Pratinho de Couratos

A espantosa vida quotidiana no Portugal moderno!

terça-feira, dezembro 30, 2008

Ano borguista

O ano de 2008 começou da melhor maneira em Portugal. Estreou-se pelas 02:30 horas, do dia 1 de Janeiro, no Casino do Estoril, com António Nunes, presidente da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, a fumar cigarrilhas. A proibição de fumar, em espaços públicos fechados, entrara em vigor às 00:00 horas e a ASAE, a entidade responsável pela fiscalização da aplicação dessa Lei, através do seu responsável máximo, ilustrava a corajosa qualidade lusa de navegar contramarés. Nada trava os portugueses na consumação das farturas. Os anos são batatas contadas no progresso, e 2009 não exige recurso a infalíveis artes de adivinhação, como
ler os pés (podomância?) ou leitura das nádegas, (inventada pela vidente Jackie Stallone, mãe de Sylvester), nem esperar pelo fim do jogo, para se prognosticar mais um ano polvilhado de açúcar e canela na Lusitânia.
.
[Estalam foguetes, multicoloridas lagartas nos céus, bichas de rabear na Terra, porque os loucos anos 20 estão de volta. A presente pujança da economia mundial, puxada pelos cavalos da América, replicará os carros desenhados no
feminino, indiferenciação nos sexos, tabaco outra vez, beira-mar, o Cherleston, com os vestidos desenhados por Coco Chanel, o Black Bottom, (dança subsequente ao Charleston – um exemplo por Ginger Rogers), políticos matreiros, invenções, álcool, cinema e a mãe de todas as animações: a queda da Bolsa.
.
A fartura do ano nascente arribará
Dionysos aos lares e empresas. A festança global bacanalizará 2009, envergonhando o deus grego, e os prazenteiros comensais da Antiguidade Clássica. E a música, para dançar o novo ano bom, assumirá um toque quente como no passado. Com Whispering Jack Smith – afamado cantor dos anos 20-30, um dos primeiros a usufruir das vantagens do recém inventado microfone, dono de um estilo característico de entoar as palavras, obtido pelas lesões nas cordas vocais, provocadas pelos gases venenosos da Primeira Guerra Mundial, cuja música ouve-se melhor na fritadeira dos discos de vinil – “Sunshine” :-) “Happy Days” :-) “I Kiss Your Hand, Madame” :-) “To Be in Love” :-) “Miss Annabelle Lee” :-) “Cecilia” :-) “My Blue Heaven” :-) “Ramona” :-) “Whispering” :-) “Oo! Golly Ain’t She Cute?”.
Ou:
The Savoy Havana Band – “Masculine Women and Feminine Men” :-) “Pasadena” :-) “Hen Pecked Blues” :-) “Knee Deep In Daisies” :-) “Sahara” :-) “Everybody Stomp].
.
O primeiro-ministro já apregoou coisinhas boas para 2009. Afiançou que dinheiro enchumaçará as carteiras. Os portugueses beneficiarão de uma inflação baixa, de uma taxa Euribor tendencialmente zero e do petróleo ao preço da palha. Claro que sendo ano de eleições a oposição promete mais muito mais. A riqueza súbita avioletará mais 365 dias ainda que de 2008 não haja queixas. No ano velho acostou aos ecrãs nacionais o melhor reality show da MTV – “
A Shot at Love II with Tila Tequila”. Nele, Tila Tequila, uma artista americana nascida em Singapura, recebe em casa uma série de representantes de ambos os sexos, candidatos ao prémio de namorado/a da anfitriã. Oportuna estreia, quando os homens portugueses abananam-se no annus mirabilis de Cristiano Ronaldo, confundidos pelo desejo de massagens masculinas e noites escaldantes com o seu ídolo, Tila indica que no hay problema.
.
[Também a década de 80 teve o seu mergulho económico. O índice
Dow Jones caiu 508 pontos e um trilião de dólares da riqueza made in USA esfumou-se em 4 dias. Ronald Reagan constituiu uma task force para avaliar o mistério que concluiu: o problema não estava no valor das acções, mas na infra-estrutura, que não comportava tamanho volume de negócios. Os anos 80 mantiveram a fé no consumo, sortudos tinham Mickey e Reagan para salvar o dia e o Break-dance para estimular as articulações, actualmente, nós, alertados por Peter Shiff, resguardados pelo Mágico Negro e aquecidos pelo Tecktonik, viveremos um 2009 repassado de exuberante folia desde o day one.
