só uma coisa que chateia com as suas exigências de querer comer e ter trocos para ir ao cinema enquanto que deviam estar a trabalhar baratinho para o país ter produtividade.

     
  • At 11:26 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Il castello del sogno: aquela é a razão da superioridade do norte, não é o espírito viking ou teutónico, nem o protestantismo, é a alimentação, de barriguinha cheia com os ingredientes corretos, não há défice nas contas públicas, nem desmandos na governação.

     
  • At 2:15 da tarde, Blogger São said…

    Antes Tony de Matos que Tony Carreira e Família, é que o primeiro, pelo menos , tinha voz - embora eu deteste o estilo.

    És capaz de ter razão quanto à idiotice do Conselho de EStado: a amiba deve ter ouvido a estória do naufrágio da "Medusa"...

    Francamente, estou cansada de tudo isto!!

    Então, hoje, o papá do "moço sobredotado" vem ao "I" afirmar que o filhinho está farto e que "a família fará uma festa" quando ele abandonar o barco "porque isto não tem conserto"?

    E ele próprio já nem sabe como irá viver com tantos cortes ( o senhor, coitado, já tem muita idade , enganou-se: deveria dizer poupanças), mas pelos vistos ainda tem dinheiro paras festas enquanto o menino queque que ele quer que abandone tudo (que sentido de responsabilidade!)já tem milhões de pessoas a passar fome.

    Até logo.

     
  • At 8:18 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Cuidado com as boleias Táxi:

    http://bolaseletras.blogs.sapo.pt/568876.html

     
  • At 9:39 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    São: o barco está a afundar e não dá para salvar todos, logo, é necessário salvar as pessoas de interesse. Os outros ficam na balsa, ou seja, em contentores: no velhão, onde metem os velhos, no desempregadão, onde metem os desempregados que nunca mais terão emprego, no empreendedorão, onde metem os que nunca serão empreendedores, no doentão, onde metem os doentes, etc. vão comendo as cordas, os corpos dos que morrem, e quando houver crescimento, ano 4000, serão recuperados pelos navios de salvação.

    Neste modelo de Estado, cuja única função é cobrar multas e impostos, por muito que os ministros vão aos países ricos estender a mão, o barco vai mesmo ao fundo. Um país pequeno tem que ter alguma soberania, e o Estado tem que ter receitas próprias, além das multas e impostos, tem que ter participação nas empresas de monopólio – energia, comunicações, combustíveis, indústria financeira –, se assim não for, bem Gaspar pode ir ter com o entravado alemão e aparecerem a falar de banco de fomento com dinheiro alemão para as PME, que isso não significa nem adianta nada. (Claro que empresas do Estado levantam um problema sem solução: não existe ninguém capaz de as gerir sem causar prejuízos). O problema das PME é que esgotou-se-lhes o mercado interno, e a globalização é coisa de economistas tolos. A propósito de países bem governados, bons exemplos, tem havido porrada de criar bicho na Suécia, mas os nossos jornalistas não lhe têm dado muito destaque, andam no mais fácil, que é ver a CNN nos tornados americanos.

    Hoje vêm notícias que, a serem verdade, são boas para Passos e Gaspar, a dívida pública sobe a 1,8 milhões por hora – é muito bom, é sinal que o ajustamento está a resultar. Estão 1500 padarias na falência, no tempo de D. Dinis seria mau, significava fome, atualmente significa padeiros que poderão amassar em atividades exportativas. Há mulheres a ser vendidas por 35 mil euros em Portugal, já não é tão boa, é preciso avançar mais com as reformas estruturais para que este preço exorbitante desça.

    O pai de Passos bem que poderá festejar a destruição de um país, mas sendo outro pai com outro filho, o resultado seria o mesmo. Quando Cavaco foi à Índia, escrevi-lhe para que ele trouxesse sémen para inseminar a mulher portuguesa. Elas continuariam obrigadas aos deveres conjugais como manda a Santa Sé, mas não engravidariam, chegada essa altura, dirigem-se a um banco de esperma para requisitarem uma dose. Assim, nasceriam portugueses barras em matemática e no pensamento lógico e esta sim seria uma reforma estrutural.