.
Nos alvores dessa década nasceu uma banda em Kenmore, Nova Iorque, com o único desejo de ser a pior do mundo.
Green Jellÿ, originalmente chamavam-se Green Jellö, inspirados no sabor lima do pudim instantâneo Jell-O, o pior de sempre. A proprietária da marca não achou piada, reclamou violação dos direitos de autor, e eles mudaram a grafia do nome, embora mantivessem a mesma pronúncia. Resistiram durante uns segundos no concurso de talentos Gong Show – “Anarchy in Bedrock” :-) “Cereal Killer” :-) “House Me Teenage Rave” :-) “Electric Harley House of Love” :-) “Obey the Cowgod” :-) “Trippin’ On XTC” :-) “Whip Me Teenaged Babe” :-) “Flight of the Skajaquada” :-) “Nightmare on Sesame Street” :-) “Misadventures of Shitman].
.
2008 produziu caviar. O melhor filme de ficção foi a “
Ida à Guerra do Príncipe Harry”. Propagou-se o boato de uma comissão militar no Iraque, e o infante inglês zarpou dissimulado para o Afeganistão, despistando jornalistas e terroristas. Por uma coincidência que não lembra nem ao diabo, uma equipa de TV filmava um documentário sobre a vida do gambozino alado na província de Helmand que, ao identificar o valente aristocrata, lhe cinematografou os heróicos feitos, contrariando a malsã ideia de que ele só lá foi fazer uma reportagem de propaganda da guerra e do palácio de Buckingham. Por outro acaso do caraças, desconhecidos ventilaram para os jornais a sua localização, convertendo-o num alvo privilegiado e um risco para os seus castrenses companheiros, e o desolado guerreiro teve de regressar ao lar antes de vencer a guerra.
.
Os de alma sombria, os ocupantes dos bancos traseiros nas salas de aula, os ignorados pelas miúdas giras, os fãs da música indie ganharam a lotaria com o seu melhor CD do ano, “
Deathconsciousness”, dos Have a Nice Life, um grupo de Connecticut, que toca uma caldeação de post-punk, industrial, gothic rock, shoegaze etc. – “The Future” :-) “Bloodhail” :-) “Hunter” :-) “I Don’t Love”. Os outros, os populares no recreio, de ténis Nike e camisola Pull and Bear, emborcadores de shots no pub, saltarelos na disco, receberam dupla prenda da indústria discográfica. Dois CDs com rótulo de melhor. “The Fame” da Lady GaGa, nome artístico de Stefani Joanne Germanotta, figura pop e compositora – “Poker Face” :-) “Just Dance”. E o disco homónino de Santogold – “L.E.S Artistes” :-) “Lights Out” :-) “Shuv It”. Aqueles que povoam o meio caminho, a zona entre o estudo e o divertimento, roupas contrafeitas e penteados de gel, também ouviram o melhor no álbum “The Con” das gémeas canadianas Tegan and Sara – “The Con” :-) “Back In Your Head” :-) “Walking with a Ghost” :-) “Speak Slow” :-) “Nineteen”.
.
Amy Winehouse propiciou o momento mais sexy do ano. Ela
ameaçou numa campanha de prevenção do cancro de mama. Mas a fulguração do topless de Amy Winehouse desabrochou nas férias de Natal, em S. Lúcia, nas Caraíbas, dançando na varanda e turvando a fama do dançarino global Matt Harding.
.
O ano novo desponta no calendário com empenho de mais felicidade. Manarão dos céus Sofia Hilário para todos. Da comida se fará arte, e da arte, luz. Será um ano de arromba! Se der para o torto, porque o eleito imperador do planeta, inábil na manufactura das novas guerras, arruinou a vizinhança, já é possível simular a destruição nuclear da sua cidade e pôr-se a salvo. Ou, a violência aumenta, porque as condições económicas se degradaram, o Estado democrático cumprirá o seu destino, transmutando-se num Estado policial. O Instituto de Investigação para a Política Pública inglês alertou: “a prevenção deve começar cedo, porque os criminosos costumam começar a cometer delitos entre os 10 e os 13 anos”. Assim, as existentes bases de dados genéticos fornecerão a identidade dos futuros delinquentes, cruzando genética e psicologia, será possível caçá-los à saída da maternidade.

27 Comments:

  • At 3:14 da tarde, Blogger manuel said…

    Carais! Eu quero ver esse A Shot at Love II with Tila Tequila! Aí está algo que me matava o tédio.

     
  • At 3:45 da tarde, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Sempre é melhor que a Winehouse descamisada.

    Bolas, tenho que editar isto. Ainda nem começou e já tem um link bloqueado.

     
  • At 4:22 da tarde, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Um bom ano para todos.

     
  • At 9:30 da tarde, Blogger Carol Garcia said…

    poxa que legaaaal ;@

     
  • At 2:44 da manhã, Blogger mariam said…

    Taxi,

    um FANTÁSTICO 2009! lhe desejo.

    um abraço e o meu sorriso :)
    mariam

     
  • At 7:32 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Carol e Mariam bom ano para vocês.

     
  • At 8:50 da manhã, Blogger António Rosa said…

    Taxi,

    Um bom ano para si, e como seu leitor, desejando que mantenha a sua qualidade de escrita, que me agrada muito.

     
  • At 9:22 da manhã, Blogger Rafeiro Perfumado said…

    Resumindo, espera-nos mais do mesmo, simplesmente mudará o embrulho. Um abraço, feliz 2009, contra tudo e contra todos!

     
  • At 11:45 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    António Rosa: que o teclado não me falhe.

    Rafeiro Perfumado: situações de grande humor não faltarão para o ano (tal como neste, enfim, la mesme chose).

    Bom ano para ambos.

     
  • At 6:02 da tarde, Blogger Carlos Rebola said…

    Um Bom Ano 2009

    Abraço
    Carlos Rebola

     
  • At 7:41 da tarde, Blogger Inside Me said…

    oi garotooo, tudo de bom pra vc viu? rapaz, a mãe do stallone deve tá tan tan das idéias, kkkkkkkkkkkk, bjs pra vc

     
  • At 7:43 da tarde, Blogger Lc said…

    Feliz Ano Novo.

     
  • At 6:41 da tarde, Blogger xistosa - (josé torres) said…

    Só desejei bom ano a quem tem o e-mail visível.

    Os outros que se associem ás festas virtuais, ou que se se agarrem à vizinha do lado, (blogmente falando!)
    Todo a gente bate nos que fumam, ou fumaram.
    Uma lei, 2 ou 3 horas depois, de entrar em vigor ainda está a ser interpretada

    Dê-se um intervalo de tempo e uma cigarrilha não é nada...

    Não se se vai cruxificar um "home", por uma malidicência destas.

    Até porque uma cigarrilha dura ... dura ... dura ...

    A partir daqui fiquei baralhado, não sei se estava a ver o filma de Metacafe, se algo amis real.

    É que tomei um sonoporífero, ("Auchan Bruto", que para fazer efeito já vou na 2ª garrafa.
    São medicamentos de efeito retardado. Mas que fazem bem, ninguém duvide.

    Só tem um defeito.

    É que são tão ao sentimento que até embaciam os olhos.

    Vou limpá-los ...
    Prometo voltar, porque tenho uma admiração especial pelo nosso 1º primeiro sargento, quero dizer ... 1º, ... depois vê-se.

    Não lhe vou desejar nada de bom para este ano, porque vai ser o normal ... aliás já estamos habituados e é para não estranharmos.

    Mas se tiver a sorte de por exemplo acertar no Euromilhões, não se esqueça que nasci em Portugal ...

    Vou encher a caneta, mas voltarei!

     
  • At 3:01 da manhã, Blogger o que me vier à real gana said…

    Táxi, feliz 2009!

    Viva a farra!

     
  • At 2:18 da manhã, Blogger Armando Rocheteau said…

    Grande post para fecho do ano.
    Bom 2009.