     
  • At 9:39 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Il castello del sogno: era bom que fosse numa zona com uma prisão de mulheres, e que elas fossem bonitas, regra geral, são feias como um barbudo coco, as boas ficam logo para o diretor da pildra. Nas zonas com residências de políticos também têm avisos semelhantes, roubam os votos, e não satisfeitos, roubam os cabedais.

     
  • At 3:14 da tarde, Blogger São said…

    O pai de Passos é um irresponsável e bem se pode calar, porque para cinismos já basta o do Governo.

    Eu já lera que a dívida estava a subir astronomicamente...

    Que coisa é essa das mulheres vendidas a 35 mil euros? Explica lá isso bem, que não entendi e até medo de perceber!

    Foi mais uma vergonha essa de ver Gaspar a servir de caniche de estimação ao alemão.

    Detesto seriamente a Tatcher, mas estou em pleno acordo com a sua oposição à reunificação da Alemanha: uma coisa terrível, aquela gentinha não pára enquanto não destruir a Europa de vez!!

    Num continente que ninguém ataca tinha que aparecer aquele malfadado país para lançar ferro e fogo sobre toda a gente e recorrentemente!

    Fica bem

     
  • At 4:53 da tarde, Blogger José said…

    E os palhaços vão no porão? E como este tem a protecção da Nossa, da dele Senhora, talvez tenha salvação.
    Há o palhaço pobre, o palhaço rico, agora há o novo palhaço, o palhaço Santo. Não vou falar muito nisso ele já mandou investigar para ver se era palhaço, se vier a confirmar-se que é o Miguel está safo, se não for está safo na mesma.

    O pai do passos é o grande culpado, podia ter feito outra coisa, e assim é um pais todo...

    Abraço
    José.

     
  • At 12:25 da manhã, Blogger xistosa, josé torres said…

    Este fim de semana vou tentar esmiuçar um novo tema.
    Será Cavaco um palhaço?
    O presidente do Arouca (?) disse que era e a PGR quer tirar a limpo a veracidade das afirmações. Não sei se será uma equipa de juízes, se de veternários, psicólogos ou outros. Mas o homem já tem apalavrados os dois melhores advogados de Portugal: o do Bimbo da Costa que faz milagres e o do Isaltino, o rei dos recursos.

    Outras coisas muito mais importantes.
    - A fulana que vigarizou o amante, sacando-lhe 120.000 euros, tem 4 semestres para pagar 40.000 euros, porque só esta verba ficou demonstrada pelo totó.
    - Cozinheiro espanca e viola professora.
    - Esteve preso 15 anos e voltou aos assaltos...
    Não são motivos mais do que suficientes para nos regozijarmos com o azar alheio.

    De qualquer modo e no meio destas catástrofes, um bom fim de semana.

     
  • At 1:23 da tarde, Blogger Táxi Pluvioso said…

    São: os 35 mil euros, é uma notícia num jornal, creio que Jornal de Notícias, só li o título, comprar jornais para confirmar notícias é capítulo encerrado depois das poupanças do Governo. E também livros, precisava de comprar algo sobre Aquilino para confirmar umas coisas mas é melhor estar quieto, pois as poupanças ainda vão no adro. Apesar daquela euforia que vi do supercrédito, ó que invenção, mas não foi isso que o Sócrates se fartou de fazer (?) Não foi ele que inaugurava com discurso e pompa, os investimentos (?) Não fez ele belo discurso na Pescanova (?) E que está falida (?). É muito curioso esta coisa de sábios em economia. A América está há quase dez anos a lançar dinheiro sobre a economia sem resultados. A Europa esta preparada para tanto ou mais em políticas de austeridade sem resultados. E não há um sábio que veja que a fé nos bens transacionáveis (a nossa salvação, a nossa Índia do século XXI) não conduz a nada com regras truncadas, e a longo prazo ainda menos resultado dará quando não houver mais mercados para abrir (partindo do principio que não será descoberta vida em Marte).