     
  • At 1:10 da manhã, Blogger xistosa - (josé torres) said…

    Andar ás voltas com os links e "rosnar-lhes" para abrirem e eles não obedecerem ... fico desmoralizado.
    O ladrar característico que aparvalhava ladrões e outros que tais, deixou de se ouvir.

    Já não há respeito pelos de outrora.
    nem mesmo a Amy Winehouse se despediu de mim ... ou será ... para mim.
    Convenhamos que estar á espera, desespera e nem cheguei a ver nada.

    Agora o CounterSpy, lixou-me.
    Pegou na vassoura e vai varrer a casa.

    Estou mesmo à beira dum ataque de loucura.
    Ás 22 é o Bit Defender, que acabou depois das 24 horas.
    Agora começou este e depois o Avira.

    Sei que estou prestes a embarcar com tanto medicamento ...
    Como já disse:

    "A crise será "cruel e brutal e longa", na opinião do último Nobel da Economia.
    O único que leva tudo ao contrário é o nosso primeiro ministro, José Sócrates, que segundo alguns não é menos sábio, mas está pior informado."

    Esperemos que os 20 milhões para a banca sejam bem distribuidos.

    Eu não prescindo dos 2 a que tenho direito!!!

    Parece-me que tenho o trabalho feito por hoje.
    O sacana do antivírus desligou-se ... não foi só para me assustar.

    Um bom domingo e que o meu Belenenses ganhe!!!!

     
  • At 11:21 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Andei na limpeza anual do computador. Vou tentar responder a todos fora de horas.

    Carlos Rebola: retribuo os votos.

    Inside Me: a mãe do Stalone parece ser uma senhora muito saudável da cabeça cujos cães lhe fazem previsões. E também faz a tal leitura de nádegas, se lhe enviarem uma foto, da zona, de 800 pixels, por 125 dólares. Nada parva.

    Lc: igualmente.

     
  • At 11:29 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    José Torres: é verdade que todas as semanas desafio a sorte jogando no Euromilhões, mas só porque tenho a certeza de que não me sairá. Não quero ter as chatices dos ricos de hoje que nadam, nadam, nadam para se manterem como tais.

    Rela Gana: igualmente.

    Armando: tentei dar um “ar” das duas “crises” vividas pela Humanidade nos últimos tempos. Este ano será o melhor para os lusos. Vão ganhar muitos prémios e descobrir muitas coisas.

     
  • At 11:35 da manhã, Blogger Táxi Pluvioso said…

    José Torres: é pena os links pois usei-os para dar uma “visão” das duas crises económicas recentes. Sem eles a coisa fica sem sentido.

    Não percebo esses antivírus todos. O Bit Defender está no top como um dos melhores e devia bastar. Eu uso o AVG grátis e o resto é fé em Deus e nalgumas defesas da Microsoft. Acho que computador sem vírus é como as cabeças de antigamente.

     
  • At 7:43 da tarde, Blogger stériuéré said…

    Hello!
    Bom Ano de 2oo9!
    De facto até já tinha imensas saudades de lêr estes teus posts magníficos.Agora.....Amy Winehouse descamisada?
    Sinceramente? O que é que mais lhe falta mostrar?
    hehehehhe
    Sim , o nosso prime minister, de facto já prometeu já....
    Mas em 365 dias , devia ficar na cama pelo menos 364, e fazer uma aparição única, na entrega dos globos de ouro da sic!
    heheheh
    Beijos da sté

     
  • At 5:01 da manhã, Blogger xistosa - (josé torres) said…

    Mas eu que sou um curioso, que não percebo nada, sempre li que 2 antivírus até se atrapalhavam ...

    Mas foi o m/filho que me engendrou estas coisas ... diz que o Avira é o mais completo e melhor.
    Ele sabe que não me pode desligar o BitDefender ... é o único em quem confio.
    Depois sei que uma firewall, tipo ZoneAlarm, que é a melhor, faz uma barreira impenetrável ou quase.
    tanto mais que não compro nada pela Net e nem sei fazer nada.
    Por isso só se alguém meter o braço pela linha e vir ao bolso roubar-me.
    Mas 2 anti vírus e 2 firewall, uma do BitDefender e a outra, Counter Spy, para além da do Windows.
    Nem saio do castelo para apanhar umas alfaces ...

    A m/mulher é professora reformada, mas continua num Colégio.
    Como é coordenadora, o Ministério manda-lhe toda a legislação e os exames.
    Ora os computadores de lá estão todos infestados ... aquilo é um autêntico jardim zoológico.
    Por isso, antes de trabalhar, "limpo" a pen no meu computador.
    Mal a encosto, o vermelho do BitDefender acende logo.
    Como não há nenhum perfeito, há os que passam ...
    Depois é necessário levar o m/portátil e a pen para desinfestar, porque eu não sei ...

    Que raio de vida complicada.

    Um dia que se lembre, diga-me como se coloca no comentário um link, mas se for fácil.
    Só sei somar e sumir ...

    Todas as semanas jogo no Euromilhões ... não falho nunca!

    Se me sair ... vou morrer a contar notas de 10 euros ... ou eu não me chame josé torres.

    O paspalhão da Cx Geral de Depósitos daqui da parvalheira já sabe ... se me sair, quero tudo em notas de 10 euros, nem que morra com falta de ar.

    É que ele, para depositar 57 euros dum cheque das Finanças, dirigido a mim, queria uma declaração das Finanças ...
    A minha mulher estava comigo e ouviu.
    Perguntei-lhe se sabia dar coices.
    - O senhor desculpe, (a educação é muito bonita e eu prezo-a), sabe dar coices?

    Ficou a olhar para mim e 1 minuto depois disse:
    - Coices?
    Eu, impávido e sereno:
    - Sim, coices como as mulas e os burros?
    Não me aceitou o cheque de 57 euros, que o Fisco me ROUBARA HÁ CERCA de 1 ano e que não deixo em sossego.
    Tive que sair.
    Chegar á máquina, das da Caixa e fazer o depósito.

    O mundo é mesmo pequeno para alguns ... e no meio de tudo isto, a minha mulher não me deixou ouvir a resposta dele, se sabia ou não dar coices.
    Vou ficar sempre na dúvida...

     
  • At 1:31 da tarde, Blogger Táxi Pluvioso said…

    Stériuéré: de facto o ano de 2009 será cinematográfico.

    Tem muita graça a passagem dos vídeos da Amy na MTV. Como ela tem uma tatuagem, no ombro esquerdo, de uma pin-up nua, quando ela mostra o braço a MTV borra a imagem, por decoro e bons costumes.

     
  • At 1:39 da tarde, Blogger Táxi Pluvioso said…

    José Torres: ó, se os lusos soubessem dar coices teriam valor comercial, assim não valem uma mula ruça.

    Muita protecção do computador parece ser contraproducente. Que se lixem os vírus e a escravatura do computador. Se alguém utiliza o meu para fins ilícitos, só espero que seja algo digno. Não quero ser preso por um reles GNR. Pela CIA seria o culminar da carreira.

    Isto está cheio de erros. Não entrou em vigor o Acordo Ortográfico? Bolas, tenho de voltar à escola.

     
  • At 5:53 da tarde, Blogger Farinha said…

    Taxi
    Desejo-lhe um ano próspero com saúde, extensível à sua família.
    Continuarei a ler o seu Blogue, e faço votos para que o mantenha.

     
  • At 4:22 da manhã, Blogger Humana said…

    Olá Taxi,
    desejo-te lógicamente um Bom ano mas pelo que se pode antever acho que vamos ter mais do mesmo ou piorzinho...
    Não me lembro nunca de ter melhorado!
    Beijinhos e como te considero uma "coisa" boa, neste novo ano estás mais pertinho de mim.

     
  • At 12:22 da tarde, Blogger Carla said…

    bom afinal só muda o último número, de resto será tudo mais ou menos igual...ou seja mau!!!!
    mesmo assim um bom 2009

     
  • At 3:44 da tarde, Blogger dona tela said…

    Ano novo e eu também com mais um aninho.

    Muitos cumprimentos.

     

Enviar um comentário

<< Home