    Suponho que os 35 mil euros, será o valor pelo qual os chulos trocam as mulheres, em tempos conheci alguns, mas não me lembro de quanto cobravam, entre eles, na troca de mulheres. Pois é mercadoria que se esgota, e tem que mudar de local, para novos clientes apreciarem. Ou então é venda para trabalho escravo, não há capitalismo saudável sem escravatura, as pessoas não estão atentas às notícias sobre descobertas de pessoas escravizadas para trabalharem, pensam que são casos raros ou criminosos. Nada disso. É fundamental para as hortaliças serem baratas ou as camisolas custarem tuta-e-meia.

     
  • At 1:23 da tarde, Blogger Táxi Pluvioso said…

    José: o palhaço vai sempre à frente. Cavaco bem gostaria de ser palhaço, pois significava que era relevante. O palhaço é fundamental à frente dos países nesta época em que ninguém sabe que fazer e é preciso entreter o povinho. Os americanos escolheram um palhaço, um tipo que conta umas anedotas, mata moscas, dança cha-cha, enfim, anima uma festa, porque era necessário uma pessoa assim para o tempo ir passando e as coisas assentarem. É um palhaço no sentido circense, e não no sentido depreciativo que a palavra tem.

    Teria muita piada ver Cavaco em tribunal a provar que não era palhaço.

     
  • At 1:23 da tarde, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Jose Torres: quando o Batatinha for chamado a tribunal para confirmar se Cavaco é ou não um colega, logo surgirá o Croquete a contrariar, será mais um caso que se arrastará nos tribunais, e bem precisamos de circo.

    Depois de 15 anos fora do mercado de trabalho, com certeza que não arranjava trabalho em lado nenhum, e se já tinha prática num ramo era melhor continuar, pois arranjava para a bucha, e se for preso, a bucha fica assegurada, fica sempre a ganhar.

     
  • At 2:31 da tarde, Blogger São said…

    Já vi reportagens sobre a escravatura e o tráfico humano, inclusivamente Francisco, o Papa, falou nisso recentemente.

    Lembro-me , inclusivamente, de ter lido ainda muito nova um romance sobre o modo como as mulheres eram levadas para o horror da prostituição.

    Rui de Carvalho, esquecendo a feira de vaidades, incluindo a sua, que foi o rei Lear no Teatro Nacional e o apoio que sempre deu a Cavaco , Passos e PSD, vem agora escrever um texto muito indignado no facebook - e ainda assim só para falar nele e na área cultural - porque Gaspar lhe foi ao bolso.

    Um abraço.

     
  • At 11:20 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Um clássico Táxi:

    http://www.youtube.com/watch?v=RijB8wnJCN0

     
  • At 1:16 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Love Bites:

    http://www.youtube.com/watch?v=PjU9sxViUN0

     
  • At 10:06 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    São: a prostituição é um estado natural do ser humano, o ser humano serve apenas para dar dinheiro, ser produtivo, e vender o corpinho, seja numa fábrica seja na rua, é o seu destino. E agora, na função pública, o corpinho, vale cada ver menos. Nas negociações salariais já não estão sobre a mesa as propostas de antanho, a UGT pedia 3% de aumento, a CGTP 5%, e o Governo dava 1%. Ó saudades. Agora discutem redução de salários, limite de 1400 € para os professores, creio. Nunca me passaria pela cabeça ver uma coisa destas. E não podem piar muito pois poder rezar aos céus não irem para o desemprego, que é o futuro.

    Pois é esse Rui de Carvalho era o mandatário para os velhos na campanha de Cavaco, devia ter pedido em troca lugar numa negociata do Oliveira e Costa. Mas há outra que também está a chiar, a Sacadura Cabral, a mamã do ministrinho, para as mães o filhinho é sempre bebé, dos negóciozinhos estrangeirinhos, - pelo menos o amigo José Torres tem um dizer dela lá no blog. E esta pode fazer alguma coisa, pode abortar, suponho que a lei do aborto tem efeitos retroativos, antigamente era um princípio do direito, a não retroatividade da lei, mas agora como não há dinheiro tudo é permitido.

     
  • At 10:06 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Il castello del sogno: um clássico, indeed. Tenho os apontamentos para um post sobre o hip-hop, ainda será possível metê-lo nos anos 80 se eu conseguir lembrar-me do nome de alguns filmes. Muito bom, o Love.

    Entretanto, encontrei estes. O mundo ideal, sem vampiros, só miúdas giras e skate:

    http://www.youtube.com/watch?v=WvpfvzgxGmI

    E o que parece ser uma superheroina:

    http://www.youtube.com/watch?v=yyy3Xq49ey0

     
  • At 1:03 da tarde, Blogger xistosa, josé torres said…

    para não ter que viajar outra vez, aqui fica o texto de HSC.



    Ontem tive o azar de apanhar o PM do país onde nasci, a explicar das suas razões para uma mais que certa retroactividade de cortes aos pensionistas "que estão a receber".(sic)

    Fui educada numa família de gente séria que trabalhava para sustentar os seus e que considerava ser essa a obrigação de todos aqueles que tinham decidido constitui-la.

    Trabalho para viver do modo que sempre vivi, pois a reforma que recebo e o que este Estado me tira - estou a ser educada - não me permitiriam viver apenas dela. E tenho a sorte de ainda haver quem prefira comprar um livro meu a uma camisola básica.Essa é que é essa.

    Dito isto, desliguei a televisão irritadíssima. Pronunciei alto umas palavras que não costumo usar e deitei-me. Tive uma noite de insónia, revoltada com o que ouvira e decidi que ninguém me poria a vista em cima nesta fim de semana. Era a minha única forma de evitar eventuais desaguisados.

    Hoje levantei-me e fui à missa pela minha Mãe, que faria anos se fosse viva. E sabem que mais? Fui comer sardinhas assadas lá para as bandas do Tejo, beber sangria e caminhar ao sol. Desanuviei

    O Dr Gaspar e a reforma do Estado podem levar-me a pensão, podem levar-me o pouco que tenho no banco para uma doença, mas não hão-de conseguir nem levar-me a voz, nem levar-me a alegria de estar viva. Porque eu não quero e porque eu não deixo!

    HSC

     
  • At 10:36 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    José Torres: Comer sardinhas, e depois telefonou ao filhinho para não passar a tal fronteira (pela propaganda dos jornais, os reformados do setor público pensam que escaparam à TSU, não só não escaparam, como o corte será maior do que o anunciado). Basta pensar em 20% de desemprego (real), somar o número de pessoas que emigram por mês ou ano, que a conta é tendencialmente para zero (o que pensionistas e funcionários públicos vão receber).

    O país estava na praia, junto à linha de água, em risco de afogamento, Sócrates meteu-o no mar, e Passos pôs-lhe o pé na cabeça e afundou-o, a partir daqui não há futuro, sem a defesa dos interesses nacionais.

    Um Estado cuja única função é cobrar impostos, porque já não tem que defender fronteiras nem os seus cidadãos, não tem interesse num país pequeno.

     
  • At 10:38 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Correção: em vez de "setor público", é "setor privado".

     
  • At 5:51 da tarde, Blogger São said…

    Infelizmente, tens razão : o ser humano - em sentido abrangente - é um produto de compra e venda , cada vez mais.

    Rui de Carvalho acha que merece todas as condecorações, prémios e medalhas porque serviu sempre o país quando subiu aos palcos.

    O que terei eu feito ( e milhões de portugueses e portuguesas nas respectivas áreas ) quando dei Formação, orientei estágios,escrevi artigos sobre Educação para revistas easpecializadas e para a imprensa regional, e desempenhei todos os cargos - menos os de Secretária de Estado e MInistra?!

    Helena Sacadura Cabral bem pode agradecer ao seu Paulinho a berrata sobre a TSU dos reformados e o silêncio absoluto sobre o corte de 11% sobre as reformas!!

    Fica bem

     
  • At 12:25 da manhã, Blogger xistosa, josé torres said…

    Mesmo que desmerde, digo deserde o pantomineiro, este já tem a fofa cama, feita e forrada a celulose e fibras de algodão, a matéria prima dos lençóis de euro.

     
  • At 10:16 da tarde, Blogger José said…

    Eu quando era pequeno,ia com o meu pai vender os bezerros, os porcos e outros animais, ao mercado do gado. E pensava eu que só os animais e as mercadorias se vendiam,mas havia um homenzinho lá no sitio já com alguma idade dizia que as pessoas também se vendiam, eu não acreditava, embora tivesse ouvido falar que os escravos eram vendidos, como animais, hoje vejo que o homenzinho tinha rezão, e quanto menos valem, mais se vendem.

    A São fala do Rui de Carvalho, eu à dias li qualquer coisa que ele escreveu revoltado, por eles também lhe tarem a entrar no bolso. Embora eu goste dele como autor, mas ele quantas vezes deu a cara por estes que estão a arrasar o pais, dai talvez algumas medalhas que ganhou. Eles costumam receber em euros, e pagam com medalhas no dez de Junho, O Jardim Gonçalves também foi medalhado.

    Abraço,
    José.

     
  • At 11:32 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    São: este Governo de meninos rabinos que têm muito prestígio – que é a coisa mais hilariante que se pode dizer de um luso, que tem prestígio, que é o que se diz aos povos subdesenvolvidos, para animar e fazê-los consumir estes meninos com prestígio que tomaram o aparelho de Estado porque gostam de andar de popó com vidros fumados, pegaram num país que não estava na desgraça da Grécia e puseram-no pior. Também é preciso ver que não tinham uma ideia para governar e tiveram que aceitar o que os povos desenvolvidos lhes diziam, inclusive o etíope – o português nunca foi europeu, mas africano, querer pôr-se em bicos de pés, querer ser-se europeu deu nisto, Portugal deveria ter-se juntado à União Africana e não à União Europeia.

    Gostei muito da Sacadura Cabral, - no texto em cima, cedido pelo amigo José Torres - não foi vender pipocas, foi comer sardinhas e curar a depressão, sempre é mais barata uma sardinhada que uma psicologada.

    Há uma situação caricata que temos visto nos últimos dias. Os banqueiros têm aparecido com a treta de que estão alavancados, ou lá como é que se chama, enquanto a realidade é outra. Os bancos estão todos falidos, não falta muito para o Banif ser nacionalizado e o BCP, a mesma coisa, até o banco do Estado entrou em processo acelerado de falência. Bom, uma política é certa, os funcionários públicos e reformados serão esmagados, resta saber o limite, nestas contas atuais, não há limite, será preciso cortar sempre, porque isto é um círculo vicioso que até o economista Cavaco tinha notado: só a morte das pessoas o travará.

     
  • At 11:32 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Jose Torres: há uma boa notícia hoje nos jornais, o ciúme, a gula e as birras passam a ser doenças mentais, acabam-se os pecados mortais, vamos todos para o céu.

     
  • At 11:32 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    José: eram esses que deveriam ser chamados a governar, malta que sabe-a toda, que tira lucros de terrenos inóspitos, que fez da mala de cartão com que chegou à capital, uma mala Gucci. Com eles nas negociações os europeus credores passavam logo a devedores. Os sacos que o filho de Duarte Lima levava ao papá eram Louis Vuitton, quando ele chegou à capital vinha com os haveres em sacos de papel pardo.

     
  • At 6:34 da tarde, Blogger São said…

    Este Governo de meninos queques -alguns foram seus críticos até ao convite que aceitaram a correr - estão a ajustar contas com a Revolução (golpe militar) e têm tanto a noção do que é chefiar um país (ainda por cima falido) como eu da língua chinesa!

    Cavaco disse que não valia "a pena reformar os funcionários públicos, só temos que esperar que morram" ,mas Passos -ouvi eu hoje esta solene afirmação - "o Governo, nós não temos nada contra os funcionários públicos" Fiquei feliz! Imagina só se tivesse!!...

    Acabei de saber que quem habita em Elvas sofrerá multa se não pintar a fachada de casa para as cerimónias do 10 de Junho !!!

    Diz-me, por favor, que não sou eu que endoideci de vez!!!!!!

    Abraço

     
  • At 2:01 da manhã, Blogger xistosa, josé torres said…

    O meu plasma é só de 47 quilitos e como antiquado que é, faz-me recordar o grande Eça:
    “Diz-se geralmente que, em Portugal, o público tem ideia de que o Governo deve fazer tudo, pensar em tudo, iniciar tudo: tira-se daqui a conclusão que somos um povo sem poderes iniciadores, bons para ser tutelados, indignos de uma larga liberdade, e inaptos para a independência. A nossa pobreza relativa é atribuída a este hábito político e social de depender para tudo do Governo, e de volver constantemente as mãos e os olhos para ele como para uma Providência sempre presente.”
    Não nos podemos queixar do governo que nos protege, na saúde, nas finanças, na segurança, na educação...
    E a curto prazo até na alimentação; penso que estará para muito breve a abertura, de Norte a Sul, das chamadas "Sopas dos Pobres", para enganar a fomo aos "pessoais".
    Penso que será a nossa sina. Aliás, não foi um general romano, (Sérvio Sulpício Galba ???), que afirmou "Há, na parte mais ocidental da Ibéria, um povo muito estranho: “não se governa nem se deixa governar!". Nascemos marcados para "aturar" isto.

    Bem, um bom fim de semana, com boas notícias dos "nossos patrões".

     
  • At 12:28 da tarde, Blogger Táxi Pluvioso said…

    São: eles têm que aprender. Com a experiência que ganham no Estado português depois poderão ter bons lugares na arena internacional, nós orgulharemos de ver os nossos em lugares de tão essencial comando. Não é só cientistas que nós exportamos, também temos boa safra de homens políticos: demos Sampaio, Guterres, Barroso, Freitas do Amaral, vultos da história mundial.

    O Cavaco é que tinha razão, a morte resolverá esse problema, porque as pensões sofrerão cortes sucessivos, tal como os salários dos funcionários públicos – creio que o limite é descer até ao ordenado mínimo, pelo menos essa ideia estava na cabeça tisnada que aparece a ler coisas do Conselho de Ministros. Ontem tive o prazer de ver Passos a falar para os seus carneiros – como presidente do partido – já estava meio esquecido de quão infantil se tem que ser quando se fala para carneiros, mentiu, manipulou, gozou, e acenaram-lhe com a cabeça. Caí para o chão a rir quando ele diz que 90% dos pensionistas não tiveram corte no rendimento, de facto, lançar números dá um ar de sábio, o que antes só se conseguia a citar filósofos.

    Vejo boas notícias, que este verão há muitos nadadores salvadores que são engenheiros e professores, é muito bom já poderemos ter conversas especializadas nas praias, entre engatar umas bifas se pode discutir regras gramaticais ou estruturas de pontes romanas. E estou convencido que o homem das bolas de Berlim será um astrofísico ou um biólogo marinho, como era a Barbie nos tempos da Expo 98.

    Espero que seja correta a notícia que Teixeira dos Santos vai para a Caixa Geral de Depósitos, aquilo já está falido, é verdade, mas deve necessitar um empurrãozinho de um técnico para acelerar. Tão bom ministro das Finanças foi que nem sabia que as dívidas são para pagar, se era pressionado por Sócrates para se fazer de parvo, que se demitisse. Bem sei que isso é fatal para a carreira, não há carreira fora do centrão, e um tipo cometer um crime de lesa-ministro é o seu fim, é como as tipas que se despem para as revistas: nunca mais recuperam a credibilidade.

    Lamento que o Rui de Carvalho venha dizer que Não apoio mais políticos. Não quero ter mais desilusões. Agora é que os políticos sabem que fazer – os outros, os agora tisnados, estavam errados -, agora sim surgiu por milagres uma prole de políticos que sabem como pôr o país rico dentro de pouco, agora é que os temos de apoiar e acarinhar.

     
  • At 12:28 da tarde, Blogger Táxi Pluvioso said…

    José Torres: é engraçado que o Eça possa dizer isso vivendo ele à custa do Governo, os tachitos como embaixador sabiam que nem mandarins. É algo que está muito atual, os que querem instalar o estado novo, mais ágil, mais eficiente, mais amigo da economia, também viveram à custa do Estado.

    As sopas dos pobres já estão a ser instaladas, e nas próximas autárquicas, as pessoas só deveriam votar em que prometesse abrir uma no seu bairro ou freguesia, pois vai precisar dela. Acabaram-se as rotundas, chegou as sopas dos pobres. Claro com outro nome, porque temos excelentes técnicos que podem criar nomes mais modernos, tipo salas de convívio com snack, administração de sopa interna ou soparias.

     
  • At 2:06 da tarde, Blogger São said…

    Seria bom que Coelho explicasse com todas as letras o motivo de 90% das pensões não serem mexidas: é que, se as luminárias que o ouvem não sabem, o facto deve-se a serem miseráveis!

    Mas isso agora também não interessa nada, como dizia a outra.

    Ainda me lembro dessa interpretação do João Grosso e uma vez falei com ele e abordei o assunto .Disse-me ter tido problemas muito sérios por causa disso.

    Eu não adiantei o tema, mas já sabia que ele fora atacado brutalmente por um grupo de extrema-direita e fora hospitalizado. Penso que o facto de ser homossexual tornou tudo ainda mais grave para aquelas criaturas asquerosas.

    Bom resto de domingo.

     
  • At 2:17 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    São: o Passos é simplesmente mentiroso, ou, hoje tudo é verdade, basta estabelecer um critério, pode estar a referir-se a uns 90% e não aos 90% da totalidade.

    A história do Grosso no cais do Sodré, pelo que ouvi, não era nada com ele, ele foi ajudar uma pessoa que estava a ser agredida e levou. É um erro meter-se sozinho em porradas que envolvam grupos, ou se está com outros amigos também treinados para se defenderem, ou mais vale ficar quieto. O bom samaritano não existe, é coisa de livros.

     
  • At 8:34 da manhã, Blogger São said…

    Ah, não sabia isso. Pensei que era mesmo por causa do hino.Mas de qualquer modo, as notícias falavam em skinheads.

    Então os problemas a que se referia era o de ter sido preso ...

    Passos é um mentiroso e a comunicação social portuguesa uma vergonha: os suicídios diários estão a subir em flecha, mas ninguém fala disso.

    Boa semana

     
  • At 10:27 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    São: eis uns dados que eu gostaria de conhecer, o número de suicídios, e dentro do possível, as suas causas. E também quantas pessoas voltaram, ou começaram, a roubar, e também as razões.

     
  • At 9:55 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Mariazita Azevedo: o copy / paste é a ferramenta mais importante dos escritores portugueses, nós também temos direito de utilizá-a :))

     

Enviar um comentário

<< Home